Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7386
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a perceção do suporte social e a sintomatologia psicopatológica dos estudantes do primeiro ano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como conhecer os efeitos de um programa de tutoria nas variáveis em estudo. Nesta investigação participaram 359 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dos quais 157 (43.7%) não integraram o programa de tutoria e 202 (56.3%) faziam parte deste programa. A amostra foi composta por 103 (28.7%) homens e 256 (71.3%) mulheres, sendo a média de idades de 18.85 (DP±1.21). Os instrumentos utilizados foram; 1) Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI); 2) Escala de Perceção de Suporte Social (SSA); 3) Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicam que quanto maior a Perceção de Apoio Social da Família, dos Amigos, Professores e Outros em Geral, menor é a sintomatologia psicopatológica dos estudantes universitários do 1ºano. Também foi possível verificar que a Perceção de Apoio Social dos Outros em Geral é o melhor preditivo para a sintomatologia psicológica. No entanto, não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, entre os estudantes que integraram o programa de tutoria em comparação com os que não integraram o programa quanto à perceção de suporte social e sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos em torno da importância de serviços de apoio psicossocial e de saúde dirigidos aos estudantes, tendo em conta que esta população enquadra uma fase transicional particularmente desafiadora e exigente, tanto a nível do desenvolvimento pessoal como do sucesso académico, atuando sobretudo na prevenção.
id RCAP_9e2019c3e938bd66c77d7786c471ee4c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitáriosEnsino superiorAdaptaçãoTutoriaSuporte socialBem-estar psicológicoO presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a perceção do suporte social e a sintomatologia psicopatológica dos estudantes do primeiro ano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como conhecer os efeitos de um programa de tutoria nas variáveis em estudo. Nesta investigação participaram 359 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dos quais 157 (43.7%) não integraram o programa de tutoria e 202 (56.3%) faziam parte deste programa. A amostra foi composta por 103 (28.7%) homens e 256 (71.3%) mulheres, sendo a média de idades de 18.85 (DP±1.21). Os instrumentos utilizados foram; 1) Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI); 2) Escala de Perceção de Suporte Social (SSA); 3) Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicam que quanto maior a Perceção de Apoio Social da Família, dos Amigos, Professores e Outros em Geral, menor é a sintomatologia psicopatológica dos estudantes universitários do 1ºano. Também foi possível verificar que a Perceção de Apoio Social dos Outros em Geral é o melhor preditivo para a sintomatologia psicológica. No entanto, não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, entre os estudantes que integraram o programa de tutoria em comparação com os que não integraram o programa quanto à perceção de suporte social e sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos em torno da importância de serviços de apoio psicossocial e de saúde dirigidos aos estudantes, tendo em conta que esta população enquadra uma fase transicional particularmente desafiadora e exigente, tanto a nível do desenvolvimento pessoal como do sucesso académico, atuando sobretudo na prevenção.The aims of this study to analyse the relation beween the social support perceptions and the psychopathological symptomatology of first year students from the Univerity Trás-os-Montes e Alto Douro, as well as analyzing the effects of a mentoring program on the variables studied. The participants 359 students from the University, from which 157 (43.7%) didn’t participate in the mentoring program and 202 (56.3%) who took part in the program. The sample included of 103 (28.7%) men and 256 (71.3%) women, with average age of 18.85 years old (DP±1.21). The instruments used were: 1) the Brief Symptom Inventory (BSI); 2) the Social Support Appraisals (SSA); 3) a Sociodemographic questionnaire. The results indicate that the higher the Perceptions of Social Support from Family, Friends, Teachers and Others, the lower the Psychopathological Symptomatology of first year university students. The results also revealed that the Perception of Social Support from Others is the best predictor for psychopathological symptomatology. However, there were no statistically significant differences between the students in the mentoring program and those who weren’t involved in it regarding the perception of social support and psychopathological symptomatology. The results are discussed taking into account the importance of the implementation of services to support students, acting in prevention, once this population configures a particular transicional stage with its own demands and challenges, both in therms of personal development as in academic success.2017-03-03T15:26:27Z2017-03-03T00:00:00Z2017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7386TID:202033287porMoutinho, Paula Manuela Santos Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:08.534415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
title Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
spellingShingle Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa
Ensino superior
Adaptação
Tutoria
Suporte social
Bem-estar psicológico
title_short Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
title_full Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
title_fullStr Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
title_full_unstemmed Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
title_sort Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
author Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa
author_facet Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Adaptação
Tutoria
Suporte social
Bem-estar psicológico
topic Ensino superior
Adaptação
Tutoria
Suporte social
Bem-estar psicológico
description O presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a perceção do suporte social e a sintomatologia psicopatológica dos estudantes do primeiro ano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como conhecer os efeitos de um programa de tutoria nas variáveis em estudo. Nesta investigação participaram 359 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dos quais 157 (43.7%) não integraram o programa de tutoria e 202 (56.3%) faziam parte deste programa. A amostra foi composta por 103 (28.7%) homens e 256 (71.3%) mulheres, sendo a média de idades de 18.85 (DP±1.21). Os instrumentos utilizados foram; 1) Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI); 2) Escala de Perceção de Suporte Social (SSA); 3) Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicam que quanto maior a Perceção de Apoio Social da Família, dos Amigos, Professores e Outros em Geral, menor é a sintomatologia psicopatológica dos estudantes universitários do 1ºano. Também foi possível verificar que a Perceção de Apoio Social dos Outros em Geral é o melhor preditivo para a sintomatologia psicológica. No entanto, não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, entre os estudantes que integraram o programa de tutoria em comparação com os que não integraram o programa quanto à perceção de suporte social e sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos em torno da importância de serviços de apoio psicossocial e de saúde dirigidos aos estudantes, tendo em conta que esta população enquadra uma fase transicional particularmente desafiadora e exigente, tanto a nível do desenvolvimento pessoal como do sucesso académico, atuando sobretudo na prevenção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03T15:26:27Z
2017-03-03T00:00:00Z
2017-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7386
TID:202033287
url http://hdl.handle.net/10348/7386
identifier_str_mv TID:202033287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137149203775488