EDUCAÇÃO 4.0: Desafios e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Ana Luísa Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/143941
Resumo: Apesar de as revoluções industriais anteriores terem criado uma mudança social significativa, a 4ª Revolução Industrial é ímpar, quer no que toca à velocidade à qual as ideias e tecnologias se propagam, quer pelo potencial para fomentar oportunidades económicas e sociais através de uma mudança de paradigma em relação à organização do trabalho, modelos de negócio e tecnologia de produção. No entanto, esta mudança traz consigo a dificuldade de preencher vagas de trabalho, desequilíbrios no mercado e, por isso, a necessidade de qualificar os trabalhadores de forma que as suas competências acompanhem as necessidades do mercado. A presente dissertação procura, a partir do estudo do estado da arte, explorar as competências necessárias aos desafios educacionais colocados pela Indústria 4.0, evoluindo para a conceção de um modelo educacional sustentável, onde a experiência de aprendizagem se baseia em pilares teórico-tecnológicos. O estudo demonstra que, para viabilizar a Educação 4.0 como resposta natural à Indústria 4.0, é necessário adotar metodologias que estimulem a aprendizagem, a descoberta, o trabalho em equipa, primando pelo desenvolvimento de competências valorizadas no modelo de sociedade atual. Este trabalho resulta num estudo preliminar à temática, ainda em desenvolvimento, e pretende fomentar a reflexão sobre as questões em investigação, servir de base para desenvolvimento empírico do tema, e dar uma proposta das principais frentes de mudança que devem ser foco no desenvolvimento de um novo modelo educacional.
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