Criatividade e antecedentes ao consumo de drogas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.14417/ap.366 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.366 |
Resumo: | Este estudo pretende avaliar a relação entre a criatividade e as razões que levam ao consumo de heroína e haxixe. Para avaliar as situações que levam ao consumo de drogas, é utilizada uma escala construída a partir do instrumento Inventory of Drug-Taking Situations (IDTS; Turner, Annis, Sklar, 1997); para avaliar a criatividade é utilizada uma escala construída a partir do instrumento The Physiognomic Cue Test (PCT; Stein, 1975). Participam neste estudo 126 indivíduos (63 consumidores de heroína e 63 consumidores de haxixe).Os resultados obtidos mostram que os consumidores de heroína referem mais situações negativas de consumo que os consumidores de haxixe, não existindo diferenças, nos dois grupos, em relação a situações positivas que levam ao consumo. Relativamente à criatividade verifica-se uma relação positiva entre a sua vertente afectiva e o consumo de haxixe, e uma relação negativa entre a vertente cognitiva e o consumo de heroína. Não foi encontrada relação entre a criatividade e o tipo de situação que leva ao consumo. O estudo revelou-se importante na análise das situações que levam ao consumo e do papel do desenvolvimento da criatividade como via possível da reabilitação de consumidores de heroína. |
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Criatividade e antecedentes ao consumo de drogasToxicodependência; antecedentes ao consumo de drogas; criatividadeEste estudo pretende avaliar a relação entre a criatividade e as razões que levam ao consumo de heroína e haxixe. Para avaliar as situações que levam ao consumo de drogas, é utilizada uma escala construída a partir do instrumento Inventory of Drug-Taking Situations (IDTS; Turner, Annis, Sklar, 1997); para avaliar a criatividade é utilizada uma escala construída a partir do instrumento The Physiognomic Cue Test (PCT; Stein, 1975). Participam neste estudo 126 indivíduos (63 consumidores de heroína e 63 consumidores de haxixe).Os resultados obtidos mostram que os consumidores de heroína referem mais situações negativas de consumo que os consumidores de haxixe, não existindo diferenças, nos dois grupos, em relação a situações positivas que levam ao consumo. Relativamente à criatividade verifica-se uma relação positiva entre a sua vertente afectiva e o consumo de haxixe, e uma relação negativa entre a vertente cognitiva e o consumo de heroína. Não foi encontrada relação entre a criatividade e o tipo de situação que leva ao consumo. O estudo revelou-se importante na análise das situações que levam ao consumo e do papel do desenvolvimento da criatividade como via possível da reabilitação de consumidores de heroína.ISPA - Instituto Universitário2012-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.366https://doi.org/10.14417/ap.366Análise Psicológica; Vol 19, No 3 (2001); 389-398Análise Psicológica; Vol 19, No 3 (2001); 389-3981646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/366http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/366/pdfEspinho, Rute PatríciaCardoso de Sousa, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:21:42Zoai:ojs.localhost:article/366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:38.003865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo pretende avaliar a relação entre a criatividade e as razões que levam ao consumo de heroína e haxixe. Para avaliar as situações que levam ao consumo de drogas, é utilizada uma escala construída a partir do instrumento Inventory of Drug-Taking Situations (IDTS; Turner, Annis, Sklar, 1997); para avaliar a criatividade é utilizada uma escala construída a partir do instrumento The Physiognomic Cue Test (PCT; Stein, 1975). Participam neste estudo 126 indivíduos (63 consumidores de heroína e 63 consumidores de haxixe).Os resultados obtidos mostram que os consumidores de heroína referem mais situações negativas de consumo que os consumidores de haxixe, não existindo diferenças, nos dois grupos, em relação a situações positivas que levam ao consumo. Relativamente à criatividade verifica-se uma relação positiva entre a sua vertente afectiva e o consumo de haxixe, e uma relação negativa entre a vertente cognitiva e o consumo de heroína. Não foi encontrada relação entre a criatividade e o tipo de situação que leva ao consumo. O estudo revelou-se importante na análise das situações que levam ao consumo e do papel do desenvolvimento da criatividade como via possível da reabilitação de consumidores de heroína. |
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