As representações sociais do homem na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andreia Sofia Areia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1566
Resumo: As representações sociais de género têm um interesse particular na sociedade, porque demonstram uma parte importante da realidade social envolvente. Por exemplo, através delas podemos observar as relações de poder entre homens e mulheres. Neste sentido, para podermos perceber a forma como o homem é representado na publicidade é fundamental inteirarmo-nos sobre as representações sociais de género. Todavia, a publicidade e os meios de comunicação social em geral, não só refletem os papéis sociais de género como, simultaneamente, contribuem também para a mudança de valores e de normas sociais. Não obstante, as mudanças ocorridas nas sociedades desenvolvidas, primeiramente com o desenvolvimento industrial e, posteriormente, dos meios de comunicação social, têm contribuído para uma reformatação das mentalidades e para a emergência de novas formas de vivenciar a masculinidade. Deste modo, o homem tradicionalmente caracterizado pela virilidade e pela força passou a demonstrar uma especial preocupação com a sua beleza e com o seu bem-estar. O presente estudo propõe uma reflexão complementar sobre o estatuto do homem no discurso publicitário, utilizando uma metodologia qualitativa, assente na técnica de análise do discurso/texto e tendo como base a teoria semiótica greimasiana. Nesta perspetiva, as representações sociais do homem na publicidade são analisadas através de um ângulo semiótico, em que os homens são «signos publicitários», integrados em programas gerativos de sentido. Desta forma, o homem é analisado no texto publicitário enquanto um actante, sujeito de ação, implicando uma conceptualização narrativa da mensagem publicitária.
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