Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3155 |
Resumo: | Atualmente a incidência, nas escolas, da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é muito elevada e nem sempre a escola e os professores têm formação/conhecimento suficiente sobre esta perturbação para dar resposta às necessidades educativas que vão existindo nas suas escolas. Com este estudo pretendemos saber os conhecimentos que os professores têm sobre esta perturbação e que estratégias utilizam para ajudar os seus alunos nas suas aprendizagens. Para tal utilizamos a entrevista semiestruturada para recolha de dados. Foram entrevistados 5 professores do 1.º ciclo residentes em Portugal, que têm, ou já tiveram, alunos com PHDA. Os dados recolhidos mostram que os comportamentos identificados correspondem maioritariamente aos indicados na literatura, ou seja, a falta de concentração, a hiperatividade e a impulsividade. Conclui-se, portanto, que as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados são muito similares e têm um objetivo imediato que é o combate à falta de concentração e à hiperatividade de forma a minimizar o impacto do PHDA nas aprendizagens dos seus alunos |
id |
RCAP_9d73c4ab540de38a4a1b8081c0452d3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoPerturbação de hiperatividade e défice de atençãoAtualmente a incidência, nas escolas, da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é muito elevada e nem sempre a escola e os professores têm formação/conhecimento suficiente sobre esta perturbação para dar resposta às necessidades educativas que vão existindo nas suas escolas. Com este estudo pretendemos saber os conhecimentos que os professores têm sobre esta perturbação e que estratégias utilizam para ajudar os seus alunos nas suas aprendizagens. Para tal utilizamos a entrevista semiestruturada para recolha de dados. Foram entrevistados 5 professores do 1.º ciclo residentes em Portugal, que têm, ou já tiveram, alunos com PHDA. Os dados recolhidos mostram que os comportamentos identificados correspondem maioritariamente aos indicados na literatura, ou seja, a falta de concentração, a hiperatividade e a impulsividade. Conclui-se, portanto, que as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados são muito similares e têm um objetivo imediato que é o combate à falta de concentração e à hiperatividade de forma a minimizar o impacto do PHDA nas aprendizagens dos seus alunos2022-08-02T14:09:42Z2022-01-01T00:00:00Z2022bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3155porFaria, Rui Patrício Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:59:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:59:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
title |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
spellingShingle |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção Faria, Rui Patrício Gomes Perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_short |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
title_full |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
title_fullStr |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
title_full_unstemmed |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
title_sort |
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção |
author |
Faria, Rui Patrício Gomes |
author_facet |
Faria, Rui Patrício Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Rui Patrício Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
topic |
Perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
description |
Atualmente a incidência, nas escolas, da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é muito elevada e nem sempre a escola e os professores têm formação/conhecimento suficiente sobre esta perturbação para dar resposta às necessidades educativas que vão existindo nas suas escolas. Com este estudo pretendemos saber os conhecimentos que os professores têm sobre esta perturbação e que estratégias utilizam para ajudar os seus alunos nas suas aprendizagens. Para tal utilizamos a entrevista semiestruturada para recolha de dados. Foram entrevistados 5 professores do 1.º ciclo residentes em Portugal, que têm, ou já tiveram, alunos com PHDA. Os dados recolhidos mostram que os comportamentos identificados correspondem maioritariamente aos indicados na literatura, ou seja, a falta de concentração, a hiperatividade e a impulsividade. Conclui-se, portanto, que as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados são muito similares e têm um objetivo imediato que é o combate à falta de concentração e à hiperatividade de forma a minimizar o impacto do PHDA nas aprendizagens dos seus alunos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02T14:09:42Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3155 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543309743095808 |