A verdade como valor primordial e o contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para o seu aprofundamento : contributo para a primeira Unidade Letiva do 4º ano Ser Verdadeiro : do programa de escolaridade da Educação Moral e Religiosa Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cristina Isabel Fonseca Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30880
Resumo: É urgente mais do que nunca, na sociedade atual, uma educação baseada nos valores morais, na responsabilidade que cada um assume na sua liberdade de escolha. Ao longo da nossa vida somos interpelados por inúmeras situações que requerem uma escolha moral, entre o bem e o mal, entre o caminho da verdade e da mentira. Concretamente em contexto escolar, a abordagem a assuntos que implicam estados de consciência de atitudes, nunca foram tão necessários, mas também requerentes de uma atitude muito coerente e exigente por parte dos educadores. No presente Relatório Final da Prática Supervisionada (PES), é apresentada uma reflexão acerca do valor moral da verdade. Para melhor enquadramento do tema principal, é elaborada uma reflexão teológica sobre a verdade. Parte-se de uma definição geral do conceito para posteriormente ser enriquecido com o ponto de vista dos vários Papas que compõem a história da Igreja bem como a sábia visão de Santo Agostinho Numa segunda parte deste relatório é explanada a minha experiência enquanto aluna da PES no núcleo de Estágio do Colégio do Amor de Deus, numa análise ao meu desempenho ao longo do ano, baseada numa reflexão minuciosa do que foi a minha passagem por esta escola, mencionando progressos e dificuldades. Acrescenta-se ainda uma reflexão crítica à UL 2: Ser verdadeiro, do 4ºano de escolaridade Por fim como atividade pedagógica é sugerida a implementação de um jogo incluída numa planificação de aula, tendo em vista a exploração da UL em análise, que tem como objetivo demonstrar os benefícios do jogo como ferramenta pedagógica e essencial no processo de aprendizagem das crianças.
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