Stress e Burnout em Operadores de Call Center

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Bruna Filipa da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Farate, Carlos (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1410
Resumo: Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar de que forma o stress ocupacional, nomeadamente em situações de maior vulnerabilidade, pode influenciar o risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout numa população – comunicadores de call center – particularmente exposta a situações de stress ocupacional intenso. Metodologia: Para o presente estudo a recolha de informação foi realizada via formulários Google. Todos os participantes tiveram acesso ao consentimento informado no início do questionário, preenchendo de seguida um questionário sociodemográfico. O protocolo de investigação era ainda composto pelos seguintes instrumentos psicométricos: Questionário de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS); Questionário de Stress Organizacional (QSO); Copenhagen Burnout Inventory – PT(CBI-PT). Amostra: A população deste estudo era composta por 154 indivíduos com idades compreendidas entre os 23 e os 60 anos. 66,2% é da amostra é do sexo feminino e 33,1% do sexo masculino. No que respeita à função desempenhada, 90,9% dos inquiridos são comunicadores, 5,2% são supervisores e 3,9% são coordenadores. Resultados e Conclusões: Neste estudo foi possível identificar níveis elevados de burnout na amostra, nomeadamente em 87,7% dos participantes. Verificou-se também que a vulnerabilidade ao stress exerce uma influência direta e indireta no risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout (valor de p<0,001), podendo assim ser considerada variável mediadora na relação entre o stress ocupacional e o risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout. / Aims: The objective of this work is to analyze how occupational stress, particularly in situations of greater vulnerability, can influence the risk of developing a burnout syndrome in a population – call center communicators – particularly exposed to very stressful situations. Methodology: For the present study, data collection was carried out via Google forms. All the participants had access to an informed consent at the beginning of the questionnaire, then filled out a sociodemographic questionnaire. The research protocol consisted of the following psychometric instruments: Stress Vulnerability Questionnaire (23 QVS), the Organizational Stress Questionnaire (QSO) and the Copenhagen Burnout Inventory (PT(CBI-PT). Sample: The sample consisted of 154 individuals aged between 23 and 60 years. Of the total sample, 66.2% are female and 33.1% are male. As far as the role performed is concerned, 90.9% of respondents are communicators, 5.2% are supervisors and 3.9% are coordinators. Results and Conclusions: In this study it was possible to identify high levels of burnout in the sample, particularly in 87,7% of the participants. Vulnerability to stress has also been found to have a direct and indirect influence on the risk of eveloping a burnout syndrome (p value<0,001), and can thus be considered a mediating variable in the relationship between occupational stress and the risk of developing a burnout syndrome.
id RCAP_9edde84255954e585f39e39bd05a7bee
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Stress e Burnout em Operadores de Call CenterCall center - Call centerSíndrome de Burnout - Burnout syndromeStress ocupacional - Occupational StressVulnerabilidade ao stress - Stress vulnerabilityObjetivo: O objetivo deste trabalho é analisar de que forma o stress ocupacional, nomeadamente em situações de maior vulnerabilidade, pode influenciar o risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout numa população – comunicadores de call center – particularmente exposta a situações de stress ocupacional intenso. Metodologia: Para o presente estudo a recolha de informação foi realizada via formulários Google. Todos os participantes tiveram acesso ao consentimento informado no início do questionário, preenchendo de seguida um questionário sociodemográfico. O protocolo de investigação era ainda composto pelos seguintes instrumentos psicométricos: Questionário de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS); Questionário de Stress Organizacional (QSO); Copenhagen Burnout Inventory – PT(CBI-PT). Amostra: A população deste estudo era composta por 154 indivíduos com idades compreendidas entre os 23 e os 60 anos. 66,2% é da amostra é do sexo feminino e 33,1% do sexo masculino. No que respeita à função desempenhada, 90,9% dos inquiridos são comunicadores, 5,2% são supervisores e 3,9% são coordenadores. Resultados e Conclusões: Neste estudo foi possível identificar níveis elevados de burnout na amostra, nomeadamente em 87,7% dos participantes. Verificou-se também que a vulnerabilidade ao stress exerce uma influência direta e indireta no risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout (valor de p<0,001), podendo assim ser considerada variável mediadora na relação entre o stress ocupacional e o risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout. / Aims: The objective of this work is to analyze how occupational stress, particularly in situations of greater vulnerability, can influence the risk of developing a burnout syndrome in a population – call center communicators – particularly exposed to very stressful situations. Methodology: For the present study, data collection was carried out via Google forms. All the participants had access to an informed consent at the beginning of the questionnaire, then filled out a sociodemographic questionnaire. The research protocol consisted of the following psychometric instruments: Stress Vulnerability Questionnaire (23 QVS), the Organizational Stress Questionnaire (QSO) and the Copenhagen Burnout Inventory (PT(CBI-PT). Sample: The sample consisted of 154 individuals aged between 23 and 60 years. Of the total sample, 66.2% are female and 33.1% are male. As far as the role performed is concerned, 90.9% of respondents are communicators, 5.2% are supervisors and 3.9% are coordinators. Results and Conclusions: In this study it was possible to identify high levels of burnout in the sample, particularly in 87,7% of the participants. Vulnerability to stress has also been found to have a direct and indirect influence on the risk of eveloping a burnout syndrome (p value<0,001), and can thus be considered a mediating variable in the relationship between occupational stress and the risk of developing a burnout syndrome.ISMTRepositório ISMTTeixeira, Bruna Filipa da SilvaFarate, Carlos (Orientador)2022-07-21T13:54:43Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:52:05Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:52:05Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Stress e Burnout em Operadores de Call Center
title Stress e Burnout em Operadores de Call Center
spellingShingle Stress e Burnout em Operadores de Call Center
Teixeira, Bruna Filipa da Silva
Call center - Call center
Síndrome de Burnout - Burnout syndrome
Stress ocupacional - Occupational Stress
Vulnerabilidade ao stress - Stress vulnerability
title_short Stress e Burnout em Operadores de Call Center
title_full Stress e Burnout em Operadores de Call Center
title_fullStr Stress e Burnout em Operadores de Call Center
title_full_unstemmed Stress e Burnout em Operadores de Call Center
title_sort Stress e Burnout em Operadores de Call Center
author Teixeira, Bruna Filipa da Silva
author_facet Teixeira, Bruna Filipa da Silva
Farate, Carlos (Orientador)
author_role author
author2 Farate, Carlos (Orientador)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório ISMT
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Bruna Filipa da Silva
Farate, Carlos (Orientador)
dc.subject.por.fl_str_mv Call center - Call center
Síndrome de Burnout - Burnout syndrome
Stress ocupacional - Occupational Stress
Vulnerabilidade ao stress - Stress vulnerability
topic Call center - Call center
Síndrome de Burnout - Burnout syndrome
Stress ocupacional - Occupational Stress
Vulnerabilidade ao stress - Stress vulnerability
description Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar de que forma o stress ocupacional, nomeadamente em situações de maior vulnerabilidade, pode influenciar o risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout numa população – comunicadores de call center – particularmente exposta a situações de stress ocupacional intenso. Metodologia: Para o presente estudo a recolha de informação foi realizada via formulários Google. Todos os participantes tiveram acesso ao consentimento informado no início do questionário, preenchendo de seguida um questionário sociodemográfico. O protocolo de investigação era ainda composto pelos seguintes instrumentos psicométricos: Questionário de Vulnerabilidade ao Stress (23 QVS); Questionário de Stress Organizacional (QSO); Copenhagen Burnout Inventory – PT(CBI-PT). Amostra: A população deste estudo era composta por 154 indivíduos com idades compreendidas entre os 23 e os 60 anos. 66,2% é da amostra é do sexo feminino e 33,1% do sexo masculino. No que respeita à função desempenhada, 90,9% dos inquiridos são comunicadores, 5,2% são supervisores e 3,9% são coordenadores. Resultados e Conclusões: Neste estudo foi possível identificar níveis elevados de burnout na amostra, nomeadamente em 87,7% dos participantes. Verificou-se também que a vulnerabilidade ao stress exerce uma influência direta e indireta no risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout (valor de p<0,001), podendo assim ser considerada variável mediadora na relação entre o stress ocupacional e o risco de desenvolvimento de uma síndrome de burnout. / Aims: The objective of this work is to analyze how occupational stress, particularly in situations of greater vulnerability, can influence the risk of developing a burnout syndrome in a population – call center communicators – particularly exposed to very stressful situations. Methodology: For the present study, data collection was carried out via Google forms. All the participants had access to an informed consent at the beginning of the questionnaire, then filled out a sociodemographic questionnaire. The research protocol consisted of the following psychometric instruments: Stress Vulnerability Questionnaire (23 QVS), the Organizational Stress Questionnaire (QSO) and the Copenhagen Burnout Inventory (PT(CBI-PT). Sample: The sample consisted of 154 individuals aged between 23 and 60 years. Of the total sample, 66.2% are female and 33.1% are male. As far as the role performed is concerned, 90.9% of respondents are communicators, 5.2% are supervisors and 3.9% are coordinators. Results and Conclusions: In this study it was possible to identify high levels of burnout in the sample, particularly in 87,7% of the participants. Vulnerability to stress has also been found to have a direct and indirect influence on the risk of eveloping a burnout syndrome (p value<0,001), and can thus be considered a mediating variable in the relationship between occupational stress and the risk of developing a burnout syndrome.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-21T13:54:43Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1410
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548703166103552