A atenção selectiva na doença de Alzheimer : a manutenção do set mental nos doentes de Alzheimer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ana Alexandra Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11626
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado, após a revisão de literatura realizada no tema de interesse, colocou como objetivo estudar a atenção seletiva em doentes diagnosticados com uma provável doença de Alzheimer em estádio ligeiro. Mais precisamente, foi proposto estudar um componente executivo da atenção seletiva, designado como, set mental, sendo ainda colocada a questão se nestes sujeitos existe algum défice na capacidade de resolução de conflito. O termo atenção diz respeito a diferentes processos cognitivos como, a orientação para um determinado estimulo, a capacidade de manter um estado de alerta e a capacidade de realizar tarefas complexas no dia-a-dia (Fernandez-Duque & Posner, 1997 cf. Fernandez-Duque & Black, 2006). Com o objetivo de encontrarem alguma concordância quando se referem às redes atencionais, alguns autores dividiram-nas em diferentes categorias como, atenção mantida, atenção seletiva e atenção dividida. A atenção mantida é definida como a capacidade de focar a atenção numa tarefa durante um longo período de tempo (Wilkins et al. 1987 cf. Perry, Watson & Hodges, 1999). A atenção seletiva define-se como a capacidade de ignorar informação irrelevante, enquanto ocorre o processamento da informação relevante. A atenção seletiva é necessária para canalizar recursos para um número restrito de canais sensoriais, enquanto o processamento de informação paralela é suprimido (Perry, Watson & Hodges 1999 cf. Levinoff et al. 2004). A atenção dividida diz respeito á partilha de recursos cognitivos para duas tarefas que ocorrem em simultâneo (Perry, Watson & John, 2000). A bibliografia referente às funções executivas na doença de Alzheimer relata um defeito nestas funções ainda em fases ligeiras da patologia (Albert, Moss, Tanzi & Jones, 2001; Baudic et al. 2006). Sendo o set mental um controlo executivo da atenção seletiva, demonstrou-se relevante explorá-lo neste estudo. Desta forma, com a finalidade de cumprir o objetivo proposto, foram comparados dois grupos. O grupo experimental, constituído por sujeitos com provável doença de Alzheimer em fases iniciais (n=7) e um grupo de controlo, constituído por sujeitos sem qualquer patologia (n=7). Os dois grupos realizaram um paradigma de task-.switching onde foram manipuladas as exigências criadas ao set mental destes sujeitos. Para obtenção dos resultados estatísticos foram contabilizadas as médias dos tempos de resposta obtidos pelos sujeitos pertencentes aos dois grupos e comparadas entre si. Após realizada análise estatística, não se verificou qualquer diminuição no set mental de sujeitos com doença de Alzheimer em fases iniciais, no entanto verificou-se um défice na resolução de conflito
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spelling A atenção selectiva na doença de Alzheimer : a manutenção do set mental nos doentes de AlzheimerAtenção seletivaFunções executivasSet mentalDoença de AlzheimerSelective attentionExecutive functionsMental setAlzheimer diseaseDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente Dissertação de Mestrado, após a revisão de literatura realizada no tema de interesse, colocou como objetivo estudar a atenção seletiva em doentes diagnosticados com uma provável doença de Alzheimer em estádio ligeiro. Mais precisamente, foi proposto estudar um componente executivo da atenção seletiva, designado como, set mental, sendo ainda colocada a questão se nestes sujeitos existe algum défice na capacidade de resolução de conflito. O termo atenção diz respeito a diferentes processos cognitivos como, a orientação para um determinado estimulo, a capacidade de manter um estado de alerta e a capacidade de realizar tarefas complexas no dia-a-dia (Fernandez-Duque & Posner, 1997 cf. Fernandez-Duque & Black, 2006). Com o objetivo de encontrarem alguma concordância quando se referem às redes atencionais, alguns autores dividiram-nas em diferentes categorias como, atenção mantida, atenção seletiva e atenção dividida. A atenção mantida é definida como a capacidade de focar a atenção numa tarefa durante um longo período de tempo (Wilkins et al. 1987 cf. Perry, Watson & Hodges, 1999). A atenção seletiva define-se como a capacidade de ignorar informação irrelevante, enquanto ocorre o processamento da informação relevante. A atenção seletiva é necessária para canalizar recursos para um número restrito de canais sensoriais, enquanto o processamento de informação paralela é suprimido (Perry, Watson & Hodges 1999 cf. Levinoff et al. 2004). A atenção dividida diz respeito á partilha de recursos cognitivos para duas tarefas que ocorrem em simultâneo (Perry, Watson & John, 2000). A bibliografia referente às funções executivas na doença de Alzheimer relata um defeito nestas funções ainda em fases ligeiras da patologia (Albert, Moss, Tanzi & Jones, 2001; Baudic et al. 2006). Sendo o set mental um controlo executivo da atenção seletiva, demonstrou-se relevante explorá-lo neste estudo. Desta forma, com a finalidade de cumprir o objetivo proposto, foram comparados dois grupos. O grupo experimental, constituído por sujeitos com provável doença de Alzheimer em fases iniciais (n=7) e um grupo de controlo, constituído por sujeitos sem qualquer patologia (n=7). Os dois grupos realizaram um paradigma de task-.switching onde foram manipuladas as exigências criadas ao set mental destes sujeitos. Para obtenção dos resultados estatísticos foram contabilizadas as médias dos tempos de resposta obtidos pelos sujeitos pertencentes aos dois grupos e comparadas entre si. Após realizada análise estatística, não se verificou qualquer diminuição no set mental de sujeitos com doença de Alzheimer em fases iniciais, no entanto verificou-se um défice na resolução de conflitoThis project aimed to study selective attention in patients diagnosed as mild Alzheimer’s disease, specifically an executive subcomponent of selective attention called, mental set. In this study we, also, wanted to verify if there was any deficit in situations that required conflict resolution. The term attention refers to several different cognitive abilities such as, orienting towards a stimulus; keep an alert state, and the ability to perform complex tasks of daily life (Fernandez-Duque & Posner, 1997 cf. Fernandez-Duque & Black, 2006). With the purpose of achieving some agreeance when referring to the attention networks, some authors divided them in different categories such as, sustained attention, selective attention and divided attention. Sustained attention refers to the ability to keep attention in one task for a long period of time (Wilkins et al. 1987 cf. Perry, Watson & Hodges, 1999). Selective attention refers to the ability to ignore irrelevant information, while processing the relevant one. Selective attention is necessary to keep resources directed to some sensorial inputs, while, irrelevant information is suppressed (Perry, Watson & Hodges 1999 cf. Levinoff et al. 2004). Divided attention is characterized as the sharing of cognitive resources for two tasks that are happening at the same time (Perry, Watson & John, 2000). In the bibliography referring to the executive functions in Alzheimer disease, there are references to a deficit already in mild stages of this pathology (Albert, Moss, Tazi & Jones, 2001; Baudic et al. 2006). Since the mental set is an executive control of selective attention, it seemed relevant to explore it in this study. To fulfill our objective, we compared an experimental group, with patients diagnosed with probable mild Alzheimer’s disease (n=7), with a control group of healthy subjects (n=7). The two groups were compared through a task-switching paradigm, where the mental set was manipulated. Reaction time was recorded. For purposes of statistical analysis the median reaction time of both groups were obtained and compared. The results of this study did not find any alteration in mental set, of patients diagnosed with probable mild Alzheimer’s disease; however, we did find deficits in situations of conflict resolution.Caldas, Alexandre CastroNunes, Maria VâniaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinho, Ana Alexandra Almeida2013-06-26T15:18:54Z2013-06-1920132013-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11626TID:203016351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:34:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:31.849887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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