Narrativa, autoria e participação no webdocumentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Levin Lopes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22
Resumo: Esta tese apresenta uma pesquisa centrada na compreensão do fenômeno webdocumentário, um tipo de documentário de narrativa não linear e intera- tivo feito para ser acessado on-line. Trata- se de um produto entre campos, que se referencia nas teorias do documentário, das narrativas interativas di- gitais (IDN) e em um emergente campo do documentário interativo. Nosso problema de pesquisa gira em tomo de averiguar o caráter de novidade do pro- duto conjugado ao entendimento de que ele é ainda um documentário, mas um documentário elaborado para ser uma nova mídia. Trabalhamos nesta pesquisa com a hipótese de que o webdocumentário traz algo de novo que modifica a ordem da representação documentária em estratégias narrativas a dialogar com as potencialidades da web 2.0, na exposição de um conteúdo fragmentado e in- terativo. Tais propriedades fazem com que o espectador seja necessariamente um usuário, com possibilidades de participação dentro do universo estabele- cido pelo produto. Nosso objetivo é duplo: trazer elaborações que esclareçam o que é um documentário interativo e, particularmente, um webdocumentário; e encontrar uma metodologia de análise intratextual a lidar com um documen- tário que não é mais somente uma forma filmica. Estamos analisando espe- cificamente webdocumentários de modo de interação com não linearidade do tipo hipertextual, os quais têm como característica a manutenção de uma voz autoral em meio à organização do conteúdo em urna base de dados fechada a impedir alterações em sua narrativa. Queremos entender assim as estratégias narrativas contidas no produto, a diferença de experiência de apreciação em relação à proporcionada pelo documentário tradicional e as possibilidades de participação do usuário em um webdocumentário colaborativo, no qual é pres- suposto haver a participação do ator social sob forte controle autoral no con- teúdo estruturado antes da sua inserção on-line. Trazemos webdocumentários diversos como exemplos de questões pontuais. Para analisar a experiência de apreciação reconfigurada da navegação espacial, mobilizamos os conceitos de play e de vaguear ao acaso. Voltamos nossa atenção ainda para a estruturação narrativa e aos seus modos de navegação. Consideramos, finalmente, a ques- tão da autoria em conjugação com oportunidades de participação do usuário na mídia e através da mídia, na promoção ainda de um espaço de empoderamento do usuário em tomo de urra esfera pública temporária. Trouxemos também elaborações ou formas de analisar o produto enquanto um documentário, o que significa que mobilizamos teorias desse campo que julgamos adaptáveis ao webdocumentário. Aplicando tais questões, analisamos dois webdocumen- tários de Katerina Cizek da série Highrise (NFB, 2010-2015): Out My Window (2010) e A Short History ofthe Highrise (2013). 
id RCAP_9e277580f99948f8d4f8101dea24f35c
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/22
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Narrativa, autoria e participação no webdocumentárioEsta tese apresenta uma pesquisa centrada na compreensão do fenômeno webdocumentário, um tipo de documentário de narrativa não linear e intera- tivo feito para ser acessado on-line. Trata- se de um produto entre campos, que se referencia nas teorias do documentário, das narrativas interativas di- gitais (IDN) e em um emergente campo do documentário interativo. Nosso problema de pesquisa gira em tomo de averiguar o caráter de novidade do pro- duto conjugado ao entendimento de que ele é ainda um documentário, mas um documentário elaborado para ser uma nova mídia. Trabalhamos nesta pesquisa com a hipótese de que o webdocumentário traz algo de novo que modifica a ordem da representação documentária em estratégias narrativas a dialogar com as potencialidades da web 2.0, na exposição de um conteúdo fragmentado e in- terativo. Tais propriedades fazem com que o espectador seja necessariamente um usuário, com possibilidades de participação dentro do universo estabele- cido pelo produto. Nosso objetivo é duplo: trazer elaborações que esclareçam o que é um documentário interativo e, particularmente, um webdocumentário; e encontrar uma metodologia de análise intratextual a lidar com um documen- tário que não é mais somente uma forma filmica. Estamos analisando espe- cificamente webdocumentários de modo de interação com não linearidade do tipo hipertextual, os quais têm como característica a manutenção de uma voz autoral em meio à organização do conteúdo em urna base de dados fechada a impedir alterações em sua narrativa. Queremos entender assim as estratégias narrativas contidas no produto, a diferença de experiência de apreciação em relação à proporcionada pelo documentário tradicional e as possibilidades de participação do usuário em um webdocumentário colaborativo, no qual é pres- suposto haver a participação do ator social sob forte controle autoral no con- teúdo estruturado antes da sua inserção on-line. Trazemos webdocumentários diversos como exemplos de questões pontuais. Para analisar a experiência de apreciação reconfigurada da navegação espacial, mobilizamos os conceitos de play e de vaguear ao acaso. Voltamos nossa atenção ainda para a estruturação narrativa e aos seus modos de navegação. Consideramos, finalmente, a ques- tão da autoria em conjugação com oportunidades de participação do usuário na mídia e através da mídia, na promoção ainda de um espaço de empoderamento do usuário em tomo de urra esfera pública temporária. Trouxemos também elaborações ou formas de analisar o produto enquanto um documentário, o que significa que mobilizamos teorias desse campo que julgamos adaptáveis ao webdocumentário. Aplicando tais questões, analisamos dois webdocumen- tários de Katerina Cizek da série Highrise (NFB, 2010-2015): Out My Window (2010) e A Short History ofthe Highrise (2013). DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2016-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22oai:doc.ubi.pt:article/22DOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | EnvironnementDOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | EnvironnementDOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | EnvironnementDOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22/20Copyright (c) 2017 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Tatiana Levin Lopes da2022-12-03T05:26:10ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
title Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
spellingShingle Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
Silva, Tatiana Levin Lopes da
title_short Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
title_full Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
title_fullStr Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
title_full_unstemmed Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
title_sort Narrativa, autoria e participação no webdocumentário
author Silva, Tatiana Levin Lopes da
author_facet Silva, Tatiana Levin Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiana Levin Lopes da
description Esta tese apresenta uma pesquisa centrada na compreensão do fenômeno webdocumentário, um tipo de documentário de narrativa não linear e intera- tivo feito para ser acessado on-line. Trata- se de um produto entre campos, que se referencia nas teorias do documentário, das narrativas interativas di- gitais (IDN) e em um emergente campo do documentário interativo. Nosso problema de pesquisa gira em tomo de averiguar o caráter de novidade do pro- duto conjugado ao entendimento de que ele é ainda um documentário, mas um documentário elaborado para ser uma nova mídia. Trabalhamos nesta pesquisa com a hipótese de que o webdocumentário traz algo de novo que modifica a ordem da representação documentária em estratégias narrativas a dialogar com as potencialidades da web 2.0, na exposição de um conteúdo fragmentado e in- terativo. Tais propriedades fazem com que o espectador seja necessariamente um usuário, com possibilidades de participação dentro do universo estabele- cido pelo produto. Nosso objetivo é duplo: trazer elaborações que esclareçam o que é um documentário interativo e, particularmente, um webdocumentário; e encontrar uma metodologia de análise intratextual a lidar com um documen- tário que não é mais somente uma forma filmica. Estamos analisando espe- cificamente webdocumentários de modo de interação com não linearidade do tipo hipertextual, os quais têm como característica a manutenção de uma voz autoral em meio à organização do conteúdo em urna base de dados fechada a impedir alterações em sua narrativa. Queremos entender assim as estratégias narrativas contidas no produto, a diferença de experiência de apreciação em relação à proporcionada pelo documentário tradicional e as possibilidades de participação do usuário em um webdocumentário colaborativo, no qual é pres- suposto haver a participação do ator social sob forte controle autoral no con- teúdo estruturado antes da sua inserção on-line. Trazemos webdocumentários diversos como exemplos de questões pontuais. Para analisar a experiência de apreciação reconfigurada da navegação espacial, mobilizamos os conceitos de play e de vaguear ao acaso. Voltamos nossa atenção ainda para a estruturação narrativa e aos seus modos de navegação. Consideramos, finalmente, a ques- tão da autoria em conjugação com oportunidades de participação do usuário na mídia e através da mídia, na promoção ainda de um espaço de empoderamento do usuário em tomo de urra esfera pública temporária. Trouxemos também elaborações ou formas de analisar o produto enquanto um documentário, o que significa que mobilizamos teorias desse campo que julgamos adaptáveis ao webdocumentário. Aplicando tais questões, analisamos dois webdocumen- tários de Katerina Cizek da série Highrise (NFB, 2010-2015): Out My Window (2010) e A Short History ofthe Highrise (2013). 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22
oai:doc.ubi.pt:article/22
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/22/20
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement
DOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement
DOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement
DOC On-line; n. 20: MEIO AMBIENTE | Medio Ambiente | Environment | Environnement
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301618590482432