Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Paiva Batista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/9217
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_9d6af9275775d05f44304a77d14a6b10
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Big Data : identificação dos fatores críticos de sucessoBig DataFatores Críticos de SucessoValor OrganizacionalDelphiCritical Success FactorsOrganisational ValueMestrado em Ciências EmpresariaisO aumento considerável dos dados disponíveis nas organizações pode ser usado como uma fonte de vantagem competitiva. A tomada de decisão baseada nos dados ganha cada vez mais importância, e cresce também o interesse em torno do big data. Apesar da crescente popularidade do conceito do big data, a investigação académica realizada nesta temática encontra-se ainda numa fase inicial. Este estudo pretende complementar a pesquisa existente e tem como objetivo identificar os principais fatores críticos de sucesso para retirar valor do big data através da revisão da literatura. Para melhor compreender a relevância de cada um dos fatores identificados, optou-se por colocá-los à disposição de um painel de 18 profissionais de forma a criar uma ordenação de acordo com o grau de importância. Para este processo foi utilizado a metodologia de rankings Delphi, dividida em três fases e com duas rondas. De acordo com os resultados obtidos os cinco fatores críticos de sucesso mais importantes são: (1) desenvolver uma abordagem de big data alinhada com os objetivos estratégicos da organização; (2) possuir infraestrutura de TI adequada; (3) possuir novos modelos e ferramentas capazes de processar grandes volumes de dados; (4) cultura organizacional orientada para a gestão dos dados; (5) análise de dados automatizada ou semi-automatizada.The increasingly amount of available data in the organization can be used as a source of competitive advantage. Data-driven decision-making gains more and more importance, and the interest around big data keeps growing. Despite this growing popularity of the concept of big data, the academic research conducted on this topic is still at an early stage. This study seeks to complement the existing research and aims to identify the main critical success factors to extract organizational value from big data. To better understand the relevance of each factor, it was decided to put them at the evaluation of a panel of 18 professionals in order to create a rank accordingly to the degree of importance. The ranking-type Delphi method was used for this stage of the study. This methodology was divided in three stages and two rounds. Accordingly to the obtained results, the five most important critical success factors are: (1) big data strategy aligned with the business objectives; (2) have the adequate IT infrastructure; (3) have new models and tools capable of processing large amounts of data; (4) Organizational culture oriented towards data management; (5) automated or semi-automated data analysis.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaJúnior, José Paiva Batista2015-09-15T08:11:49Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9217porJúnior, José Paiva Batista (2015). "Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:01.364505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
title Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
spellingShingle Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
Júnior, José Paiva Batista
Big Data
Fatores Críticos de Sucesso
Valor Organizacional
Delphi
Critical Success Factors
Organisational Value
title_short Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
title_full Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
title_fullStr Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
title_full_unstemmed Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
title_sort Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso
author Júnior, José Paiva Batista
author_facet Júnior, José Paiva Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, José Paiva Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
Fatores Críticos de Sucesso
Valor Organizacional
Delphi
Critical Success Factors
Organisational Value
topic Big Data
Fatores Críticos de Sucesso
Valor Organizacional
Delphi
Critical Success Factors
Organisational Value
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15T08:11:49Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/9217
url http://hdl.handle.net/10400.5/9217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Júnior, José Paiva Batista (2015). "Big Data : identificação dos fatores críticos de sucesso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131042435563520