Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/9217 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_9d6af9275775d05f44304a77d14a6b10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucessoBig DataFatores Críticos de SucessoValor OrganizacionalDelphiCritical Success FactorsOrganisational ValueMestrado em Ciências EmpresariaisO aumento considerável dos dados disponíveis nas organizações pode ser usado como uma fonte de vantagem competitiva. A tomada de decisão baseada nos dados ganha cada vez mais importância, e cresce também o interesse em torno do big data. Apesar da crescente popularidade do conceito do big data, a investigação académica realizada nesta temática encontra-se ainda numa fase inicial. Este estudo pretende complementar a pesquisa existente e tem como objetivo identificar os principais fatores críticos de sucesso para retirar valor do big data através da revisão da literatura. Para melhor compreender a relevância de cada um dos fatores identificados, optou-se por colocá-los à disposição de um painel de 18 profissionais de forma a criar uma ordenação de acordo com o grau de importância. Para este processo foi utilizado a metodologia de rankings Delphi, dividida em três fases e com duas rondas. De acordo com os resultados obtidos os cinco fatores críticos de sucesso mais importantes são: (1) desenvolver uma abordagem de big data alinhada com os objetivos estratégicos da organização; (2) possuir infraestrutura de TI adequada; (3) possuir novos modelos e ferramentas capazes de processar grandes volumes de dados; (4) cultura organizacional orientada para a gestão dos dados; (5) análise de dados automatizada ou semi-automatizada.The increasingly amount of available data in the organization can be used as a source of competitive advantage. Data-driven decision-making gains more and more importance, and the interest around big data keeps growing. Despite this growing popularity of the concept of big data, the academic research conducted on this topic is still at an early stage. This study seeks to complement the existing research and aims to identify the main critical success factors to extract organizational value from big data. To better understand the relevance of each factor, it was decided to put them at the evaluation of a panel of 18 professionals in order to create a rank accordingly to the degree of importance. The ranking-type Delphi method was used for this stage of the study. This methodology was divided in three stages and two rounds. Accordingly to the obtained results, the five most important critical success factors are: (1) big data strategy aligned with the business objectives; (2) have the adequate IT infrastructure; (3) have new models and tools capable of processing large amounts of data; (4) Organizational culture oriented towards data management; (5) automated or semi-automated data analysis.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaJúnior, José Paiva Batista2015-09-15T08:11:49Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9217porJúnior, José Paiva Batista (2015). "Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:01.364505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
title |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
spellingShingle |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso Júnior, José Paiva Batista Big Data Fatores Críticos de Sucesso Valor Organizacional Delphi Critical Success Factors Organisational Value |
title_short |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
title_full |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
title_fullStr |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
title_full_unstemmed |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
title_sort |
Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso |
author |
Júnior, José Paiva Batista |
author_facet |
Júnior, José Paiva Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, José Paiva Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Fatores Críticos de Sucesso Valor Organizacional Delphi Critical Success Factors Organisational Value |
topic |
Big Data Fatores Críticos de Sucesso Valor Organizacional Delphi Critical Success Factors Organisational Value |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-15T08:11:49Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/9217 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/9217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Júnior, José Paiva Batista (2015). "Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131042435563520 |