A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282 |
Resumo: | A iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país. |
id |
RCAP_9e1e07c5bddd88c683083438b1f1ab64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/96 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação?The scientific pre-initiation: An inclusion or segregation process?Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação EscolarInsertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School SegregationA iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país.Scientific Initiation and Research is a structuring axis of high school. However, the scientific initiation developed in high school comes from Scientific Pre-initiation Programs (PIC). These Programs are developed in higher education research and teaching institutions. The inclusion of young people in these Programs is meritocratic and is based on social inclusion. These criteria eliminate a representative portion of students. This study analyzed the opinion of 126 high school students who did not participate in the PIC Program, “Project Young Talents for Science (FAPERJ)” (PJT), from Colégio Estadual Deodato Linhares, in the city of Miracema, Rio de Janeiro, Brazil. The methodology was exploratory and qualitative, whose starting question was: For you what is PJT? The testimonies were analyzed by the Content Analysis Technique, where 55% of the participants were female gender, 40% of male gender and 5% no binaries gender, among them, 27% characterized the Program as a PIC; 7.9% declared they were unaware of the Program; 14.3% dismissed the Program and 43.6% considered the Program as an opportunity for intellectual, social or professional growth. These results pointed out the lack of disclosure, the development of the school segregation process and the need to discuss the concept of social inclusion of the PIC Programs instituted in the country.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 270-282New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 270-282New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 270-2822184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96/91Silva-Gonçalves, Antônio JoséGomes de Azevedo, Sandra MariaGoncalves-Oliveira, JonathanTrajano, Valéria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:13Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/96Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.831079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? The scientific pre-initiation: An inclusion or segregation process? |
title |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? |
spellingShingle |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? Silva-Gonçalves, Antônio José Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação Escolar Insertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School Segregation |
title_short |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? |
title_full |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? |
title_fullStr |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? |
title_full_unstemmed |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? |
title_sort |
A pré-iniciação científica: Um processo de inclusão ou segregação? |
author |
Silva-Gonçalves, Antônio José |
author_facet |
Silva-Gonçalves, Antônio José Gomes de Azevedo, Sandra Maria Goncalves-Oliveira, Jonathan Trajano, Valéria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Gomes de Azevedo, Sandra Maria Goncalves-Oliveira, Jonathan Trajano, Valéria da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva-Gonçalves, Antônio José Gomes de Azevedo, Sandra Maria Goncalves-Oliveira, Jonathan Trajano, Valéria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação Escolar Insertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School Segregation |
topic |
Inserção; Educação Básica; Projetos Educacionais; Inclusão; Segregação Escolar Insertion; Basic Education; Educational Projects; Inclusion; School Segregation |
description |
A iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.270-282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/96/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 270-282 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 270-282 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 270-282 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346387668992 |