Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10723 |
Resumo: | Em Portugal, a heráldica enquanto ciência, técnica e arte há muito que se preocupa com a questão da representação e identificação gráfica das cidades e das autarquias, servindo a sociedade de forma abrangente. As cidades ganharam na década de trinta do século XX, uma estruturação gráfica no sentido da sua uniformização, através dos brasões municipais, os quais se mantém ainda hoje como elemento gráfico de destaque no protocolo autárquico. Símbolos das cidades, os brasões são usados em toda a comunicação institucional e promocional do município. Contudo, nas duas últimas décadas muitas cidades e municípios sentiram necessidade de se afirmarem nesta matéria e, independentemente do sistema e regras heráldicas existentes, criaram e adoptaram uma nova identidade visual que as distingue das restantes. O presente estudo centra-se na cidade de Évora, na sua história, tradição, património, cultura e no brasão do município. Vivemos hoje numa sociedade que se confronta com os mais diversos problemas e por isso os órgãos de gestão autárquica e cidades estão diariamente perante novos desafios e um ambiente fortemente competitivo, sendo que essa concorrência criou a necessidade de se requalificarem em termos de imagem e comunicação, de modo a atrair mais população e investimento. É imperativo que a cidade de Évora se diferencie de outras, através de um activo importante, o reconhecimento de que é Património da Humanidade, o que terá reflexos obrigatoriamente na sua identidade visual. Com este estudo, serão identificados diversos problemas do brasão de armas da cidade de Évora e tentar-se-á uma clarificação da sua aplicação na construção da identidade da cidade e do município. O brasão da cidade é um símbolo histórico e deve ser preservado, uma vez que nos conta parte da narrativa da cidade, neste trabalho serão identificados vários casos de utilização indevida e adulteração do brasão. Assim, e porque se considera um símbolo institucional, será proposto que a utilização deste seja apenas de carácter protocolar, com a intenção assumida de determinar uma nova proposta de marca/identidade visual para o município, onde está incluída uma campanha promocional, com os suportes técnicos passiveis de utilização na estratégia de marketing e publicidade; ### Abstract: In Portugal, the heraldry as a science, technique and art have long been concerned with the question of representation and graphical identification of cities and municipalities, serving society in a broad sense. Most cities gained during the 30s of the twentieth century, a graphical structuring towards its standardization, through the use of the municipal coat of arms, which still applies today as graphic image in the municipal protocol. As symbol of the cities, generally the Coat of Arms are used in all the municipal communication tools, either institutional or promotional. However, in the last two decades, most cities and municipalities felt the need to affirm themselves on this subject and, regardless of the existing heraldic rules and system, created and adopted a new visual identity distinguishing themselves from one another. The present study is focused on the city of Évora, its history, tradition, heritage, culture and coat of arms. Today, we’re living in a society dealing with several problems and therefore the local authorities and cities daily face new challenges in an extremely competitive environment, competition which created the need for requalification in terms of image and communication, in order to attract more population and investment. It’s imperative that the city of Évora distinguishes itself from other cities through an important active, the recognition of the label of World Heritage, which will be necessary reflected in its visual identity. This study identifies various problems on the Coat of Arms of the city of Évora and will also try to clarify its use in the construction of the identity of the city and municipality. The Coat of Arms of the city it’s an historic symbol which must be preserved, it tell us something about the story of the city. This study will also identify several cases of misuse and adulteration of the Coat of Arms. Thus, and because it is considered an institutional symbol, it will be proposed its use only in protocol and institutional communication, with the firm intention of determining a new proposal for brand/visual identity for the Municipality, to be used specifically in promotion campaigns, with the necessary technical supports liable to be used in the marketing strategy and advertising. |
id |
RCAP_9e4030471b70177948bfa1434a67e656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visualDesign de comunicaçãoIdentidade urbanaBrasãoÉvoraMarcaMunicípioEm Portugal, a heráldica enquanto ciência, técnica e arte há muito que se preocupa com a questão da representação e identificação gráfica das cidades e das autarquias, servindo a sociedade de forma abrangente. As cidades ganharam na década de trinta do século XX, uma estruturação gráfica no sentido da sua uniformização, através dos brasões municipais, os quais se mantém ainda hoje como elemento gráfico de destaque no protocolo autárquico. Símbolos das cidades, os brasões são usados em toda a comunicação institucional e promocional do município. Contudo, nas duas últimas décadas muitas cidades e municípios sentiram necessidade de se afirmarem nesta matéria e, independentemente do sistema e regras heráldicas existentes, criaram e adoptaram uma nova identidade visual que as distingue das restantes. O presente estudo centra-se na cidade de Évora, na sua história, tradição, património, cultura e no brasão do município. Vivemos hoje numa sociedade que se confronta com os mais diversos problemas e por isso os órgãos de gestão autárquica e cidades estão diariamente perante novos desafios e um ambiente fortemente competitivo, sendo que essa concorrência criou a necessidade de se requalificarem em termos de imagem e comunicação, de modo a atrair mais população e investimento. É imperativo que a cidade de Évora se diferencie de outras, através de um activo importante, o reconhecimento de que é Património da Humanidade, o que terá reflexos obrigatoriamente na sua identidade visual. Com este estudo, serão identificados diversos problemas do brasão de armas da cidade de Évora e tentar-se-á uma clarificação da sua aplicação na construção da identidade da cidade e do município. O brasão da cidade é um símbolo histórico e deve ser preservado, uma vez que nos conta parte da narrativa da cidade, neste trabalho serão identificados vários casos de utilização indevida e adulteração do brasão. Assim, e porque se considera um símbolo institucional, será proposto que a utilização deste seja apenas de carácter protocolar, com a intenção assumida de determinar uma nova proposta de marca/identidade visual para o município, onde está incluída uma campanha promocional, com os suportes técnicos passiveis de utilização na estratégia de marketing e publicidade; ### Abstract: In Portugal, the heraldry as a science, technique and art have long been concerned with the question of representation and graphical identification of cities and municipalities, serving society in a broad sense. Most cities gained during the 30s of the twentieth century, a graphical structuring towards its standardization, through the use of the municipal coat of arms, which still applies today as graphic image in the municipal protocol. As symbol of the cities, generally the Coat of Arms are used in all the municipal communication tools, either institutional or promotional. However, in the last two decades, most cities and municipalities felt the need to affirm themselves on this subject and, regardless of the existing heraldic rules and system, created and adopted a new visual identity distinguishing themselves from one another. The present study is focused on the city of Évora, its history, tradition, heritage, culture and coat of arms. Today, we’re living in a society dealing with several problems and therefore the local authorities and cities daily face new challenges in an extremely competitive environment, competition which created the need for requalification in terms of image and communication, in order to attract more population and investment. It’s imperative that the city of Évora distinguishes itself from other cities through an important active, the recognition of the label of World Heritage, which will be necessary reflected in its visual identity. This study identifies various problems on the Coat of Arms of the city of Évora and will also try to clarify its use in the construction of the identity of the city and municipality. The Coat of Arms of the city it’s an historic symbol which must be preserved, it tell us something about the story of the city. This study will also identify several cases of misuse and adulteration of the Coat of Arms. Thus, and because it is considered an institutional symbol, it will be proposed its use only in protocol and institutional communication, with the firm intention of determining a new proposal for brand/visual identity for the Municipality, to be used specifically in promotion campaigns, with the necessary technical supports liable to be used in the marketing strategy and advertising.Universidade de Évora2014-02-19T14:59:05Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10723http://hdl.handle.net/10174/10723TID:201224879portelmo.marono@gmail.com743Marono, Telmo Jorge Amaro Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:32.815162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
title |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
spellingShingle |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual Marono, Telmo Jorge Amaro Pereira Design de comunicação Identidade urbana Brasão Évora Marca Município |
title_short |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
title_full |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
title_fullStr |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
title_full_unstemmed |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
title_sort |
Passado, presente e futuro do brasão da Câmara Municipal de Évora: uma nova proposta de identidade visual |
author |
Marono, Telmo Jorge Amaro Pereira |
author_facet |
Marono, Telmo Jorge Amaro Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marono, Telmo Jorge Amaro Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de comunicação Identidade urbana Brasão Évora Marca Município |
topic |
Design de comunicação Identidade urbana Brasão Évora Marca Município |
description |
Em Portugal, a heráldica enquanto ciência, técnica e arte há muito que se preocupa com a questão da representação e identificação gráfica das cidades e das autarquias, servindo a sociedade de forma abrangente. As cidades ganharam na década de trinta do século XX, uma estruturação gráfica no sentido da sua uniformização, através dos brasões municipais, os quais se mantém ainda hoje como elemento gráfico de destaque no protocolo autárquico. Símbolos das cidades, os brasões são usados em toda a comunicação institucional e promocional do município. Contudo, nas duas últimas décadas muitas cidades e municípios sentiram necessidade de se afirmarem nesta matéria e, independentemente do sistema e regras heráldicas existentes, criaram e adoptaram uma nova identidade visual que as distingue das restantes. O presente estudo centra-se na cidade de Évora, na sua história, tradição, património, cultura e no brasão do município. Vivemos hoje numa sociedade que se confronta com os mais diversos problemas e por isso os órgãos de gestão autárquica e cidades estão diariamente perante novos desafios e um ambiente fortemente competitivo, sendo que essa concorrência criou a necessidade de se requalificarem em termos de imagem e comunicação, de modo a atrair mais população e investimento. É imperativo que a cidade de Évora se diferencie de outras, através de um activo importante, o reconhecimento de que é Património da Humanidade, o que terá reflexos obrigatoriamente na sua identidade visual. Com este estudo, serão identificados diversos problemas do brasão de armas da cidade de Évora e tentar-se-á uma clarificação da sua aplicação na construção da identidade da cidade e do município. O brasão da cidade é um símbolo histórico e deve ser preservado, uma vez que nos conta parte da narrativa da cidade, neste trabalho serão identificados vários casos de utilização indevida e adulteração do brasão. Assim, e porque se considera um símbolo institucional, será proposto que a utilização deste seja apenas de carácter protocolar, com a intenção assumida de determinar uma nova proposta de marca/identidade visual para o município, onde está incluída uma campanha promocional, com os suportes técnicos passiveis de utilização na estratégia de marketing e publicidade; ### Abstract: In Portugal, the heraldry as a science, technique and art have long been concerned with the question of representation and graphical identification of cities and municipalities, serving society in a broad sense. Most cities gained during the 30s of the twentieth century, a graphical structuring towards its standardization, through the use of the municipal coat of arms, which still applies today as graphic image in the municipal protocol. As symbol of the cities, generally the Coat of Arms are used in all the municipal communication tools, either institutional or promotional. However, in the last two decades, most cities and municipalities felt the need to affirm themselves on this subject and, regardless of the existing heraldic rules and system, created and adopted a new visual identity distinguishing themselves from one another. The present study is focused on the city of Évora, its history, tradition, heritage, culture and coat of arms. Today, we’re living in a society dealing with several problems and therefore the local authorities and cities daily face new challenges in an extremely competitive environment, competition which created the need for requalification in terms of image and communication, in order to attract more population and investment. It’s imperative that the city of Évora distinguishes itself from other cities through an important active, the recognition of the label of World Heritage, which will be necessary reflected in its visual identity. This study identifies various problems on the Coat of Arms of the city of Évora and will also try to clarify its use in the construction of the identity of the city and municipality. The Coat of Arms of the city it’s an historic symbol which must be preserved, it tell us something about the story of the city. This study will also identify several cases of misuse and adulteration of the Coat of Arms. Thus, and because it is considered an institutional symbol, it will be proposed its use only in protocol and institutional communication, with the firm intention of determining a new proposal for brand/visual identity for the Municipality, to be used specifically in promotion campaigns, with the necessary technical supports liable to be used in the marketing strategy and advertising. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T14:59:05Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10723 http://hdl.handle.net/10174/10723 TID:201224879 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10723 |
identifier_str_mv |
TID:201224879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
telmo.marono@gmail.com 743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136529637965824 |