Livros e Leituras para Instrução Económica do Povo (1746-1820
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3417 |
Resumo: | Entre 1746 e 1820 surgem diversos textos de marcados pela preocupação de instruir o povo. Entre eles sobressaem os catecismos de agricultura, corolários práticos e almanaques. As pesquisas, no âmbito da história do livro e da leitura, levaram-nos a olhar para este acervo com interesse redobrado e a extrair da sua leitura novos elementos de análise e reflexão. É neste sentido que inscrevemos este trabalho. Com efeito, pretendemos fazer uma sistematização de alguns desses textos populares, e tentaremos responder ás seguintes questões: quais eram os objectivos dos autores? Que leituras eram recomendadas para instrução popular? Eram esses textos lidos pelo povo? Os obstáculos a uma análise deste tipo foram já inventariados por Roger Chartier, a começar pela definição de povo, passando pela grande dificuldade em determinar as práticas de leitura, e são também conhecidos os dilemas de uma história popular, quer porque os textos são, normalmente, produzidos por eclesiásticos, magistrados e outros membros das elites, que tem relativamente ao povo uma atitude de superioridade intelectual e até de distanciamento; quer porque se torna difícil, ou muitas vezes impossível, dada a falta de suporte documental, descrever o impacto dessas obras nas comunidades para que foram dirigidas. Mesmo assim, pensamos que se pode traçar um quadro para nos apercebermos das ideias que animavam os autores que escreviam obras com um nítido objectivo de instruir o povo nas novas técnicas agrícolas e na indústria popular. |
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