WWW: Die unendliche Mediothek
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | deu |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85144 |
Resumo: | O título do artigo – WWW: A mediateca interminável – alude metaforicamente às transformações medias, de repercussões tecnológicas mas também percetivas, cognitivas e epistemológicas, que acontecem no alargamento transsemiótico de uma fase basicamente “escritural” da Internet ao interface “pictoral” da World Wide Web. O autor parte de uma breve introdução à viragem de paradigma na área das Ciências Humanas (Geisteswissenschaften) que se manifesta na passagem, mais ou menos gradual a partir de meados do século XX, de uma conceção antropomórfica para uma perspetiva que focaliza as formas exteriorizadas do ser e saber e que, consequentemente, passa a dar especial relevo ao conceito de “medialidade. De seguida, são expostas algumas das complexas relações de continuidade e descontinuidade entre conceções literárias e culturai, por um lado, anteriores ao atual “media hype”, tais como intertextualidade, hipertextualidade e intermedialidade, e por outro, conceitos intrinsecamente ligados ao discurso contemporâneos dos média digitais (multimedialidade, transmedialidade, hipermedialidade, hipertexto eletrónico). O artigo é concluído com algumas pistas de leitura, sugeridas tanto na sua forma “clássica” do livro como em versão eletrónica que espelham o atual debate entre duas posições extremas, ora de um desenfreado media-otimismo, ora de uma profunda nostalgia pelo velho mundo dos livros. |
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WWW: Die unendliche MediothekHumanidades::Línguas e LiteraturasO título do artigo – WWW: A mediateca interminável – alude metaforicamente às transformações medias, de repercussões tecnológicas mas também percetivas, cognitivas e epistemológicas, que acontecem no alargamento transsemiótico de uma fase basicamente “escritural” da Internet ao interface “pictoral” da World Wide Web. O autor parte de uma breve introdução à viragem de paradigma na área das Ciências Humanas (Geisteswissenschaften) que se manifesta na passagem, mais ou menos gradual a partir de meados do século XX, de uma conceção antropomórfica para uma perspetiva que focaliza as formas exteriorizadas do ser e saber e que, consequentemente, passa a dar especial relevo ao conceito de “medialidade. De seguida, são expostas algumas das complexas relações de continuidade e descontinuidade entre conceções literárias e culturai, por um lado, anteriores ao atual “media hype”, tais como intertextualidade, hipertextualidade e intermedialidade, e por outro, conceitos intrinsecamente ligados ao discurso contemporâneos dos média digitais (multimedialidade, transmedialidade, hipermedialidade, hipertexto eletrónico). O artigo é concluído com algumas pistas de leitura, sugeridas tanto na sua forma “clássica” do livro como em versão eletrónica que espelham o atual debate entre duas posições extremas, ora de um desenfreado media-otimismo, ora de uma profunda nostalgia pelo velho mundo dos livros.Universidade do MinhoMatos, Mário20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85144deu0870-0672info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:31:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:33.410219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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