O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Laurinda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12879
Resumo: O Poder e os Pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séc. XVI-XVIII) rompe com as abordagens mais tradicionalistas aos fenómenos da pobreza, da assistência e da saúde propondo-se analisá-los a partir da perspectiva do poder central ao mesmo tempo que procura acompanhar os agentes envolvidos, incluindo os pobres. No período moderno, a assistência era um factor de coesão social e assim era percepcionada pelas autoridades, centrais e locais, frequentemente abertas a processos de interacção e negociação, que tiveram um inegável valor sociopolítico. Quais foram os campos de intervenção privilegiados pela Coroa portuguesa no que concerne às questões da assistência e da saúde pública e quais as estratégias que empregou em relação a cada uma delas? Como atraiu os diferentes agentes para a implementação das suas directrizes e de que forma os fez participar no respectivo esforço financeiro? Como foram partilhadas as responsabilidades assistenciais entre a sociedade civil e a Igreja? Como é que a sociedade operacionalizou as orientações do emergente Estado Moderno? Como interagiram os diversos actores para a distribuição e uso dos recursos disponíveis? Estas são algumas das questões em análise ao longo desta obra, cujo principal objectivo é o de observar, nas tendências de longa duração, os mecanismos de resistência e de adaptação da norma geral aos interesses dos indivíduos ou dos grupos. Para encontrar respostas procedeu-se à recolha sistemática das fontes existentes nos arquivos centrais, provenientes de diferentes ordenamentos sociais, custodiados na Biblioteca da Ajuda, Biblioteca Nacional, Academia das Ciências e Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com realce para as Chancelarias e Mesa da Consciência e Ordens, a que se juntou alguma documentação de arquivos locais e dos Portugaliae Monumenta Misericordiarum.
id RCAP_9dc869ba3723878d2d397d6c65b22890
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)AssistênciaSaúdeO Poder e os Pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séc. XVI-XVIII) rompe com as abordagens mais tradicionalistas aos fenómenos da pobreza, da assistência e da saúde propondo-se analisá-los a partir da perspectiva do poder central ao mesmo tempo que procura acompanhar os agentes envolvidos, incluindo os pobres. No período moderno, a assistência era um factor de coesão social e assim era percepcionada pelas autoridades, centrais e locais, frequentemente abertas a processos de interacção e negociação, que tiveram um inegável valor sociopolítico. Quais foram os campos de intervenção privilegiados pela Coroa portuguesa no que concerne às questões da assistência e da saúde pública e quais as estratégias que empregou em relação a cada uma delas? Como atraiu os diferentes agentes para a implementação das suas directrizes e de que forma os fez participar no respectivo esforço financeiro? Como foram partilhadas as responsabilidades assistenciais entre a sociedade civil e a Igreja? Como é que a sociedade operacionalizou as orientações do emergente Estado Moderno? Como interagiram os diversos actores para a distribuição e uso dos recursos disponíveis? Estas são algumas das questões em análise ao longo desta obra, cujo principal objectivo é o de observar, nas tendências de longa duração, os mecanismos de resistência e de adaptação da norma geral aos interesses dos indivíduos ou dos grupos. Para encontrar respostas procedeu-se à recolha sistemática das fontes existentes nos arquivos centrais, provenientes de diferentes ordenamentos sociais, custodiados na Biblioteca da Ajuda, Biblioteca Nacional, Academia das Ciências e Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com realce para as Chancelarias e Mesa da Consciência e Ordens, a que se juntou alguma documentação de arquivos locais e dos Portugaliae Monumenta Misericordiarum.Gradiva2015-02-24T16:34:34Z2015-02-242014-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/12879http://hdl.handle.net/10174/12879porAbreu, Laurinda. 2014. O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII). ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789896165963. Lisboa: Gradiva.simnaolfsa@uevora.pt732Abreu, Laurindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:27.691671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
title O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
spellingShingle O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
Abreu, Laurinda
Assistência
Saúde
title_short O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
title_full O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
title_fullStr O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
title_full_unstemmed O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
title_sort O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII)
author Abreu, Laurinda
author_facet Abreu, Laurinda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Laurinda
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência
Saúde
topic Assistência
Saúde
description O Poder e os Pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séc. XVI-XVIII) rompe com as abordagens mais tradicionalistas aos fenómenos da pobreza, da assistência e da saúde propondo-se analisá-los a partir da perspectiva do poder central ao mesmo tempo que procura acompanhar os agentes envolvidos, incluindo os pobres. No período moderno, a assistência era um factor de coesão social e assim era percepcionada pelas autoridades, centrais e locais, frequentemente abertas a processos de interacção e negociação, que tiveram um inegável valor sociopolítico. Quais foram os campos de intervenção privilegiados pela Coroa portuguesa no que concerne às questões da assistência e da saúde pública e quais as estratégias que empregou em relação a cada uma delas? Como atraiu os diferentes agentes para a implementação das suas directrizes e de que forma os fez participar no respectivo esforço financeiro? Como foram partilhadas as responsabilidades assistenciais entre a sociedade civil e a Igreja? Como é que a sociedade operacionalizou as orientações do emergente Estado Moderno? Como interagiram os diversos actores para a distribuição e uso dos recursos disponíveis? Estas são algumas das questões em análise ao longo desta obra, cujo principal objectivo é o de observar, nas tendências de longa duração, os mecanismos de resistência e de adaptação da norma geral aos interesses dos indivíduos ou dos grupos. Para encontrar respostas procedeu-se à recolha sistemática das fontes existentes nos arquivos centrais, provenientes de diferentes ordenamentos sociais, custodiados na Biblioteca da Ajuda, Biblioteca Nacional, Academia das Ciências e Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com realce para as Chancelarias e Mesa da Consciência e Ordens, a que se juntou alguma documentação de arquivos locais e dos Portugaliae Monumenta Misericordiarum.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01T00:00:00Z
2015-02-24T16:34:34Z
2015-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12879
http://hdl.handle.net/10174/12879
url http://hdl.handle.net/10174/12879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Abreu, Laurinda. 2014. O poder e os pobres. As dinâmicas políticas e sociais da pobreza e da assistência em Portugal (séculos XVI-XVIII). ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789896165963. Lisboa: Gradiva.
sim
nao
lfsa@uevora.pt
732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Gradiva
publisher.none.fl_str_mv Gradiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136549570347008