Escola: um espaço a encontrar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adelaide Maria Jacinto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5884
Resumo: Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_9e8e23313393e5e04b1b4ff5c63bfa95
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola: um espaço a encontrarEducação visual e tecnológicaEspaçoApropriação do espaço escolarPreservação do espaço escolarRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioVisual and technological educationSpaceOwnership of school spacePreservation of school spaceMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoO trabalho que agora apresentamos insere-se no estudo da problemática da apropriação e preservação do espaço escolar. O objecto de estudo a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, enquanto promotora de uma relação que potencie a intervenção dos alunos nesse mesmo espaço, servindo como agente para a sua apropriação e preservação. Tendo como opção metodológica a investigação-acção, pretende-se perceber se existiu uma alteração no comportamento e no relacionamento dos alunos com o espaço escolar, após a intervenção proporcionada pela disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Neste contexto procurou-se: i) identificar a importância que tem para os alunos a participação em projectos de intervenção no espaço escolar; ii) contribuir para que os alunos preservem esse mesmo espaço. Provindo do trabalho pedagógico “Escola, um espaço a encontrar”, cujo teor se centra numa intervenção estética no átrio do bloco B, da escola sede, do Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I em Alcochete, encetada por uma turma de 6º ano, pretendeu-se: i) contribuir para que os alunos respeitem os espaços escolares; ii) contribuir para que os alunos preservem o trabalho dos colegas. Os resultados deste estudo apontam para a importância que os alunos põem na tónica da proximidade que sentiram com o espaço escolar através desta actividade, denotando-se uma maior tendência para a preservação do mesmo. Partindo da análise dos resultados apresentam-se as conclusões do estudo, limitações e implicações educativas, perspectivando-se novos caminhos de investigação.The work that now falls within the present study the question of ownership and maintenance of the school. The object of study the discipline of Visual and Technological Education, as a promoter of a relationship that enhances the involvement of students in that space, serving as agent for the ownership and preservation. Having as a methodological option action research, we intend to see if there was a change in behavior and students' relationship with the school after the intervention provided by the discipline of Visual and Technological Education. In this context we sought to: i) identify the importance for students to participate in projects of intervention in the school, ii) help students to preserve this space. Coming from the pedagogical work "School, a place to find" content, which focuses on aesthetic intervention in the lobby of Block B, the school's headquarters, the Group of Schools King D. Manuel I in Alcochete, initiated by a group of 6th year, aimed to: i) to help students meet the school premises, ii) help students to preserve the work of others. The results of this study indicate the importance that students put emphasis on the closeness they felt with the school through this activity, indicating a greater tendency to preserve the same. Based on the analysis of the results we present the findings, limitations and implications for education, looking ahead to new avenues of research.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalJesus, Isabel Henriques deRepositório ComumAlves, Adelaide Maria Jacinto2014-03-04T15:16:01Z2011-042011-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationhttp://hdl.handle.net/10400.26/5884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:35.725638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola: um espaço a encontrar
title Escola: um espaço a encontrar
spellingShingle Escola: um espaço a encontrar
Alves, Adelaide Maria Jacinto
Educação visual e tecnológica
Espaço
Apropriação do espaço escolar
Preservação do espaço escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Visual and technological education
Space
Ownership of school space
Preservation of school space
title_short Escola: um espaço a encontrar
title_full Escola: um espaço a encontrar
title_fullStr Escola: um espaço a encontrar
title_full_unstemmed Escola: um espaço a encontrar
title_sort Escola: um espaço a encontrar
author Alves, Adelaide Maria Jacinto
author_facet Alves, Adelaide Maria Jacinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Isabel Henriques de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Adelaide Maria Jacinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação visual e tecnológica
Espaço
Apropriação do espaço escolar
Preservação do espaço escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Visual and technological education
Space
Ownership of school space
Preservation of school space
topic Educação visual e tecnológica
Espaço
Apropriação do espaço escolar
Preservação do espaço escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Visual and technological education
Space
Ownership of school space
Preservation of school space
description Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04
2011-04-01T00:00:00Z
2014-03-04T15:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5884
url http://hdl.handle.net/10400.26/5884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135320240816128