Estratégias de inserção profissional dos jovens potenciais empreendedores da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23309 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho) |
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Estratégias de inserção profissional dos jovens potenciais empreendedores da Universidade do MinhoEmpreendedorismoPotencial empreendedorInserção profissionalEntrepreneurshipEntrepreneurial potentialProfessional insertion331.5:378378:331.5316.334.2Dissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)Nos últimos tempos, em Portugal, o empreendedorismo apresenta-se cada vez mais como uma das possíveis vias de acesso ao mercado de trabalho, podendo mesmo constituir uma opção alternativa de inserção profissional, que se figura importante para os jovens licenciados. A presente dissertação, intitulada “Estratégias de inserção profissional dos jovens potenciais empreendedores da Universidade do Minho”, procurou desenvolver um estudo a respeito do empreendedorismo enquanto mecanismo de resposta à inserção profissional. Para além da apresentação do empreendedorismo enquanto opção individual, destaca-se o papel que as instituições de ensino superior devem assumir no desenvolvimento do espírito empreendedor dos seus alunos. Esta dissertação discute, assim, o empreendedorismo no seio dos jovens licenciados que revelaram ter potencial empreendedor. Assumimos aqui o conceito de potencial empreendedor como sendo a manifestação de vontade/desejo por parte dos jovens licenciados, em algum momento da sua trajetória profissional, de vir a criar o seu próprio emprego ou ser trabalhador independente, mesmo que tal não se tenha concretizado. Realizamos, assim, uma análise sobre as suas experiências profissionais, bem como a sua visão do empreendedorismo no contexto académico e os seus projetos empreendedores. Os dados foram obtidos através da aplicação da metodologia intensiva ou estudo de casos e a realização de histórias de vida enquanto técnica de recolha de dados. Em termos gerais, dos sete potenciais empreendedores, concluiu-se que apenas dois puseram de parte a concretização do seu próprio negócio, alegando que temem enfrentar a crise económica e social que vive o país, assim como a burocracia e o problema do financiamento. Uma participante embora continue com a sua atividade profissional, iniciou-se num negócio próprio online. Quanto aos restantes participantes, neste caso quatro, estes mantêm o desejo de criar a sua empresa mas ainda não o concretizaram até ao momento. Afirmando terem enveredado por atividades profissionais, na modalidade por conta de outrem, por consideram ser proveitosas e indispensáveis no momento em que surgiram.In the recent times, Portugal, entrepreneurship presents itself increasingly as one of the possible means of access to the job market, and may even constitute an alternative option employability, that figure is important for young graduates. This dissertation, entitled “Strategies of professional insertion of young potential entrepreneurs from the University of Minho” sought to develop a study on entrepreneurship as a mechanism of response to employability. Besides the presentation of individual entrepreneurship as an option, highlight the role that higher education institutions should take in developing the entrepreneurial spirit of its students. This research discusses thus entrepreneurship within the young graduates who reported having entrepreneurial potential. We assume here the concept of entrepreneurial potential as a manifestation of will / wish on the part of young graduates, at some point in your professional career, you came to create their own jobs or be self-employed, even if it did not materialize. We conducted thus an analysis on their professional experiences, as well as his vision of entrepreneurship in the academic entrepreneurs and their projects. The data were obtained by applying the methodology or intensive case studies and conducting life stories as a technique for data collection. In general terms the seven potential entrepreneurs, it was concluded that only two put aside the embodiment of your own business, claiming they fear facing economic and social crisis that the country is experiencing, as well as the bureaucracy and funding problem. One participant even continue with their work, started a business of your own online. For the remaining participants, in this case four, they maintain the desire to create your company but have not materialized so far. Claiming to have embarked on an occupation in the sport for others, consider to be a useful and indispensable when they came.Marques, Ana PaulaUniversidade do MinhoMagalhães, Susana Marlene Rodrigues20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:02.191276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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