Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Yana Baryshnikova
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Louro, Maria Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81551
Resumo: Neste artigo analisaremos a peça teatral Purificados da dramaturga inglesa Sarah Kane, bem como a sua vida pessoal que entrecruza com as personagens no palco. O espetáculo apresenta histórias distintas de seis vítimas e de um sádico omnipotente que faz deles os “prisioneiros” de uma instituição. O espaço de encenação lembra um hospital/campus hiper-real com traços de centro de detenção onde os irmãos incestuosos, um casal homossexual, um jovem/utente perturbado e uma dançarina de peep-show tentam sobreviver. A peça levanta problemas de intolerância social e transgeneridade, de violência física e consumo de substâncias nocivas. Numa atmosfera de despiedade os jovens resistem ao castigo, manifestando o afeto pelos seus entes queridos.
id RCAP_9d7e1ed4954f1badc1d9372c57e82d17
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palcoSarah Kane and Cleansed: projecting life on stageSarah KanePurificadosIn-yer-face theatreTeatro contemporâneoCleansedContemporary theatreNeste artigo analisaremos a peça teatral Purificados da dramaturga inglesa Sarah Kane, bem como a sua vida pessoal que entrecruza com as personagens no palco. O espetáculo apresenta histórias distintas de seis vítimas e de um sádico omnipotente que faz deles os “prisioneiros” de uma instituição. O espaço de encenação lembra um hospital/campus hiper-real com traços de centro de detenção onde os irmãos incestuosos, um casal homossexual, um jovem/utente perturbado e uma dançarina de peep-show tentam sobreviver. A peça levanta problemas de intolerância social e transgeneridade, de violência física e consumo de substâncias nocivas. Numa atmosfera de despiedade os jovens resistem ao castigo, manifestando o afeto pelos seus entes queridos.In this article, we will analyse Sarah Kane’s play Cleansed reading in it expressions of her personal life, as they are intertwined with characters on stage. The performance features different stories of six victims and an omnipotent sadist who makes them the “prisoners” of some unspecified institution. The set resembles a hyperreal hospital / campus with features of a detention centre where siblings in an incestuous relationship, a homosexual couple, a disturbed young man and a peep-show dancer try to survive. The play raises problems of social intolerance and transgenderism, physical violence and consumption of harmful substances. In an atmosphere of deprivation, young people resist punishment, showing affection for their loved ones.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Centro de Estudos Interculturais (CEI)Universidade do MinhoMarques, Yana BaryshnikovaLouro, Maria Filomena2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81551por2182-6439info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:03.016182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
Sarah Kane and Cleansed: projecting life on stage
title Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
spellingShingle Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
Marques, Yana Baryshnikova
Sarah Kane
Purificados
In-yer-face theatre
Teatro contemporâneo
Cleansed
Contemporary theatre
title_short Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
title_full Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
title_fullStr Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
title_full_unstemmed Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
title_sort Sarah Kane e Purificados: a projeção de uma vida no palco
author Marques, Yana Baryshnikova
author_facet Marques, Yana Baryshnikova
Louro, Maria Filomena
author_role author
author2 Louro, Maria Filomena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Yana Baryshnikova
Louro, Maria Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Sarah Kane
Purificados
In-yer-face theatre
Teatro contemporâneo
Cleansed
Contemporary theatre
topic Sarah Kane
Purificados
In-yer-face theatre
Teatro contemporâneo
Cleansed
Contemporary theatre
description Neste artigo analisaremos a peça teatral Purificados da dramaturga inglesa Sarah Kane, bem como a sua vida pessoal que entrecruza com as personagens no palco. O espetáculo apresenta histórias distintas de seis vítimas e de um sádico omnipotente que faz deles os “prisioneiros” de uma instituição. O espaço de encenação lembra um hospital/campus hiper-real com traços de centro de detenção onde os irmãos incestuosos, um casal homossexual, um jovem/utente perturbado e uma dançarina de peep-show tentam sobreviver. A peça levanta problemas de intolerância social e transgeneridade, de violência física e consumo de substâncias nocivas. Numa atmosfera de despiedade os jovens resistem ao castigo, manifestando o afeto pelos seus entes queridos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05
2021-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81551
url https://hdl.handle.net/1822/81551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-6439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Centro de Estudos Interculturais (CEI)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Centro de Estudos Interculturais (CEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132334288535552