Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rosana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Nuno Magalhães, Costa, T.D
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10817
Resumo: Objetivando instrumentalizar a área de capacitação das organizações públicas com um dispositivo informatizado que oferte desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e, simultaneamente, estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriados a sua forma de apreender foi realizado um estudo aplicando a metodologia de pesquisa-ação com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras que são referência na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados dois mecanismos: a decomposição de competências e, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004) para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem para testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e possibilitou o planejamento e a concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem sob os moldes blended para compor um sistema informatizado de gestão por competências.
id RCAP_9e5ec1bb89ea292625c5e90195b0b671
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competênciasTrilhas de aprendizagemGestão por competênciasBlended learningDesign instrucionalSistema informatizadoObjetivando instrumentalizar a área de capacitação das organizações públicas com um dispositivo informatizado que oferte desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e, simultaneamente, estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriados a sua forma de apreender foi realizado um estudo aplicando a metodologia de pesquisa-ação com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras que são referência na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados dois mecanismos: a decomposição de competências e, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004) para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem para testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e possibilitou o planejamento e a concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem sob os moldes blended para compor um sistema informatizado de gestão por competências.Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaChagas, RosanaRibeiro, Nuno MagalhãesCosta, T.D2022-03-07T11:39:38Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10817por1984-3097info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:10:06Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:35.641605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
title Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
spellingShingle Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
Chagas, Rosana
Trilhas de aprendizagem
Gestão por competências
Blended learning
Design instrucional
Sistema informatizado
title_short Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
title_full Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
title_fullStr Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
title_full_unstemmed Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
title_sort Modelo baseado em blended learning para trilhas de aprendizagem por competências
author Chagas, Rosana
author_facet Chagas, Rosana
Ribeiro, Nuno Magalhães
Costa, T.D
author_role author
author2 Ribeiro, Nuno Magalhães
Costa, T.D
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rosana
Ribeiro, Nuno Magalhães
Costa, T.D
dc.subject.por.fl_str_mv Trilhas de aprendizagem
Gestão por competências
Blended learning
Design instrucional
Sistema informatizado
topic Trilhas de aprendizagem
Gestão por competências
Blended learning
Design instrucional
Sistema informatizado
description Objetivando instrumentalizar a área de capacitação das organizações públicas com um dispositivo informatizado que oferte desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e, simultaneamente, estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriados a sua forma de apreender foi realizado um estudo aplicando a metodologia de pesquisa-ação com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras que são referência na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados dois mecanismos: a decomposição de competências e, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004) para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem para testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e possibilitou o planejamento e a concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem sob os moldes blended para compor um sistema informatizado de gestão por competências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-03-07T11:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10817
url http://hdl.handle.net/10284/10817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1984-3097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130342614892544