Impacto da combinação de fatores de risco no desenvolvimento da criança: Estudos de caso em intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Patrícia Pinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1552
Resumo: O presente trabalho reflete o desenvolvimento de um estudo empírico acerca do impacto da combinação de fatores de risco no desenvolvimento na criança e, assim, tem como objetivos: conceber um estudo acerca do impacto e repercussões da combinação de fatores de risco biológico e fatores de risco ambiental no desenvolvimento da criança; atestar que os fatores de risco biológico influenciam o aparecimento de fatores de risco ambiental; por outro lado, demonstrar que os fatores de risco ambiental têm influência no surgimento de fatores de risco biológico; ostentar que a acumulação e combinação de fatores de risco comprometem o desenvolvimento integral e harmonioso da criança e enfatizar a relevância da deteção precoce das perturbações e atrasos de desenvolvimento e consequente intervenção, assumindo-se uma perspetiva ecológica, transacional e cumulativa. A metodologia de investigação utilizada foi o estudo de caso, por ser a mais adequada, uma vez que, se procedeu ao estudo de acontecimentos e contextos complexos. Deste modo, foram analisados dois processos de promoção e proteção da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de São João da Madeira, pois, ambas as crianças beneficiam de Intervenção Precoce na Infância e possuem, na sua história de vida, a presença de fatores de risco ambientais e biológicos, que condicionam o seu desenvolvimento e as colocam numa situação de perigo – negligência. Assim, com a concretização deste estudo e após a análise dos processos e todos os documentos que os constituem e com a realização e análise das entrevistas às técnicas gestoras dos processos da CPCJ de São João da Madeira pode-se mencionar que a acumulação e combinação de fatores de risco parece fazer ruir as estruturas de proteção do desenvolvimento da criança e que os fatores de risco biológico e ambiental podem ter influência entre si. Portanto, a intervenção deve ser realizada o mais precocemente possível, de modo a promover o desenvolvimento das crianças bem como melhorar a sua qualidade de vida e a das suas famílias.
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A metodologia de investigação utilizada foi o estudo de caso, por ser a mais adequada, uma vez que, se procedeu ao estudo de acontecimentos e contextos complexos. Deste modo, foram analisados dois processos de promoção e proteção da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de São João da Madeira, pois, ambas as crianças beneficiam de Intervenção Precoce na Infância e possuem, na sua história de vida, a presença de fatores de risco ambientais e biológicos, que condicionam o seu desenvolvimento e as colocam numa situação de perigo – negligência. Assim, com a concretização deste estudo e após a análise dos processos e todos os documentos que os constituem e com a realização e análise das entrevistas às técnicas gestoras dos processos da CPCJ de São João da Madeira pode-se mencionar que a acumulação e combinação de fatores de risco parece fazer ruir as estruturas de proteção do desenvolvimento da criança e que os fatores de risco biológico e ambiental podem ter influência entre si. Portanto, a intervenção deve ser realizada o mais precocemente possível, de modo a promover o desenvolvimento das crianças bem como melhorar a sua qualidade de vida e a das suas famílias.The following work reflects the development of an empirical study about impact of combination the risk factors in child development. The goals of this study are: to devise a study on the impact and effects of the combination of biological risk factors and environmental risk factors in the development of the child; certify that the biological risk factors influence the emergence of environmental risk factors; on the other hand, demonstrate that the environmental risk factors have influence on the emergence of biological risk factors; to prove that the accumulation and combination of risk factors compromise the overall and harmonious development of the child and to enhance the importance of early detection of development delays and disorders and ensuing intervention, assuming an ecological perspective, cumulative and transactional. The research methodology used was the case study because it is the most appropriate, as the study of events and complex contexts. In this way, two processes were analysed for the promotion and protection of the CPCJ (Committee on protection of children and young people) of São João da Madeira, because, both children benefit from early intervention in childhood and have, on their life stories, the presence of environmental and biological risk factors, which affect their development and put them in a situation of danger-negligence. So, with the completion of this study and after the analysis of the processes and all their constituent documents and the completion and analysis of the interviews at management techniques, processes the CPCJ in São João da Madeira can be mentioned that the accumulation and combination of risk factors seems to collapse the structures of protection on child's development and the biological risk factors. Therefore, the intervention must be conducted as early as possible, in order to promote the development of children as well as improving the quality of their life and their families.2016-06-16T10:32:02Z2016-06-162015-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFernandes, D. P. P. (2015). Impacto da combinação de fatores de risco no desenvolvimento da criança: Estudos de caso em intervenção precoce. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1552.http://hdl.handle.net/11328/1552Fernandes, D. P. P. (2015). Impacto da combinação de fatores de risco no desenvolvimento da criança: Estudos de caso em intervenção precoce. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. 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