Mere token effect: O efeito do token depende do seu posicionamento e da sua magnitude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Antonio Manuel Costa da Graça
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6300
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
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spelling Mere token effect: O efeito do token depende do seu posicionamento e da sua magnitudeEscolha intertemporalModelos de descontoModelo de trocasEfeito de mere tokenIntertemporal choiceDiscount modelsTradeoff modelMere token effectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.O presente estudo tem como finalidade averiguar um novo fenómeno na escolha intertemporal, o efeito de mere token, que indica que ao acrescentar um montante comum a duas opções intertemporais, aumenta a paciência. Nos modelos de desconto, como o Modelo de Utilidade Descontada (Samuelson, 1937) ou o Modelo de Desconto Hiperbólico (Loewenstein & Prelec, 1992), o mere token não devia ter efeito. No Modelo de Trocas (Read & Scholten, 2012; Scholten & Read, 2010), no entanto tem efeito. Foram testadas duas implicações do Modelo de Trocas: (1) o efeito depende do posicionamento do token ao longo do horizonte temporal e, (2) o efeito depende do tamanho do token. Um estudo com 349 sujeitos confirmou ambas as implicações, embora o efeito de um token posicionado num horizonte longínquo não se enquadre facilmente no modelo.The aim of the present study is to investigate a new phenomenon on the inter-temporal choice, the mere token effect, which indicates that by adding a common amount to two intertemporal choices increases the patience. In Discount Models, such as the Discounted Utility Models (Samuelson, 1937) or the Hyperbolic Discount (Loewenstein & Prelec, 1992) the mere token should not have effect. However, in the Tradeoff Model (Read & Scholten, 2012; Scholten & Read, 2010) the token has effect. Two implications of the Tradeoff Model were tested: (1) the effect depends on the position of the token along time, and (2) the effect depends on the size of the token. With 349 participants, this study confirmed both implications, although the effect of a token with a distant time does not fit easily on the model.Scholten, MarcRepositório do ISPAMorais, Antonio Manuel Costa da Graça2018-03-23T15:33:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:02Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:07.924796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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