A gestão turística face às novas tendências com aplicação nas áreas protegidas : estudo de caso no âmbito do Turismo de Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5077
Resumo: Actividade multidisciplinar, o Turismo não é alheio às mudanças constantes da sociedade, da política, da tecnologia, da cultura e da economia e finança, assistindo-se ao surgimento de novas tendências quer ao nível da Procura, quer ao nível da Oferta Turística. Entre as tendências mais significativas está a maior consciencialização ambiental e o novo paradigma da Sustentabilidade, verificando-se no Turismo a crescente relevância ou importância do «Turismo de Natureza» e o uso das Áreas Protegidas para o seu desenvolvimento, obrigando imperativamente uma nova forma de estar e agir por parte da Gestão Turística. Consciente que ambas as ciências – Turismo e Gestão – evoluíram a par da própria História das sociedades, assistiu-se ao aparecimento de modelos emergentes de gestão assentes, sobretudo, no conhecimento expresso na melhoria do desempenho, na criatividade, aprendizagem e transparência. Deste modo, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências e da gestão turística face às mesmas por parte das organizações de Turismo de Natureza a operar em Áreas Protegidas. Para o efeito, foram consideradas, enquanto População-Alvo, as organizações que de acordo com a legislação portuguesa se inserem nas tipologias de Turismo no Espaço Rural, Casas da Natureza e Animação Ambiental a funcionar nos Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas do Norte e Sul. Os resultados obtidos reflectem uma homogeneidade de respostas, concluindo-se que na sua generalidade, as organizações de Turismo de Natureza a operarem em Áreas Classificadas reconhecem a necessidade de adoptar ou adaptar-se a modelos emergentes de gestão, sobretudo na base da criação de «Experiências» e «Percepções», reconhecendo para isso o papel fundamental das Dimensões de Desempenho defendidas e apresentadas na presente dissertação como súmula das tendências e da evolução da gestão no Turismo: a Inovação, a Autenticidade, o Marketing e os Agentes de Mudança.
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