A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva-Gonçalves, Antônio José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes de Azevedo, Sandra Maria, Goncalves-Oliveira, Jonathan, Trajano, Valéria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282
Resumo: A iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país.
id RCAP_9e1e07c5bddd88c683083438b1f1ab64
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/96
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?The scientific pre-initiation: An inclusion or segregation process?Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação EscolarInsertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School SegregationA iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país.Scientific Initiation and Research is a structuring axis of high school. However, the scientific initiation developed in high school comes from Scientific Pre-initiation Programs (PIC). These Programs are developed in higher education research and teaching institutions. The inclusion of young people in these Programs is meritocratic and is based on social inclusion. These criteria eliminate a representative portion of students. This study analyzed the opinion of 126 high school students who did not participate in the PIC Program, “Project Young Talents for Science (FAPERJ)” (PJT), from Colégio Estadual Deodato Linhares, in the city of Miracema, Rio de Janeiro, Brazil. The methodology was exploratory and qualitative, whose starting question was: For you what is PJT? The testimonies were analyzed by the Content Analysis Technique, where 55% of the participants were female gender, 40% of male gender and 5% no binaries gender, among them, 27% characterized the Program as a PIC; 7.9% declared they were unaware of the Program; 14.3% dismissed the Program and 43.6% considered the Program as an opportunity for intellectual, social or professional growth. These results pointed out the lack of disclosure, the development of the school segregation process and the need to discuss the concept of social inclusion of the PIC Programs instituted in the country.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 270-282New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 270-282New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 270-2822184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96/91Silva-Gonçalves, Antônio JoséGomes de Azevedo, Sandra MariaGoncalves-Oliveira, JonathanTrajano, Valéria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:13Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/96Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.831079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
The scientific pre-initiation: An inclusion or segregation process?
title A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
spellingShingle A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
Silva-Gonçalves, Antônio José
Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação Escolar
Insertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School Segregation
title_short A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
title_full A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
title_fullStr A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
title_full_unstemmed A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
title_sort A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
author Silva-Gonçalves, Antônio José
author_facet Silva-Gonçalves, Antônio José
Gomes de Azevedo, Sandra Maria
Goncalves-Oliveira, Jonathan
Trajano, Valéria da Silva
author_role author
author2 Gomes de Azevedo, Sandra Maria
Goncalves-Oliveira, Jonathan
Trajano, Valéria da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva-Gonçalves, Antônio José
Gomes de Azevedo, Sandra Maria
Goncalves-Oliveira, Jonathan
Trajano, Valéria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação Escolar
Insertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School Segregation
topic Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação Escolar
Insertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School Segregation
description A iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 270-282
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 270-282
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 270-282
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346387668992