Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6559 https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50 |
Resumo: | Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21. |
id |
RCAP_9e16baf237ff266e4ffaceee70acc159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6559 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço socialHigher education in times of Covid-19 pandemic : reflections on training in social workIntervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21.Uma das áreas mais afetadas pela necessidade do distanciamento social, em função da pandemia pelo Covid-19, é a educação, a considerar o seu carácter coletivo nos percursos de ensino- aprendizagem em todos os níveis de formação; e sua função social para a disseminação de valores e princípios societários, sejam eles de internalização da ordem vigente ou intenção de rutura com a mesma, no sentido da emancipação humana. Portanto, faz-se imperativo refletir sobre novos desafios aos Sistemas de Ensino nas dimensões pedagógico-educativas, nos aspetos que circunscrevem as condições objetivas e subjetivas dos indivíduos que os integram. Por meio de referenciais da economia política, o estudo de natureza bibliográfica e documental, procura apreender as particularidades das formações em Serviço Social, sob a configuração neoliberal capitalista, e os avanços das tecnologias de informação e comunicação a apontar os limites, constrangimentos e possibilidades que perpassam as exigências de adaptabilidade no contexto atual.One of the most affected areas by the Covid-19 pandemic is education. The imposition of social distancing took a devastating toll on this area, considering its collective character in the teaching-learning pathways at all levels of training, and its social function for the dissemination of societal values and principles, whether they are internalization of the current statu quo or the intention to break away with it, towards human emancipation. Therefore, it is imperative to reflect on the new challenges the Educational Systems faces in the pedagogical and educational dimensions, in the aspects that circumscribe the objective and subjective conditions of the individuals who integrate them. Borrowing heavily from political economy references, the bibliographical and documental study seeks to apprehend the specific features of Social Service training under the neoliberal capitalist configuration, and the advances in information and communication technologies, while pointing out the limits, constraints, and possibilities that permeate the demands for adaptability in the current context.2022-11-03T14:17:24Z2022-11-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6559http://hdl.handle.net/11067/6559https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50porMaciel, Fabrícia Cristina de Castro (2021) - Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 9-21.Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço socialMaciel, Fabrícia Cristina de Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:05Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:37.267898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social Higher education in times of Covid-19 pandemic : reflections on training in social work |
title |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social |
spellingShingle |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972- |
title_short |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social |
title_full |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social |
title_fullStr |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social |
title_full_unstemmed |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social |
title_sort |
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social |
author |
Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972- |
author_facet |
Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972- |
description |
Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2022-11-03T14:17:24Z 2022-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6559 http://hdl.handle.net/11067/6559 https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6559 https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maciel, Fabrícia Cristina de Castro (2021) - Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 9-21. Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social Maciel, Fabrícia Cristina de Castro |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136728283348992 |