Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Isabel Moreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Balbé, Alice Dutra, Cabecinhas, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84444
Resumo: Imersos num mundo onde as distinções tradicionais entre produção e recepção se esbatem, os jovens confrontam-se com uma multiplicidade de imagens e interpretações do passado. Ao mesmo tempo, a sua atenção é cada vez mais disputada e fragmentada e o uso de equipamentos tecnológicos e as competências criativas são mais estimulados. Este trabalho visa colmatar uma lacuna na investigação sobre o papel do cinema no processo de (des)construção crítica dos pontos de vista dos jovens sobre si próprios e sobre o mundo. São vários os estudos sobre a memória das elites, mas escassos os que partem do modo como os jovens dão sentido à história e como molda a comunicação intercultural no cotidiano. Neste artigo, exploramos de que forma os jovens visualizam e interpretam imagens e narrativas sobre os legados do passado no presente. Apresentamos resultados de 10 grupos focais conduzidos em escolas públicas em Portugal, com 69 estudantes do ensino secundário. Como estímulo à discussão, usamos excertos de filmes cujos temas abordam a ditadura portuguesa, o colonialismo, as lutas de libertação e as relações interculturais. Os resultados mostram a importância do cinema na discussão crítica de temas como o racismo, a xenofobia e a homofobia na atualidade
id RCAP_9eb4d8a9912a2ccf1e7d6ca11d9736ea
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário portuguêsVisual culture, education and intercultural communication: Discussions with young students in PortugalCultura visual, educación y comunicación intercultural: Debates con jóvenes estudiantes en PortugalAntirracismoCinemaEducaçãoAnti-racismEducationCineEducaciónCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEducação de qualidadeImersos num mundo onde as distinções tradicionais entre produção e recepção se esbatem, os jovens confrontam-se com uma multiplicidade de imagens e interpretações do passado. Ao mesmo tempo, a sua atenção é cada vez mais disputada e fragmentada e o uso de equipamentos tecnológicos e as competências criativas são mais estimulados. Este trabalho visa colmatar uma lacuna na investigação sobre o papel do cinema no processo de (des)construção crítica dos pontos de vista dos jovens sobre si próprios e sobre o mundo. São vários os estudos sobre a memória das elites, mas escassos os que partem do modo como os jovens dão sentido à história e como molda a comunicação intercultural no cotidiano. Neste artigo, exploramos de que forma os jovens visualizam e interpretam imagens e narrativas sobre os legados do passado no presente. Apresentamos resultados de 10 grupos focais conduzidos em escolas públicas em Portugal, com 69 estudantes do ensino secundário. Como estímulo à discussão, usamos excertos de filmes cujos temas abordam a ditadura portuguesa, o colonialismo, as lutas de libertação e as relações interculturais. Os resultados mostram a importância do cinema na discussão crítica de temas como o racismo, a xenofobia e a homofobia na atualidadeImmersed in a world where traditional distinctions between production and reception are blurred, young people are confronted with various images and interpretations of the past. At the same time, their attention is increasingly disputed and fragmented and the use of technological equipment and creative skills are increasingly encouraged. This work aims to fill a gap in research on the role of cinema in the critical (de)construction of young people's points of view about themselves and the world. There are several studies on elite memories, but few focus on how young people make sense of history and how this sense shapes intercultural communication in everyday life. In this article, we are interested in exploring how young people visualize and interpret images and narratives about the legacies of the past in the present. We present some results of 10 focus groups conducted in public schools in Portugal with 69 secondary school students. As a stimulus for the discussion, we used excerpts from films whose themes address the Portuguese dictatorship, colonialism, liberation struggles and intercultural relations. The results of this study show the importance of cinema in the critical discussion of topics such as racism, xenophobia and homophobia today.Inmersos en un mundo en el que las distinciones tradicionales entre producción y recepción se difuminan, los jóvenes se enfrentan a una multiplicidad de imágenes e interpretaciones del pasado. Al mismo tiempo, su atención es cada vez más disputada y fragmentada y uso de equipos tecnológicos y habilidades creativas son estimulados. Este artículo pretende llenar un vacío en la investigación sobre el papel del cine en el proceso de (des)construcción crítica de las visiones de los jóvenes sobre sí mismos y el mundo. Existen varios estudios sobre la memoria de las élites, pero pocos sobre cómo los jóvenes dan sentido a la historia y cómo este sentido configura la comunicación intercultural en la vida cotidiana. En este artículo, exploramos cómo visualizan e interpretan los jóvenes las imágenes y narraciones sobre los legados del pasado en el presente. Presentamos algunos resultados de 10 grupos de discusión realizados en escuelas públicas de Portugal con 69 estudiantes de secundaria. Como estímulo para el debate, utilizamos extractos de películas cuyos temas tratan de la dictadura portuguesa, el colonialismo, las luchas de liberación y las relaciones interculturales. Los resultados muestran la importancia del cine en la discusión crítica de temas como el racismo, la xenofobia y la homofobia en la actualidad.Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)Universidade do MinhoMacedo, Isabel MoreiraBalbé, Alice DutraCabecinhas, Rosa20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84444porMacedo, I., Balbé, A., & Cabecinhas, R. (2023). Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português. Educação em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v2317-009310.36704/eef.v26i48.7145https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7145info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:29.436336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
Visual culture, education and intercultural communication: Discussions with young students in Portugal
Cultura visual, educación y comunicación intercultural: Debates con jóvenes estudiantes en Portugal
title Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
spellingShingle Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
Macedo, Isabel Moreira
Antirracismo
Cinema
Educação
Anti-racism
Education
Cine
Educación
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Educação de qualidade
title_short Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
title_full Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
title_fullStr Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
title_full_unstemmed Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
title_sort Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
author Macedo, Isabel Moreira
author_facet Macedo, Isabel Moreira
Balbé, Alice Dutra
Cabecinhas, Rosa
author_role author
author2 Balbé, Alice Dutra
Cabecinhas, Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Isabel Moreira
Balbé, Alice Dutra
Cabecinhas, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Antirracismo
Cinema
Educação
Anti-racism
Education
Cine
Educación
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Educação de qualidade
topic Antirracismo
Cinema
Educação
Anti-racism
Education
Cine
Educación
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Educação de qualidade
description Imersos num mundo onde as distinções tradicionais entre produção e recepção se esbatem, os jovens confrontam-se com uma multiplicidade de imagens e interpretações do passado. Ao mesmo tempo, a sua atenção é cada vez mais disputada e fragmentada e o uso de equipamentos tecnológicos e as competências criativas são mais estimulados. Este trabalho visa colmatar uma lacuna na investigação sobre o papel do cinema no processo de (des)construção crítica dos pontos de vista dos jovens sobre si próprios e sobre o mundo. São vários os estudos sobre a memória das elites, mas escassos os que partem do modo como os jovens dão sentido à história e como molda a comunicação intercultural no cotidiano. Neste artigo, exploramos de que forma os jovens visualizam e interpretam imagens e narrativas sobre os legados do passado no presente. Apresentamos resultados de 10 grupos focais conduzidos em escolas públicas em Portugal, com 69 estudantes do ensino secundário. Como estímulo à discussão, usamos excertos de filmes cujos temas abordam a ditadura portuguesa, o colonialismo, as lutas de libertação e as relações interculturais. Os resultados mostram a importância do cinema na discussão crítica de temas como o racismo, a xenofobia e a homofobia na atualidade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84444
url https://hdl.handle.net/1822/84444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macedo, I., Balbé, A., & Cabecinhas, R. (2023). Cultura visual, educação e comunicação intercultural: Grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português. Educação em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v
2317-0093
10.36704/eef.v26i48.7145
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132921806716928