Mudança de rota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eduardo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4984
Resumo: Fundado num estudo de caso sobre a TAP Air Portugal, a empresa pública nacional do sector da aeronáutica, este artigo pretende comunicar o binómio constituído por processos planeados e emergentes na gestão da mudança organizacional. Nas últimas décadas, a TAP Air Portugal vinha acumulando prejuízos constantes, desmotivação nos seus colaboradores e instabilidade laboral permanente. Com a chegada de uma nova equipa de gestão liderada por Fernando Pinto em 2000, o cenário parece ter-se invertido. O papel do líder, o estilo de gestão, as tácticas de negociação e o fomento de uma visão corporativa são debatidos. Através de um plano minuciosamente projectado e comunicado a toda a organização, observou-se uma mudança cultural alicerçada em objectivos comummente partilhados. Restaurada a confiança dos colaboradores, a empresa retomou a rota desejada.
id RCAP_9ee97b1bd96138bd3ef948e6e7adf4ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudança de rotaMudançaLiderançaGestãoConfiançaVisãoChangeLeadershipManagementTrustVisionFundado num estudo de caso sobre a TAP Air Portugal, a empresa pública nacional do sector da aeronáutica, este artigo pretende comunicar o binómio constituído por processos planeados e emergentes na gestão da mudança organizacional. Nas últimas décadas, a TAP Air Portugal vinha acumulando prejuízos constantes, desmotivação nos seus colaboradores e instabilidade laboral permanente. Com a chegada de uma nova equipa de gestão liderada por Fernando Pinto em 2000, o cenário parece ter-se invertido. O papel do líder, o estilo de gestão, as tácticas de negociação e o fomento de uma visão corporativa são debatidos. Através de um plano minuciosamente projectado e comunicado a toda a organização, observou-se uma mudança cultural alicerçada em objectivos comummente partilhados. Restaurada a confiança dos colaboradores, a empresa retomou a rota desejada.This article offers a case study of change management in the major Portuguese airline company, the TAP Air Portugal. Like other organizations operating in the aeronautic industry, TAP has been struggling for survival. As a result of globalization, merges, fusions and privatizations, nowadays companies are compelled to change in order to be competitive. Until recently, TAP has accumulated continuous losses, its workers were unmotivated and the political behaviours were permanent and disruptive. However, with the arrival of Fernando Pinto’s management team in 2000, the financial results improved every year and the workforce became more committed and confident. The influence of the new management style, its negotiation and communication methods are analysed as well as the leader’s role. From our findings, we can only suggest that to succeed, one should try to integrate emergent and planned change processes.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAOliveira, Eduardo2016-10-15T15:35:33Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4984porComportamento Organizacional e Gestão, 11, 223-2440872-9662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:48.970752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudança de rota
title Mudança de rota
spellingShingle Mudança de rota
Oliveira, Eduardo
Mudança
Liderança
Gestão
Confiança
Visão
Change
Leadership
Management
Trust
Vision
title_short Mudança de rota
title_full Mudança de rota
title_fullStr Mudança de rota
title_full_unstemmed Mudança de rota
title_sort Mudança de rota
author Oliveira, Eduardo
author_facet Oliveira, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança
Liderança
Gestão
Confiança
Visão
Change
Leadership
Management
Trust
Vision
topic Mudança
Liderança
Gestão
Confiança
Visão
Change
Leadership
Management
Trust
Vision
description Fundado num estudo de caso sobre a TAP Air Portugal, a empresa pública nacional do sector da aeronáutica, este artigo pretende comunicar o binómio constituído por processos planeados e emergentes na gestão da mudança organizacional. Nas últimas décadas, a TAP Air Portugal vinha acumulando prejuízos constantes, desmotivação nos seus colaboradores e instabilidade laboral permanente. Com a chegada de uma nova equipa de gestão liderada por Fernando Pinto em 2000, o cenário parece ter-se invertido. O papel do líder, o estilo de gestão, as tácticas de negociação e o fomento de uma visão corporativa são debatidos. Através de um plano minuciosamente projectado e comunicado a toda a organização, observou-se uma mudança cultural alicerçada em objectivos comummente partilhados. Restaurada a confiança dos colaboradores, a empresa retomou a rota desejada.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005-01-01T00:00:00Z
2016-10-15T15:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4984
url http://hdl.handle.net/10400.12/4984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Comportamento Organizacional e Gestão, 11, 223-244
0872-9662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130089262153728