A gestão turística face às novas tendências com aplicação nas áreas protegidas : estudo de caso no âmbito do Turismo de Natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5077 |
Resumo: | Actividade multidisciplinar, o Turismo não é alheio às mudanças constantes da sociedade, da política, da tecnologia, da cultura e da economia e finança, assistindo-se ao surgimento de novas tendências quer ao nível da Procura, quer ao nível da Oferta Turística. Entre as tendências mais significativas está a maior consciencialização ambiental e o novo paradigma da Sustentabilidade, verificando-se no Turismo a crescente relevância ou importância do «Turismo de Natureza» e o uso das Áreas Protegidas para o seu desenvolvimento, obrigando imperativamente uma nova forma de estar e agir por parte da Gestão Turística. Consciente que ambas as ciências – Turismo e Gestão – evoluíram a par da própria História das sociedades, assistiu-se ao aparecimento de modelos emergentes de gestão assentes, sobretudo, no conhecimento expresso na melhoria do desempenho, na criatividade, aprendizagem e transparência. Deste modo, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências e da gestão turística face às mesmas por parte das organizações de Turismo de Natureza a operar em Áreas Protegidas. Para o efeito, foram consideradas, enquanto População-Alvo, as organizações que de acordo com a legislação portuguesa se inserem nas tipologias de Turismo no Espaço Rural, Casas da Natureza e Animação Ambiental a funcionar nos Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas do Norte e Sul. Os resultados obtidos reflectem uma homogeneidade de respostas, concluindo-se que na sua generalidade, as organizações de Turismo de Natureza a operarem em Áreas Classificadas reconhecem a necessidade de adoptar ou adaptar-se a modelos emergentes de gestão, sobretudo na base da criação de «Experiências» e «Percepções», reconhecendo para isso o papel fundamental das Dimensões de Desempenho defendidas e apresentadas na presente dissertação como súmula das tendências e da evolução da gestão no Turismo: a Inovação, a Autenticidade, o Marketing e os Agentes de Mudança. |
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A gestão turística face às novas tendências com aplicação nas áreas protegidas : estudo de caso no âmbito do Turismo de NaturezaTURISMOTURISMO SUSTENTÁVELMESTRADO EM TURISMOGESTÃO TURÍSTICAÁREAS PROTEGIDASTURISMO DE NATUREZATOURISMSUSTAINABLE TOURISMTOURISM MANAGEMENTPROTECTED AREASNATURE TOURISMActividade multidisciplinar, o Turismo não é alheio às mudanças constantes da sociedade, da política, da tecnologia, da cultura e da economia e finança, assistindo-se ao surgimento de novas tendências quer ao nível da Procura, quer ao nível da Oferta Turística. Entre as tendências mais significativas está a maior consciencialização ambiental e o novo paradigma da Sustentabilidade, verificando-se no Turismo a crescente relevância ou importância do «Turismo de Natureza» e o uso das Áreas Protegidas para o seu desenvolvimento, obrigando imperativamente uma nova forma de estar e agir por parte da Gestão Turística. Consciente que ambas as ciências – Turismo e Gestão – evoluíram a par da própria História das sociedades, assistiu-se ao aparecimento de modelos emergentes de gestão assentes, sobretudo, no conhecimento expresso na melhoria do desempenho, na criatividade, aprendizagem e transparência. Deste modo, a presente dissertação procura contribuir para um melhor conhecimento das tendências e da gestão turística face às mesmas por parte das organizações de Turismo de Natureza a operar em Áreas Protegidas. Para o efeito, foram consideradas, enquanto População-Alvo, as organizações que de acordo com a legislação portuguesa se inserem nas tipologias de Turismo no Espaço Rural, Casas da Natureza e Animação Ambiental a funcionar nos Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas do Norte e Sul. Os resultados obtidos reflectem uma homogeneidade de respostas, concluindo-se que na sua generalidade, as organizações de Turismo de Natureza a operarem em Áreas Classificadas reconhecem a necessidade de adoptar ou adaptar-se a modelos emergentes de gestão, sobretudo na base da criação de «Experiências» e «Percepções», reconhecendo para isso o papel fundamental das Dimensões de Desempenho defendidas e apresentadas na presente dissertação como súmula das tendências e da evolução da gestão no Turismo: a Inovação, a Autenticidade, o Marketing e os Agentes de Mudança.As a multidisciplinary activity, Tourism isn’t estranged from society's political, technological, cultural, economic and financial constant changes, being possible to identify the emergence of new trends, both in terms of tourism supply and demand. Among the most significant trends are the increasing environmental consciousness and the new paradigm of sustainability, especially the growing significance of «Nature Tourism» and the use of protected areas for its development, which requires a new way of thinking Travel Management. Because both activities - Tourism and Management - have evolved alongside through the History of Societies, the coming out of emerging management models based mainly on knowledge reflected in improved performance, creativity, learning and transparency has been perceived. Thus, this paper seeks to contribute to a better understanding of trends and tourism management using the Nature Tourism organizations that operate in protected areas. For this purpose, we considered as the target population organizations which, according to Portuguese legislation represent the Nature Tourism typologies - Rural Tourism, House in Nature and Environmental Activities - working in the management departments of protected areas in the north and south of Portugal. The results reflect homogeneity in the responses, which allows concluding that in general, the nature tourism organizations operating in protected areas recognize the need to adopt or adapt to emerging models of management, mainly based on the creation of «experiences» and «perceptions». For that, they recognise the fundamental role of Performance Dimensions defended and presented in this dissertation as a summary of trends and developments in tourism management: Innovation, Authenticity, Marketing and Human Resources.2014-06-27T15:19:58Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5077porPedroso, Raquel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:47.826584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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