O rizoma: Conceito, definições e aplicações como metodologia de análise em Comunicação e Cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho dos Reis e Cunha, João Paulo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/hf0h-3b56
Resumo: Este artigo tem como objetivo explicitar o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari. A partir da obra Mil platôs (1995), abordamos o conceito mencionado, suas propriedades e princípios. Para tanto, destacamos primeiramente a importância da elaboração de conceitos na filosofia, conforme esses autores, e em seguida, discutimos o conceito de rizoma e os seus desdobramentos. Termo extraído da botânica, o rizoma é um tipo de raiz sem um caule central, que se espalha e se ramifica, podendo gerar segmentos equivalentes, igualmente capazes de se conectarem a qualquer outro. Transposto para o contexto dos media contemporâneos, e dada a sua natureza múltipla e acêntrica, capaz de conectar as mais diversas esferas, como tecnologia, cultura e sociedade, este conceito pode ser aplicado como metodologia para análise de diversos processos e produtos culturais e comunicacionais, os quais apresentamos como exemplo: os mapas das mediações de Jesús Martín-Barbero, abordados por Lopes (2018); o rizoma como estratégia de leitura hipertextual, segundo Santis (2020); e o rizoma como metodologia de mapeamento mediático e social de acontecimentos, de acordo com Frigo (2019). O rizoma se revela particularmente importante na contemporaneidade digital por descrever conceitualmente formas de leitura não lineares, tradicionais de meios hipertextuais como a world wide web, assim como se mostra relevante para as pesquisas no campo da comunicação e cultura por apontar caminhos múltiplos para a produção de significados, em especial na complexidade das sociedades e dos media digitais atuais.
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spelling O rizoma: Conceito, definições e aplicações como metodologia de análise em Comunicação e CulturaThe rhizome: Concept, definitions, and applications as an analysis methodology in communication and cultureThe rhizome: Concept, definitions, and applications as an analysis methodology in communication and cultureThe rhizome: Concept, definitions, and applications as an analysis methodology in communication and cultureCommunicationPhilosophyRhizomeDeleuzeGuattariCommunicationPhilosophyRhizomeDeleuzeGuattariCommunicationPhilosophyRhizomeDeleuzeGuattariComunicaçãoFilosofiaRizomaDeleuzeGuattariEste artigo tem como objetivo explicitar o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari. A partir da obra Mil platôs (1995), abordamos o conceito mencionado, suas propriedades e princípios. Para tanto, destacamos primeiramente a importância da elaboração de conceitos na filosofia, conforme esses autores, e em seguida, discutimos o conceito de rizoma e os seus desdobramentos. Termo extraído da botânica, o rizoma é um tipo de raiz sem um caule central, que se espalha e se ramifica, podendo gerar segmentos equivalentes, igualmente capazes de se conectarem a qualquer outro. Transposto para o contexto dos media contemporâneos, e dada a sua natureza múltipla e acêntrica, capaz de conectar as mais diversas esferas, como tecnologia, cultura e sociedade, este conceito pode ser aplicado como metodologia para análise de diversos processos e produtos culturais e comunicacionais, os quais apresentamos como exemplo: os mapas das mediações de Jesús Martín-Barbero, abordados por Lopes (2018); o rizoma como estratégia de leitura hipertextual, segundo Santis (2020); e o rizoma como metodologia de mapeamento mediático e social de acontecimentos, de acordo com Frigo (2019). O rizoma se revela particularmente importante na contemporaneidade digital por descrever conceitualmente formas de leitura não lineares, tradicionais de meios hipertextuais como a world wide web, assim como se mostra relevante para as pesquisas no campo da comunicação e cultura por apontar caminhos múltiplos para a produção de significados, em especial na complexidade das sociedades e dos media digitais atuais.This article aims to explain the concept of rhizome proposed by Deleuze and Guattari. We approach the mentioned concept, its properties and principles from the book Mil platôs (1995). To do so, we first highlight the importance of the elaboration of concepts in philosophy, according to these authors, and then we discuss the concept of rhizome and its developments. A term extracted from Botany, the rhizome is a type of root without a central stem, which spreads and branches out, being able to generate equivalent segments, equally capable of connecting to any other. Transposed to the context of contemporary media, and given its multiple and acentric nature, capable of connecting the most diverse spheres, such as technology, culture and society, this concept can be applied as a methodology for analyzing various cultural and communication processes and products, which we present as an example: the maps of mediations by Jesús Martín-Barbero, addressed by Lopes (2018); the rhizome as a hypertextual reading strategy, according to Santis (2020); and the rhizome as a methodology for media and social mapping of events, according to Frigo (2019). The rhizome proves to be particularly important in the digital contemporaneity for conceptually describing non-linear forms of reading, traditional in hypertext media such as the world wide web, as well as being relevant for research in the field of Communication and Culture for pointing out multiple paths to produce meanings, especially in the complexity of today’s societies and digital media.This article aims to explain the concept of rhizome proposed by Deleuze and Guattari. We approach the mentioned concept, its properties and principles from the book Mil platôs (1995). To do so, we first highlight the importance of the elaboration of concepts in philosophy, according to these authors, and then we discuss the concept of rhizome and its developments. A term extracted from Botany, the rhizome is a type of root without a central stem, which spreads and branches out, being able to generate equivalent segments, equally capable of connecting to any other. Transposed to the context of contemporary media, and given its multiple and acentric nature, capable of connecting the most diverse spheres, such as technology, culture and society, this concept can be applied as a methodology for analyzing various cultural and communication processes and products, which we present as an example: the maps of mediations by Jesús Martín-Barbero, addressed by Lopes (2018); the rhizome as a hypertextual reading strategy, according to Santis (2020); and the rhizome as a methodology for media and social mapping of events, according to Frigo (2019). The rhizome proves to be particularly important in the digital contemporaneity for conceptually describing non-linear forms of reading, traditional in hypertext media such as the world wide web, as well as being relevant for research in the field of Communication and Culture for pointing out multiple paths to produce meanings, especially in the complexity of today’s societies and digital media.This article aims to explain the concept of rhizome proposed by Deleuze and Guattari. We approach the mentioned concept, its properties and principles from the book Mil platôs (1995). To do so, we first highlight the importance of the elaboration of concepts in philosophy, according to these authors, and then we discuss the concept of rhizome and its developments. A term extracted from Botany, the rhizome is a type of root without a central stem, which spreads and branches out, being able to generate equivalent segments, equally capable of connecting to any other. Transposed to the context of contemporary media, and given its multiple and acentric nature, capable of connecting the most diverse spheres, such as technology, culture and society, this concept can be applied as a methodology for analyzing various cultural and communication processes and products, which we present as an example: the maps of mediations by Jesús Martín-Barbero, addressed by Lopes (2018); the rhizome as a hypertextual reading strategy, according to Santis (2020); and the rhizome as a methodology for media and social mapping of events, according to Frigo (2019). The rhizome proves to be particularly important in the digital contemporaneity for conceptually describing non-linear forms of reading, traditional in hypertext media such as the world wide web, as well as being relevant for research in the field of Communication and Culture for pointing out multiple paths to produce meanings, especially in the complexity of today’s societies and digital media.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/hf0h-3b56https://doi.org/10.34623/hf0h-3b56Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 118-1312184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/150https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/150/124https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/150/125Direitos de Autor (c) 2023 João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho dos Reis e Cunha, João Paulo2023-03-28T04:00:50Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:55.005982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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