Bernardino Machado e o ensino experimental das ciências
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/40763 |
Resumo: | Analisamos o contexto da introdução dos Trabalhos individuais educativos no curso complementar de Ciências do Ensino Secundário, uma medida levada a cabo em 1914 por um governo chefiado por Bernardino Machado. Avaliamos o impacto dessa introdução, uma das primeiras reformas republicanas realizadas no referido nível de ensino em Portugal, baseando-nos no estudo realizado pelo espanhol Rubén Landa, em 1918, que incidiu sobretudo no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, considerado um dos melhores liceus nessa época. A concretização desses trabalhos práticos como complemento das cadeiras de Física, Química, Ciências Naturais e Geografia culminou um processo iniciado com a reforma de 1905, que preconizou recomendações pedagógicas inovadoras para as disciplinas científicas do curso geral, designadamente ao realçar a vertente experimental da aprendizagem. |
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