Fatores influenciadores na decisão de compra online: diferença entre as gerações Baby Boomers, Geração X e Millennials
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18387 |
Resumo: | O e-commerce tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Deste crescimento, surge a necessidade de estudar a sua evolução e qual o comportamento que a população tem vindo a adotar relativamente ao mesmo. Deste modo, o que se pretende na presente dissertação é estudar quais os principais fatores que conduzem à intenção de compra através da internet, pelas Gerações Baby boomers, X e Millennials. E nomeadamente, averiguar se existem diferenças entre os critérios que influenciam cada um dos grupos de e-consumers em análise. O estudo baseou-se na recolha de dados através de um questionário online, pelo que se pressupõe que o universo em análise está familiarizado com a internet. Numa fase posterior, os dados recolhidos foram devidamente apreciados, através de análises estatísticas adequadas, por forma a observar resultados e retirar as conclusões do estudo proposto. Constatámos que, dos seis (dimensões) fatores em pesquisa, existem dois onde se verificam diferenças no comportamento das gerações, no momento de decisão de compra online. Esta desigualdade comportamental deu origem a dois grupos distintos, os Baby boomers e as Gerações X e Millennials. Concluiu-se que os e-retailers que pretendam direcionar o seu mercado para o grupo nascido entre 1947 e 1964, devem ter especial atenção, pois esta população valoriza fatores diferentes quando comparada com as duas gerações subsequentes. Com a aplicação deste conhecimento, entende-se que os e-retailers poderão obter vantagem competitiva, após perceção das necessidades e expetativas do seu target, quando definido. |
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Fatores influenciadores na decisão de compra online: diferença entre as gerações Baby Boomers, Geração X e MillennialsComércio eletrónicoComportamento do consumidorTomada de decisãoAnálise de dadosPortugalGenerationsOnline shoppingWebsitese-commerceO e-commerce tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Deste crescimento, surge a necessidade de estudar a sua evolução e qual o comportamento que a população tem vindo a adotar relativamente ao mesmo. Deste modo, o que se pretende na presente dissertação é estudar quais os principais fatores que conduzem à intenção de compra através da internet, pelas Gerações Baby boomers, X e Millennials. E nomeadamente, averiguar se existem diferenças entre os critérios que influenciam cada um dos grupos de e-consumers em análise. O estudo baseou-se na recolha de dados através de um questionário online, pelo que se pressupõe que o universo em análise está familiarizado com a internet. Numa fase posterior, os dados recolhidos foram devidamente apreciados, através de análises estatísticas adequadas, por forma a observar resultados e retirar as conclusões do estudo proposto. Constatámos que, dos seis (dimensões) fatores em pesquisa, existem dois onde se verificam diferenças no comportamento das gerações, no momento de decisão de compra online. Esta desigualdade comportamental deu origem a dois grupos distintos, os Baby boomers e as Gerações X e Millennials. Concluiu-se que os e-retailers que pretendam direcionar o seu mercado para o grupo nascido entre 1947 e 1964, devem ter especial atenção, pois esta população valoriza fatores diferentes quando comparada com as duas gerações subsequentes. Com a aplicação deste conhecimento, entende-se que os e-retailers poderão obter vantagem competitiva, após perceção das necessidades e expetativas do seu target, quando definido.E-commerce has been growing in the recent years. With this growth, it is raised the necessity to understand its evolvement in addition with the people’s behavior toward this new phenomenon. In the present study, we aim to learn which are the most influencing factors driving people to shop via internet. We segmented the buyers into the categories commonly accepted which are baby boomers, generation X, and the millennials and we also aim to learn the differences among the three groups in criteria while shopping in the internet. The study was based on online survey, which assumes that the universe under study is familiar with the internet. After that, data were properly assessed through appropriated statistical analyses to observe results and to draw conclusions of the study. We have found out there are six factors conditioning people to go online shopping and, the baby boomers differ from the millennials and the generation X in two of those factors. Therefore, we have specific recommendations for the e-retailers if they want to address to those who were born between 1947 and 1964 once they have different perceptions towards online shopping from those who were born in subsequent years. This study provides practical application for the e-retailers to obtain competitive advantage by better addressing to the needs and expectations of their potential customers.2019-07-05T10:41:02Z2018-11-22T00:00:00Z2018-11-222018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18387TID:202128083porRosa, Rita Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:20.107891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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