Orientação religiosa e sua relação com atitudes altruístas e perdão: o papel mediador das emoções auto-conscientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6147 |
Resumo: | O presente estudo teve como principal objetivo analisar o papel da religião e da orientação religiosa nas atitudes altruístas e no perdão, bem como a importância das emoções auto-conscientes nessa relação. O trabalho foi desenvolvido através de um inquérito online que contou com a colaboração de 162 participantes. Em função das respostas recolhidas sobre o posicionamento religioso dos participantes, foram constituídos três grupos: ateus/agnósticos (grupo de não religiosos), religiosos praticantes e religiosos não praticantes. Nas análises foi ainda tido em consideração o género dos participantes. No grupo de religiosos, verificámos que os praticantes reportaram maior religiosidade intrínseca e ortodoxa e os não praticantes maior religiosidade extrínseca, independentemente do sexo dos participantes. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas decorrentes do posicionamento religioso nas emoções auto-conscientes de culpa e vergonha, mas verificou-se que os religiosos praticantes relatam maior altruísmo afetivo e cognitivo por comparação com os outros dois grupos. Verificámos ainda que a culpa exerce um efeito de mediação parcial na relação entre a orientação religiosa intrínseca e o perdão e na relação entre a orientação religiosa ortodoxa e o altruísmo afetivo. Os resultados foram analisados tendo em conta a investigação na área da psicologia da religião, sendo propostas novas direções de pesquisa futura neste domínio. |
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O presente estudo teve como principal objetivo analisar o papel da religião e da orientação religiosa nas atitudes altruístas e no perdão, bem como a importância das emoções auto-conscientes nessa relação. O trabalho foi desenvolvido através de um inquérito online que contou com a colaboração de 162 participantes. Em função das respostas recolhidas sobre o posicionamento religioso dos participantes, foram constituídos três grupos: ateus/agnósticos (grupo de não religiosos), religiosos praticantes e religiosos não praticantes. Nas análises foi ainda tido em consideração o género dos participantes. No grupo de religiosos, verificámos que os praticantes reportaram maior religiosidade intrínseca e ortodoxa e os não praticantes maior religiosidade extrínseca, independentemente do sexo dos participantes. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas decorrentes do posicionamento religioso nas emoções auto-conscientes de culpa e vergonha, mas verificou-se que os religiosos praticantes relatam maior altruísmo afetivo e cognitivo por comparação com os outros dois grupos. Verificámos ainda que a culpa exerce um efeito de mediação parcial na relação entre a orientação religiosa intrínseca e o perdão e na relação entre a orientação religiosa ortodoxa e o altruísmo afetivo. Os resultados foram analisados tendo em conta a investigação na área da psicologia da religião, sendo propostas novas direções de pesquisa futura neste domínio. |
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