Conservar e Preservar o Património - Doação-Espólio Veloso Salgado. Ferreira Chaves e Veloso Salgado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirne, Catarina Filipa Jerónimo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/141808
Resumo: Este trabalho nasce da oportunidade de poder estudar e intervir em duas obras de dois artistas diferentes: Veloso Salgado e Ferreira Chaves. No seguimento de uma doação-espólio feita ao Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), das obras existentes na casa do pintor Veloso Salgado, em Colares, as mesmas foram temporariamente transferidas para o Laboratório José de Figueiredo (LJF). Neste contexto, foi inicado um estágio no LJF, tendo por base uma obra de Veloso Salgado e outra do seu mestre José Ferreira Chaves, pertencentes à referida doação-espólio. As obras, com suporte em tela, apresentam vários tipos de degradação. O enfoque do estágio recai sobre a escolha dos métodos mais adequados de intervenção, a sua aplicação prática e a pertinência e importância da estabilização e recuperação destas obras, ligando-se este aspecto à questão dos valores do património. Este estágio teve início em outubro do ano de 2020, vindo a ser concluído no incio do mês de junho de 2021. O presente relatório apresenta as análises e estudo da obra de José Ferreira Chaves As ninfas do Mondego chorando a morte de Inês de Castro, de finais do séc. XIX, e da obra de Veloso Salgado Túlia fazendo passar o carro sobre o cadáver do pai, de 1897. Este trabalho foi levado a cabo com orientação da Doutora Mercês Lorena, conservadora-restauradora de Pintura da Direção-Geral do Património Cultural – Laboratório José de Figueiredo (DGPC-LJF) e coorientação da Professora Doutora Catarina Villamariz, doutorada em história de arte. Para as análises científicas contou com a colaboração da Drª. Ana Machado, mestre em química e responsável pelo laboratório do DGPC-LJF. Reuniu-se, assim, uma equipa diversificada e multifacetada de especialistas em várias áreas. O trabalho desenvolveu-se em três fases: enquadramento dos artistas e das suas obras, caracterização material e técnica, intervenção de conservação e restauro.
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