Conservar e Preservar o Património - Doação-Espólio Veloso Salgado. Ferreira Chaves e Veloso Salgado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/141808 |
Resumo: | Este trabalho nasce da oportunidade de poder estudar e intervir em duas obras de dois artistas diferentes: Veloso Salgado e Ferreira Chaves. No seguimento de uma doação-espólio feita ao Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), das obras existentes na casa do pintor Veloso Salgado, em Colares, as mesmas foram temporariamente transferidas para o Laboratório José de Figueiredo (LJF). Neste contexto, foi inicado um estágio no LJF, tendo por base uma obra de Veloso Salgado e outra do seu mestre José Ferreira Chaves, pertencentes à referida doação-espólio. As obras, com suporte em tela, apresentam vários tipos de degradação. O enfoque do estágio recai sobre a escolha dos métodos mais adequados de intervenção, a sua aplicação prática e a pertinência e importância da estabilização e recuperação destas obras, ligando-se este aspecto à questão dos valores do património. Este estágio teve início em outubro do ano de 2020, vindo a ser concluído no incio do mês de junho de 2021. O presente relatório apresenta as análises e estudo da obra de José Ferreira Chaves As ninfas do Mondego chorando a morte de Inês de Castro, de finais do séc. XIX, e da obra de Veloso Salgado Túlia fazendo passar o carro sobre o cadáver do pai, de 1897. Este trabalho foi levado a cabo com orientação da Doutora Mercês Lorena, conservadora-restauradora de Pintura da Direção-Geral do Património Cultural – Laboratório José de Figueiredo (DGPC-LJF) e coorientação da Professora Doutora Catarina Villamariz, doutorada em história de arte. Para as análises científicas contou com a colaboração da Drª. Ana Machado, mestre em química e responsável pelo laboratório do DGPC-LJF. Reuniu-se, assim, uma equipa diversificada e multifacetada de especialistas em várias áreas. O trabalho desenvolveu-se em três fases: enquadramento dos artistas e das suas obras, caracterização material e técnica, intervenção de conservação e restauro. |
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Conservar e Preservar o Património - Doação-Espólio Veloso Salgado. Ferreira Chaves e Veloso SalgadoConservação e RestauroPintura a óleoDoação-espólio Veloso SalgadoJosé Ferreira ChavesVeloso SalgadoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEste trabalho nasce da oportunidade de poder estudar e intervir em duas obras de dois artistas diferentes: Veloso Salgado e Ferreira Chaves. No seguimento de uma doação-espólio feita ao Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), das obras existentes na casa do pintor Veloso Salgado, em Colares, as mesmas foram temporariamente transferidas para o Laboratório José de Figueiredo (LJF). Neste contexto, foi inicado um estágio no LJF, tendo por base uma obra de Veloso Salgado e outra do seu mestre José Ferreira Chaves, pertencentes à referida doação-espólio. As obras, com suporte em tela, apresentam vários tipos de degradação. O enfoque do estágio recai sobre a escolha dos métodos mais adequados de intervenção, a sua aplicação prática e a pertinência e importância da estabilização e recuperação destas obras, ligando-se este aspecto à questão dos valores do património. Este estágio teve início em outubro do ano de 2020, vindo a ser concluído no incio do mês de junho de 2021. O presente relatório apresenta as análises e estudo da obra de José Ferreira Chaves As ninfas do Mondego chorando a morte de Inês de Castro, de finais do séc. XIX, e da obra de Veloso Salgado Túlia fazendo passar o carro sobre o cadáver do pai, de 1897. Este trabalho foi levado a cabo com orientação da Doutora Mercês Lorena, conservadora-restauradora de Pintura da Direção-Geral do Património Cultural – Laboratório José de Figueiredo (DGPC-LJF) e coorientação da Professora Doutora Catarina Villamariz, doutorada em história de arte. Para as análises científicas contou com a colaboração da Drª. Ana Machado, mestre em química e responsável pelo laboratório do DGPC-LJF. Reuniu-se, assim, uma equipa diversificada e multifacetada de especialistas em várias áreas. O trabalho desenvolveu-se em três fases: enquadramento dos artistas e das suas obras, caracterização material e técnica, intervenção de conservação e restauro.This work emerges from the opportunity to study and intervene in two works by two different artists: Veloso Salgado and Ferreira Chaves. Following a donation to the National Museum of Contemporary Art - Museu do Chiado (MNAC-MC) - of the works existing in the house of Veloso Salgado, in Colares, these were temporarily transferred to the José de Figueiredo Laboratory (LJF). Thus, an internship begun at LJF, focusing on a work by Veloso Salgado and another one by his master José Ferreira Chaves, belonging to the aforementioned donation estate. The works, supported on canvas, show several degrees of degradation. The emphasis of the intership focused on the choice of the most appropriate methods of intervention, their practical application and the relevance and importance of stabilization and recovery of these works; these aspectes were interconnected to the issue of heritage values. This internship began in October 2020 and was completed in early June 2021. The present report presents the analysis and study of the work of José Ferreira Chaves As Ninfas do Mondego chorando a morte de Inês de Castro, from the end of the 19th century, and the work of Veloso Salgado Túlia passando o carro sobre o cadáver do pai, from 1897. This work was carried out under the guidance of Dr. Mercês Lorena, curator-restorer of paintings of the General Directorate of Cultural Heritage - José de Figueiredo Laboratory (DGPC-LJF) and co-supervision of Professor Catarina Villamariz, PhD in Art History. For the scientific analyses, it had the collaboration of Dr. Ana Machado, Master in chemistry and responsible for the DGPC-LJF laboratory. Thus, a diversified team of specialists in multiple areas was assembled. The internship was developed in three phases: background on artists and their works, material and technical characterization, conservation and restoration interventionLorena, MercêsVillamariz, CatarinaRUNCirne, Catarina Filipa Jerónimo2022-07-13T10:49:51Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/141808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:19:07Zoai:run.unl.pt:10362/141808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:04.118532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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