A marinha mercante entre 1945-1985: as grandes armadoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2264 |
Resumo: | Tese de mestrado, História Marítima, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 |
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A marinha mercante entre 1945-1985: as grandes armadorasMarinha mercante - Portugal - séc.20Companhias de navegação - Portugal - séc.20Comércio internacional - séc.20Teses de mestrado - 2010Tese de mestrado, História Marítima, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010Apresentamos a evolução da Marinha Mercante entre 1945 e 1985. As balizas temporais têm uma explicação lógica. Em 1945 foi delineado um plano de renovação da marinha mercante, o emblemático Despacho n.º 100, com o seu ambicioso projecto de alcançar os 60% de cobertura das transacções nacionais, jamais alcançados. Por sua vez, 1985 marca a extinção de quatro das principais armadoras nacionais. São 40 anos durante os quais a marinha mercante portuguesa passa do Zero Marítimo, atinge o seu clímax (em 1950 tornou-se na 17ª maior frota do mundo com 0,64% da capacidade de carga mundial), para por fim definhar e retornar a um novo Zero Marítimo na viragem do século. Neste estudo recorreu-se a publicações da época e em particular às publicações da Junta Nacional da Marinha Mercante. Com base nessa recolha e no estudo do impacto económico, procuramos abrir uma janela para um passado recente, reforçada na Legislação que susteve o esforço de modernização da frota, mas igualmente nas medidas de melhoria dos portos, construção naval, ensino, protecção social e saúde dos passageiros e tripulantes. Não foram aprofundadas as inovações tecnológicas, mas não descoramos as inovações relacionadas com a capacidade de carga, é o caso da sala das máquinas que se desloca do centro do navio “meia-nau” para a popa, com um particular interesse na introdução dos empilhadores e dos Contentores. Apesar da ainda difícil recolha de dados, não descoramos o apoio da Marinha Mercante no decurso da Guerra Colonial e da Descolonização. Em termos económicos, os resultados contradizem as ideias preconcebidas e associadas a esta época. Não houve um monopólio no período colonial e os produtos que actualmente associamos aos produtos tradicionais de exportação nunca foram produtos de grande impacto nas transacções.Ventura, António,1953-Repositório da Universidade de LisboaBrázia, Paulo Jorge Martins da,1973-2010-12-21T15:28:30Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:42.291689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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