A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82 |
Resumo: | A pesquisa de informação na Internet tem assumido um papel preponderante por parte dos turistas quando planeiam as suas viagens. Devido à interação social a vários níveis e em vários contextos, os media sociais surgem como aplicações de grande importância na divulgação de informação turística. Desta forma, pretende-se avaliar a implementação e a utilização dos media sociais pelas Organizações de Gestão de Destinos (OGD) portuguesas. Neste âmbito, um inquérito por questionário foi aplicado às OGD selecionadas de modo a determinar: quais as aplicações mais utilizadas de media sociais, qual o retorno obtido na utilização deste tipo de aplicações e como é feita a gestão de produção e publicação dos conteúdos. As OGD em causa foram também caracterizadas quanto à sua dimensão territorial, ao número de funcionários, ao orçamento anual de operação e à sua pegada social. |
id |
RCAP_9e7f33bd83bd4a96e80d8af1adfd2276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/82 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesasThe usage of social media by the destination management organizations. The case study of the Portuguese DMO: interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0.: interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0.A pesquisa de informação na Internet tem assumido um papel preponderante por parte dos turistas quando planeiam as suas viagens. Devido à interação social a vários níveis e em vários contextos, os media sociais surgem como aplicações de grande importância na divulgação de informação turística. Desta forma, pretende-se avaliar a implementação e a utilização dos media sociais pelas Organizações de Gestão de Destinos (OGD) portuguesas. Neste âmbito, um inquérito por questionário foi aplicado às OGD selecionadas de modo a determinar: quais as aplicações mais utilizadas de media sociais, qual o retorno obtido na utilização deste tipo de aplicações e como é feita a gestão de produção e publicação dos conteúdos. As OGD em causa foram também caracterizadas quanto à sua dimensão territorial, ao número de funcionários, ao orçamento anual de operação e à sua pegada social.Searching information on the Internet has taken a lead role in planning trips by tourists. Due to social interaction at several levels and in different scopes, the social media applications have emerged as very important applications for spreading tourist information. Accordingly, our aim is to evaluate the implementation and the use of social media applications by the Portuguese Destination Management Organizations (DMO). A questionnaire was applied to the selected DMO in order to know: which social media applications were the most popular, which return they get as a consequence of using this type of applications, and who manages the production and publishes the contents. The DMO were analyzed according to their territorial dimension, human resources, annual budget and social foot-print.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-114Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-1142182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82/79Copyright (c) 2016 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA)2024-01-27T07:45:47Zoai:ojs.dosalgarves:article/82Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:08.175457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas The usage of social media by the destination management organizations. The case study of the Portuguese DMO |
title |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas |
spellingShingle |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI) : interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0. : interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0. |
title_short |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas |
title_full |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas |
title_fullStr |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas |
title_full_unstemmed |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas |
title_sort |
A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas |
author |
Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI) |
author_facet |
Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI) Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA) |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI) Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0. : interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0. |
topic |
: interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0. : interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0. |
description |
A pesquisa de informação na Internet tem assumido um papel preponderante por parte dos turistas quando planeiam as suas viagens. Devido à interação social a vários níveis e em vários contextos, os media sociais surgem como aplicações de grande importância na divulgação de informação turística. Desta forma, pretende-se avaliar a implementação e a utilização dos media sociais pelas Organizações de Gestão de Destinos (OGD) portuguesas. Neste âmbito, um inquérito por questionário foi aplicado às OGD selecionadas de modo a determinar: quais as aplicações mais utilizadas de media sociais, qual o retorno obtido na utilização deste tipo de aplicações e como é feita a gestão de produção e publicação dos conteúdos. As OGD em causa foram também caracterizadas quanto à sua dimensão territorial, ao número de funcionários, ao orçamento anual de operação e à sua pegada social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-114 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-114 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066324328448 |