Fatores influenciadores na decisão de compra online: diferença entre as gerações Baby Boomers, Geração X e Millennials

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rita Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18387
Resumo: O e-commerce tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Deste crescimento, surge a necessidade de estudar a sua evolução e qual o comportamento que a população tem vindo a adotar relativamente ao mesmo. Deste modo, o que se pretende na presente dissertação é estudar quais os principais fatores que conduzem à intenção de compra através da internet, pelas Gerações Baby boomers, X e Millennials. E nomeadamente, averiguar se existem diferenças entre os critérios que influenciam cada um dos grupos de e-consumers em análise. O estudo baseou-se na recolha de dados através de um questionário online, pelo que se pressupõe que o universo em análise está familiarizado com a internet. Numa fase posterior, os dados recolhidos foram devidamente apreciados, através de análises estatísticas adequadas, por forma a observar resultados e retirar as conclusões do estudo proposto. Constatámos que, dos seis (dimensões) fatores em pesquisa, existem dois onde se verificam diferenças no comportamento das gerações, no momento de decisão de compra online. Esta desigualdade comportamental deu origem a dois grupos distintos, os Baby boomers e as Gerações X e Millennials. Concluiu-se que os e-retailers que pretendam direcionar o seu mercado para o grupo nascido entre 1947 e 1964, devem ter especial atenção, pois esta população valoriza fatores diferentes quando comparada com as duas gerações subsequentes. Com a aplicação deste conhecimento, entende-se que os e-retailers poderão obter vantagem competitiva, após perceção das necessidades e expetativas do seu target, quando definido.
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