Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6559
https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50
Resumo: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21.
id RCAP_9e16baf237ff266e4ffaceee70acc159
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço socialHigher education in times of Covid-19 pandemic : reflections on training in social workIntervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21.Uma das áreas mais afetadas pela necessidade do distanciamento social, em função da pandemia pelo Covid-19, é a educação, a considerar o seu carácter coletivo nos percursos de ensino- aprendizagem em todos os níveis de formação; e sua função social para a disseminação de valores e princípios societários, sejam eles de internalização da ordem vigente ou intenção de rutura com a mesma, no sentido da emancipação humana. Portanto, faz-se imperativo refletir sobre novos desafios aos Sistemas de Ensino nas dimensões pedagógico-educativas, nos aspetos que circunscrevem as condições objetivas e subjetivas dos indivíduos que os integram. Por meio de referenciais da economia política, o estudo de natureza bibliográfica e documental, procura apreender as particularidades das formações em Serviço Social, sob a configuração neoliberal capitalista, e os avanços das tecnologias de informação e comunicação a apontar os limites, constrangimentos e possibilidades que perpassam as exigências de adaptabilidade no contexto atual.One of the most affected areas by the Covid-19 pandemic is education. The imposition of social distancing took a devastating toll on this area, considering its collective character in the teaching-learning pathways at all levels of training, and its social function for the dissemination of societal values and principles, whether they are internalization of the current statu quo or the intention to break away with it, towards human emancipation. Therefore, it is imperative to reflect on the new challenges the Educational Systems faces in the pedagogical and educational dimensions, in the aspects that circumscribe the objective and subjective conditions of the individuals who integrate them. Borrowing heavily from political economy references, the bibliographical and documental study seeks to apprehend the specific features of Social Service training under the neoliberal capitalist configuration, and the advances in information and communication technologies, while pointing out the limits, constraints, and possibilities that permeate the demands for adaptability in the current context.2022-11-03T14:17:24Z2022-11-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6559http://hdl.handle.net/11067/6559https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50porMaciel, Fabrícia Cristina de Castro (2021) - Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 9-21.Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço socialMaciel, Fabrícia Cristina de Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:05Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:37.267898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
Higher education in times of Covid-19 pandemic : reflections on training in social work
title Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
spellingShingle Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
title_short Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
title_full Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
title_fullStr Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
title_full_unstemmed Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
title_sort Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
author Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
author_facet Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Fabrícia Cristina de Castro, 1972-
description Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 57-58 (2021). - p. 9-21.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-11-03T14:17:24Z
2022-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6559
http://hdl.handle.net/11067/6559
https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50
url http://hdl.handle.net/11067/6559
https://doi.org/10.34628/zm9e-pj50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maciel, Fabrícia Cristina de Castro (2021) - Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social. Intervenção Social. ISSN 0874-1611. 57-58 (2021) 9-21.
Ensino superior em tempos de pandemia Covid-19 : reflexões sobre a formação em serviço social
Maciel, Fabrícia Cristina de Castro
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136728283348992