A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82
Resumo: A pesquisa de informação na Internet tem assumido um papel preponderante por parte dos turistas quando planeiam as suas viagens. Devido à interação social a vários níveis e em vários contextos, os media sociais surgem como aplicações de grande importância na divulgação de informação turística. Desta forma, pretende-se avaliar a implementação e a utilização dos media sociais pelas Organizações de Gestão de Destinos (OGD) portuguesas. Neste âmbito, um inquérito por questionário foi aplicado às OGD selecionadas de modo a determinar: quais as aplicações mais utilizadas de media sociais, qual o retorno obtido na utilização deste tipo de aplicações e como é feita a gestão de produção e publicação dos conteúdos. As OGD em causa foram também caracterizadas quanto à sua dimensão territorial, ao número de funcionários, ao orçamento anual de operação e à sua pegada social.
id RCAP_9e7f33bd83bd4a96e80d8af1adfd2276
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/82
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesasThe usage of social media by the destination management organizations. The case study of the Portuguese DMO: interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0.: interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0.A pesquisa de informação na Internet tem assumido um papel preponderante por parte dos turistas quando planeiam as suas viagens. Devido à interação social a vários níveis e em vários contextos, os media sociais surgem como aplicações de grande importância na divulgação de informação turística. Desta forma, pretende-se avaliar a implementação e a utilização dos media sociais pelas Organizações de Gestão de Destinos (OGD) portuguesas. Neste âmbito, um inquérito por questionário foi aplicado às OGD selecionadas de modo a determinar: quais as aplicações mais utilizadas de media sociais, qual o retorno obtido na utilização deste tipo de aplicações e como é feita a gestão de produção e publicação dos conteúdos. As OGD em causa foram também caracterizadas quanto à sua dimensão territorial, ao número de funcionários, ao orçamento anual de operação e à sua pegada social.Searching information on the Internet has taken a lead role in planning trips by tourists. Due to social interaction at several levels and in different scopes, the social media applications have emerged as very important applications for spreading tourist information. Accordingly, our aim is to evaluate the implementation and the use of social media applications by the Portuguese Destination Management Organizations (DMO). A questionnaire was applied to the selected DMO in order to know: which social media applications were the most popular, which return they get as a consequence of using this type of applications, and who manages the production and publishes the contents. The DMO were analyzed according to their territorial dimension, human resources, annual budget and social foot-print.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-114Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-1142182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82/79Copyright (c) 2016 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA)2024-01-27T07:45:47Zoai:ojs.dosalgarves:article/82Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:08.175457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
The usage of social media by the destination management organizations. The case study of the Portuguese DMO
title A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
spellingShingle A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
: interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0.
: interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0.
title_short A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
title_full A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
title_fullStr A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
title_full_unstemmed A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
title_sort A utilização de Media Sociais pelas organizações de gestão de destinos. O caso de estudo das OGD portuguesas
author Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
author_facet Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA)
author_role author
author2 Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Vítor; Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
Raposo, Rui; Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação CETAC.MEDIA)
dc.subject.por.fl_str_mv : interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0.
: interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0.
topic : interação; media sociais; organização de gestão de destinos; turismo; web 2.0.
: interaction; social media; destination management organization; tourism; web 2.0.
description A pesquisa de informação na Internet tem assumido um papel preponderante por parte dos turistas quando planeiam as suas viagens. Devido à interação social a vários níveis e em vários contextos, os media sociais surgem como aplicações de grande importância na divulgação de informação turística. Desta forma, pretende-se avaliar a implementação e a utilização dos media sociais pelas Organizações de Gestão de Destinos (OGD) portuguesas. Neste âmbito, um inquérito por questionário foi aplicado às OGD selecionadas de modo a determinar: quais as aplicações mais utilizadas de media sociais, qual o retorno obtido na utilização deste tipo de aplicações e como é feita a gestão de produção e publicação dos conteúdos. As OGD em causa foram também caracterizadas quanto à sua dimensão territorial, ao número de funcionários, ao orçamento anual de operação e à sua pegada social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/82/79
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-114
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; v. 2, n. 26 (2015); 87-114
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066324328448