Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7386 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a perceção do suporte social e a sintomatologia psicopatológica dos estudantes do primeiro ano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como conhecer os efeitos de um programa de tutoria nas variáveis em estudo. Nesta investigação participaram 359 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dos quais 157 (43.7%) não integraram o programa de tutoria e 202 (56.3%) faziam parte deste programa. A amostra foi composta por 103 (28.7%) homens e 256 (71.3%) mulheres, sendo a média de idades de 18.85 (DP±1.21). Os instrumentos utilizados foram; 1) Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI); 2) Escala de Perceção de Suporte Social (SSA); 3) Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicam que quanto maior a Perceção de Apoio Social da Família, dos Amigos, Professores e Outros em Geral, menor é a sintomatologia psicopatológica dos estudantes universitários do 1ºano. Também foi possível verificar que a Perceção de Apoio Social dos Outros em Geral é o melhor preditivo para a sintomatologia psicológica. No entanto, não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, entre os estudantes que integraram o programa de tutoria em comparação com os que não integraram o programa quanto à perceção de suporte social e sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos em torno da importância de serviços de apoio psicossocial e de saúde dirigidos aos estudantes, tendo em conta que esta população enquadra uma fase transicional particularmente desafiadora e exigente, tanto a nível do desenvolvimento pessoal como do sucesso académico, atuando sobretudo na prevenção. |
id |
RCAP_9e2019c3e938bd66c77d7786c471ee4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitáriosEnsino superiorAdaptaçãoTutoriaSuporte socialBem-estar psicológicoO presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a perceção do suporte social e a sintomatologia psicopatológica dos estudantes do primeiro ano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como conhecer os efeitos de um programa de tutoria nas variáveis em estudo. Nesta investigação participaram 359 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dos quais 157 (43.7%) não integraram o programa de tutoria e 202 (56.3%) faziam parte deste programa. A amostra foi composta por 103 (28.7%) homens e 256 (71.3%) mulheres, sendo a média de idades de 18.85 (DP±1.21). Os instrumentos utilizados foram; 1) Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI); 2) Escala de Perceção de Suporte Social (SSA); 3) Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicam que quanto maior a Perceção de Apoio Social da Família, dos Amigos, Professores e Outros em Geral, menor é a sintomatologia psicopatológica dos estudantes universitários do 1ºano. Também foi possível verificar que a Perceção de Apoio Social dos Outros em Geral é o melhor preditivo para a sintomatologia psicológica. No entanto, não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, entre os estudantes que integraram o programa de tutoria em comparação com os que não integraram o programa quanto à perceção de suporte social e sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos em torno da importância de serviços de apoio psicossocial e de saúde dirigidos aos estudantes, tendo em conta que esta população enquadra uma fase transicional particularmente desafiadora e exigente, tanto a nível do desenvolvimento pessoal como do sucesso académico, atuando sobretudo na prevenção.The aims of this study to analyse the relation beween the social support perceptions and the psychopathological symptomatology of first year students from the Univerity Trás-os-Montes e Alto Douro, as well as analyzing the effects of a mentoring program on the variables studied. The participants 359 students from the University, from which 157 (43.7%) didn’t participate in the mentoring program and 202 (56.3%) who took part in the program. The sample included of 103 (28.7%) men and 256 (71.3%) women, with average age of 18.85 years old (DP±1.21). The instruments used were: 1) the Brief Symptom Inventory (BSI); 2) the Social Support Appraisals (SSA); 3) a Sociodemographic questionnaire. The results indicate that the higher the Perceptions of Social Support from Family, Friends, Teachers and Others, the lower the Psychopathological Symptomatology of first year university students. The results also revealed that the Perception of Social Support from Others is the best predictor for psychopathological symptomatology. However, there were no statistically significant differences between the students in the mentoring program and those who weren’t involved in it regarding the perception of social support and psychopathological symptomatology. The results are discussed taking into account the importance of the implementation of services to support students, acting in prevention, once this population configures a particular transicional stage with its own demands and challenges, both in therms of personal development as in academic success.2017-03-03T15:26:27Z2017-03-03T00:00:00Z2017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7386TID:202033287porMoutinho, Paula Manuela Santos Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:08.534415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
title |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
spellingShingle |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa Ensino superior Adaptação Tutoria Suporte social Bem-estar psicológico |
title_short |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
title_full |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
title_fullStr |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
title_full_unstemmed |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
title_sort |
Efeitos de um programa de tutoria na sintomatologia psicopatológica, perceção de suporte social e otimismo de jovens universitários |
author |
Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa |
author_facet |
Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moutinho, Paula Manuela Santos Bessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Adaptação Tutoria Suporte social Bem-estar psicológico |
topic |
Ensino superior Adaptação Tutoria Suporte social Bem-estar psicológico |
description |
O presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a perceção do suporte social e a sintomatologia psicopatológica dos estudantes do primeiro ano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como conhecer os efeitos de um programa de tutoria nas variáveis em estudo. Nesta investigação participaram 359 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dos quais 157 (43.7%) não integraram o programa de tutoria e 202 (56.3%) faziam parte deste programa. A amostra foi composta por 103 (28.7%) homens e 256 (71.3%) mulheres, sendo a média de idades de 18.85 (DP±1.21). Os instrumentos utilizados foram; 1) Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI); 2) Escala de Perceção de Suporte Social (SSA); 3) Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicam que quanto maior a Perceção de Apoio Social da Família, dos Amigos, Professores e Outros em Geral, menor é a sintomatologia psicopatológica dos estudantes universitários do 1ºano. Também foi possível verificar que a Perceção de Apoio Social dos Outros em Geral é o melhor preditivo para a sintomatologia psicológica. No entanto, não se verificaram diferenças, estatisticamente significativas, entre os estudantes que integraram o programa de tutoria em comparação com os que não integraram o programa quanto à perceção de suporte social e sintomatologia psicopatológica. Os resultados são discutidos em torno da importância de serviços de apoio psicossocial e de saúde dirigidos aos estudantes, tendo em conta que esta população enquadra uma fase transicional particularmente desafiadora e exigente, tanto a nível do desenvolvimento pessoal como do sucesso académico, atuando sobretudo na prevenção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03T15:26:27Z 2017-03-03T00:00:00Z 2017-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7386 TID:202033287 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7386 |
identifier_str_mv |
TID:202033287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137149203775488 |