Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vitor P.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Celina
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12364
Resumo: O desenvolvimento motor infantil é sem dúvida alguma, uma das áreas de estudo que mais tem intrigado os investigadores em ciências do desenvolvimento humano. Os fatores genéticos associados a fatores ambientais têm vindo a criar desafios interessantes em compreender a complexidade do processo de evolução motora ao longo da vida e em particular nas primeiras idades. Temos vindo a assistir a grandes transformações sociais que provocaram grandes alterações dos estilos de vida das crianças e jovens, no contexto familiar, escolar e comunitário. Estas transformações necessitam de explicações robustas e mais ousadas do ponto de vista científico, buscando metodologias de estudo experimentais e naturalistas. O interesse no estudo do desenvolvimento motor da criança, alcança várias áreas profissionais como a pediatria e pedopsiquiatria, a enfermagem, a psicologia e ciências de educação, a sociologia da infância, a educação especial e em particular a educação física e desporto. As variáveis de estudo são diversas, com maior ou menor intrusão, mas implicam sempre um grande rigor e precisão nas suas abordagens, na focalização dos seus objetivos, na definição metodológica e na apresentação e discussão de resultados. Várias áreas de estudo com abordagens teóricas diferenciadas, tem vindo a enriquecer os estudos em desenvolvimento motor da criança nas últimas décadas com grande impacto científico e social. Podemos considerar que os estudos em desenvolvimento motor em crianças criança e jovens, são hoje uma área autónoma de estudo e com uma identidade própria. No contexto do ensino superior universitário e politécnico, podemos afirmar com grande segurança, que temos em Portugal, grandes especialistas nesta área de conhecimento que asseguram uma formação com grande qualidade pedagógica e científica os estudantes do ensino superior universitário público e privado. Esta realidade foi possível construir ao longo dos últimos anos, porque se criaram circunstâncias extraordinárias de laços institucionais e relações afetivas entre as pessoas que não é usual encontrar no contexto universitário. Esta família foi-se solidificando ao longo dos anos e constitui-se como uma organização espontânea e não formal, que contribui anualmente para um encontro onde se torna possível um saudável convívio, para trocar experiências e apresentar os resultados de estudos de investigação realizados nesta área do conhecimento. É também uma excelente oportunidade para os estudantes de mestrado e doutoramento apresentarem os seus projetos de estudo e serem “castigados” pelos mais velhos a ganharem maturidade e autonomia nos seus percursos académicos. O número de seminários já realizados em diversas instituições espalhadas pelo país, demonstra bem a determinação e a tomada de consciência
id RCAP_9eeda52bcb28179d9b82b2fca3f974a7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos em desenvolvimento motor da criança VIIIO desenvolvimento motor infantil é sem dúvida alguma, uma das áreas de estudo que mais tem intrigado os investigadores em ciências do desenvolvimento humano. Os fatores genéticos associados a fatores ambientais têm vindo a criar desafios interessantes em compreender a complexidade do processo de evolução motora ao longo da vida e em particular nas primeiras idades. Temos vindo a assistir a grandes transformações sociais que provocaram grandes alterações dos estilos de vida das crianças e jovens, no contexto familiar, escolar e comunitário. Estas transformações necessitam de explicações robustas e mais ousadas do ponto de vista científico, buscando metodologias de estudo experimentais e naturalistas. O interesse no estudo do desenvolvimento motor da criança, alcança várias áreas profissionais como a pediatria e pedopsiquiatria, a enfermagem, a psicologia e ciências de educação, a sociologia da infância, a educação especial e em particular a educação física e desporto. As variáveis de estudo são diversas, com maior ou menor intrusão, mas implicam sempre um grande rigor e precisão nas suas abordagens, na focalização dos seus objetivos, na definição metodológica e na apresentação e discussão de resultados. Várias áreas de estudo com abordagens teóricas diferenciadas, tem vindo a enriquecer os estudos em desenvolvimento motor da criança nas últimas décadas com grande impacto científico e social. Podemos considerar que os estudos em desenvolvimento motor em crianças criança e jovens, são hoje uma área autónoma de estudo e com uma identidade própria. No contexto do ensino superior universitário e politécnico, podemos afirmar com grande segurança, que temos em Portugal, grandes especialistas nesta área de conhecimento que asseguram uma formação com grande qualidade pedagógica e científica os estudantes do ensino superior universitário público e privado. Esta realidade foi possível construir ao longo dos últimos anos, porque se criaram circunstâncias extraordinárias de laços institucionais e relações afetivas entre as pessoas que não é usual encontrar no contexto universitário. Esta família foi-se solidificando ao longo dos anos e constitui-se como uma organização espontânea e não formal, que contribui anualmente para um encontro onde se torna possível um saudável convívio, para trocar experiências e apresentar os resultados de estudos de investigação realizados nesta área do conhecimento. É também uma excelente oportunidade para os estudantes de mestrado e doutoramento apresentarem os seus projetos de estudo e serem “castigados” pelos mais velhos a ganharem maturidade e autonomia nos seus percursos académicos. O número de seminários já realizados em diversas instituições espalhadas pelo país, demonstra bem a determinação e a tomada de consciênciaInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento HumanoBiblioteca Digital do IPBLopes, Vitor P.Gonçalves, Celina2015-11-18T11:00:35Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12364porLopes, Vítor P.; Gonçalves, Celina (2015). Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. ISBN 978-972-745-196-8978-972-745-196-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:08Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:44.573356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
title Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
spellingShingle Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
Lopes, Vitor P.
title_short Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
title_full Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
title_fullStr Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
title_full_unstemmed Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
title_sort Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII
author Lopes, Vitor P.
author_facet Lopes, Vitor P.
Gonçalves, Celina
author_role author
author2 Gonçalves, Celina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Vitor P.
Gonçalves, Celina
description O desenvolvimento motor infantil é sem dúvida alguma, uma das áreas de estudo que mais tem intrigado os investigadores em ciências do desenvolvimento humano. Os fatores genéticos associados a fatores ambientais têm vindo a criar desafios interessantes em compreender a complexidade do processo de evolução motora ao longo da vida e em particular nas primeiras idades. Temos vindo a assistir a grandes transformações sociais que provocaram grandes alterações dos estilos de vida das crianças e jovens, no contexto familiar, escolar e comunitário. Estas transformações necessitam de explicações robustas e mais ousadas do ponto de vista científico, buscando metodologias de estudo experimentais e naturalistas. O interesse no estudo do desenvolvimento motor da criança, alcança várias áreas profissionais como a pediatria e pedopsiquiatria, a enfermagem, a psicologia e ciências de educação, a sociologia da infância, a educação especial e em particular a educação física e desporto. As variáveis de estudo são diversas, com maior ou menor intrusão, mas implicam sempre um grande rigor e precisão nas suas abordagens, na focalização dos seus objetivos, na definição metodológica e na apresentação e discussão de resultados. Várias áreas de estudo com abordagens teóricas diferenciadas, tem vindo a enriquecer os estudos em desenvolvimento motor da criança nas últimas décadas com grande impacto científico e social. Podemos considerar que os estudos em desenvolvimento motor em crianças criança e jovens, são hoje uma área autónoma de estudo e com uma identidade própria. No contexto do ensino superior universitário e politécnico, podemos afirmar com grande segurança, que temos em Portugal, grandes especialistas nesta área de conhecimento que asseguram uma formação com grande qualidade pedagógica e científica os estudantes do ensino superior universitário público e privado. Esta realidade foi possível construir ao longo dos últimos anos, porque se criaram circunstâncias extraordinárias de laços institucionais e relações afetivas entre as pessoas que não é usual encontrar no contexto universitário. Esta família foi-se solidificando ao longo dos anos e constitui-se como uma organização espontânea e não formal, que contribui anualmente para um encontro onde se torna possível um saudável convívio, para trocar experiências e apresentar os resultados de estudos de investigação realizados nesta área do conhecimento. É também uma excelente oportunidade para os estudantes de mestrado e doutoramento apresentarem os seus projetos de estudo e serem “castigados” pelos mais velhos a ganharem maturidade e autonomia nos seus percursos académicos. O número de seminários já realizados em diversas instituições espalhadas pelo país, demonstra bem a determinação e a tomada de consciência
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-18T11:00:35Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12364
url http://hdl.handle.net/10198/12364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Vítor P.; Gonçalves, Celina (2015). Estudos em desenvolvimento motor da criança VIII. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. ISBN 978-972-745-196-8
978-972-745-196-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135267688284160