Fatores determinantes para a sobrevivência de pequenas e médias empresas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parise, João Pedro Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23209
Resumo: Mestrado APNOR
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spelling Fatores determinantes para a sobrevivência de pequenas e médias empresas em PortugalSucesso empresarialSobrevivência empresarialModelo LogitPMEDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNOROs fatores de sucesso nas pequenas empresas portuguesas, mesmo com o grande impacto dessas na economia nacional, ainda não foram explorados em seu foco regional, como mostra Mourao e Oliveira (2012). Nesse aspeto, justifica-se o objetivo deste trabalho, que é o de identificar fatores determinantes para o sucesso de Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal. A pesquisa tem caracter quantitativo exploratório e as informações das empresas utilizadas foram retiradas da base de dados Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI). O modelo de análise foi o de regressão logística. Foram analisados dados financeiros, económicos, regionais entre outros, de diversas empresas portuguesas. Na construção do trabalho, primeiramente, foi apresentado o cenário macroeconómico em que as PME portuguesas estão inseridas e quais os resultados que alguns autores têm alcançado acerca do tema, para que se esclareça ainda mais a necessidade deste trabalho e não se busquem apenas resultados já encontrados em outros trabalhos. Em seguida, após o tratamento estatístico descritivo e inferencial dos dados, concluiu-se que a função jurídica de sociedades unipessoal por quotas, a realização de atividades de importação e ou exportação, atuar no setor de saúde humana, estar localizada na região NUT II Centro e ter maior dimensão, número de funcionários e VAB aumentam as chances de uma PME portuguesa sobreviver.The success factors in small Portuguese companies, even with their great impact on the national economy, have not yet been explored in their regional focus, as shown by Mourao and Oliveira (2012). In this regard, the objective of this work is justified, which is to identify determining factors for the success of Micro, Small and Medium Enterprises (SME) in Portugal. The research has an exploratory quantitative character and the information of the companies used were taken from the Iberian Balance Analysis System (SABI) database. The model of analysis was that of logistic regression. Financial, economic and regional data, among others, of several Portuguese companies were analyzed. In the construction of the work, first, it was presented the macroeconomic scenario in which Portuguese SME are inserted and what results that some authors have achieved on the subject, in order to further clarify the need for this work and not only seek results already found in other works. Then, after the descriptive and inferential statistical treatment of the data, it was concluded that the legal function for sole proprietorships, carrying out import and / or export activities, operating in the human health sector and having a larger dimension, number of employees and GVA than its competitors, increase the chances of a Portuguese SME to survive.Alves, JorgeHopfer, Katia ReginaBiblioteca Digital do IPBParise, João Pedro Ramos2021-02-04T14:51:23Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23209TID:202604721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:14.983853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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