Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Edson Souza de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Beatriz Oliveira, Sá, César Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/15066
Resumo: O paradigma centrado no pensamento docente tem despertado interesses educativos. Neste estudo o objetivo proposto foi compreender a percepção docente acerca dos reflexos da formação inicial, com enfoque descritivo interpretativo, a partir de uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma amostra formada por 12 professores de Educação Física, em três Colégios de Aplicação da região sul do Brasil, inquiridos por entrevistas semi-estruturadas. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo, pelo sistema de categorização por via indutiva. As categorias vinculam-se à formação inicial e contínua e à relação teoria e prática. Infere-se, pelos resultados obtidos, a preocupação dos professores em redimensionar suas propostas e práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar. Relativamente à formação inicial, destaca-se a necessidade dos professores de enfatizar a aquisição de conhecimentos técnicos, em detrimento da construção de competências teórico-práticas. Julgamos existir precária transferência de saberes inerentes à docência da Educação Física neste nível de ensino.
id RCAP_9e6f35708aea1f12b78e47030979059a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação físicaPercepciones docentes sobre la formación inicial en la actuación pedagógica: estudio del caso de los profesores de educación físicaTeacher perceptions about initial training in pedagogic actuation: study of the case of the physical education teachersEducação físicaFormação docentePercepções docentesEducación físicaFormación docentePercepciones docentesPhysical educationTeacher trainingTeacher perceptionsO paradigma centrado no pensamento docente tem despertado interesses educativos. Neste estudo o objetivo proposto foi compreender a percepção docente acerca dos reflexos da formação inicial, com enfoque descritivo interpretativo, a partir de uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma amostra formada por 12 professores de Educação Física, em três Colégios de Aplicação da região sul do Brasil, inquiridos por entrevistas semi-estruturadas. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo, pelo sistema de categorização por via indutiva. As categorias vinculam-se à formação inicial e contínua e à relação teoria e prática. Infere-se, pelos resultados obtidos, a preocupação dos professores em redimensionar suas propostas e práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar. Relativamente à formação inicial, destaca-se a necessidade dos professores de enfatizar a aquisição de conhecimentos técnicos, em detrimento da construção de competências teórico-práticas. Julgamos existir precária transferência de saberes inerentes à docência da Educação Física neste nível de ensino.El paradigma centrado en el pensamiento docente despierta cada vez más intereses entre los investigadores de la educación. En esta investigación el objetivo propuesto ha sido comprender la percepción docente de la formación inicial desde un enfoque descriptivo interpretativo, a partir de un abordaje cualitativo. Se trata de una muestra formada por 12 profesores de Educación Física en tres Colégios de Aplicação de la región sur de Brasil, analizados a través de entrevistas semiestructuradas. Las respuestas fueron sometidas a un análisis de contenido por un sistema de categorización inductiva. Las categorías se vinculan a la formación inicial y continua, y relacionan teoría y práctica. Se deduce, a través de los resultados obtenidos, la preocupación de los profesores por redimensionar propuestas y prácticas pedagógicas desde una perspectiva interdisciplinar. En relación a la formación inicial se destaca la necesidad de los profesores de priorizar la adquisición de conocimientos técnicos en detrimento del desarrollo de competencias teórico-prácticas. Consideramos precaria la transferencia de saberes inherentes a la docencia de la Educación Física.The paradigm focused on teaching thought awakens more interest amongst the researches in education. In this research the proposed objective was to understand the perception of teaching of the initial training from a descriptive approach interpretative from a qualitative approach. The sample is formed by 12 physical education teachers in three implementation schools in the southern region of Brazil, analysed through semi-structured interviews. The responses were subjected to a content analysis by an inductive categorization system. The categories are linked to the initial and continuing training, and relations theory and practice. It is deducted, through the results obtained, the concern of teachers for resizing the pedagogical practices and approaches from the interdisciplinary perspective. In relation to the initial training its emphasized in the teaching staff the need to prioritize the acquisition of technical skills to the detriment of the theoretical-practical competencies development. We consider precarious the transfer of knowledge inherent to the Physical Education teaching.Bolsa ALBANFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIEC - unidade de investigação 317Organización de Estados Iberoamericanos. Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU/OEI)Universidade do MinhoAzevedo, Edson Souza dePereira, Beatriz OliveiraSá, César Augusto2011-03-152011-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15066por1022-65081681-5653http://www.rieoei.org/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:48.541167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
Percepciones docentes sobre la formación inicial en la actuación pedagógica: estudio del caso de los profesores de educación física
Teacher perceptions about initial training in pedagogic actuation: study of the case of the physical education teachers
title Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
spellingShingle Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
Azevedo, Edson Souza de
Educação física
Formação docente
Percepções docentes
Educación física
Formación docente
Percepciones docentes
Physical education
Teacher training
Teacher perceptions
title_short Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
title_full Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
title_fullStr Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
title_full_unstemmed Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
title_sort Percepções docentes acerca da formação inicial na atuação pedagógica: estudo de caso dos professores de educação física
author Azevedo, Edson Souza de
author_facet Azevedo, Edson Souza de
Pereira, Beatriz Oliveira
Sá, César Augusto
author_role author
author2 Pereira, Beatriz Oliveira
Sá, César Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Edson Souza de
Pereira, Beatriz Oliveira
Sá, César Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação docente
Percepções docentes
Educación física
Formación docente
Percepciones docentes
Physical education
Teacher training
Teacher perceptions
topic Educação física
Formação docente
Percepções docentes
Educación física
Formación docente
Percepciones docentes
Physical education
Teacher training
Teacher perceptions
description O paradigma centrado no pensamento docente tem despertado interesses educativos. Neste estudo o objetivo proposto foi compreender a percepção docente acerca dos reflexos da formação inicial, com enfoque descritivo interpretativo, a partir de uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma amostra formada por 12 professores de Educação Física, em três Colégios de Aplicação da região sul do Brasil, inquiridos por entrevistas semi-estruturadas. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo, pelo sistema de categorização por via indutiva. As categorias vinculam-se à formação inicial e contínua e à relação teoria e prática. Infere-se, pelos resultados obtidos, a preocupação dos professores em redimensionar suas propostas e práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar. Relativamente à formação inicial, destaca-se a necessidade dos professores de enfatizar a aquisição de conhecimentos técnicos, em detrimento da construção de competências teórico-práticas. Julgamos existir precária transferência de saberes inerentes à docência da Educação Física neste nível de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-15
2011-03-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/15066
url http://hdl.handle.net/1822/15066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1022-6508
1681-5653
http://www.rieoei.org/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos. Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU/OEI)
publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos. Centro de Altos Estudios Universitarios (CAEU/OEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132224341147648