Tendências da narrativa juvenil contemporânea: o caso de Ana Saldanha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56129 |
Resumo: | Sem deixar de dar conta, ainda que sucintamente, de algumas particularidades inerentes à produção literária de destinatário explícito infantil – como os títulos da série «Vamos Viajar» (1995-1997), Ninguém dá prendas ao Pai Natal (1996) e O Pai Natal Preguiçoso e a Rena Rodolfa (2004) -, bem como das obras reunidas na colecção «Era uma Vez… Outra Vez», na nossa análise em torno da escrita de Ana Saldanha, colocaremos especial ênfase nas narrativas juvenis Uma Questão de Cor (1995), Doçura Amarga (1997), Cinco Tempos Quatro Intervalos (1999), Para o Meio da Rua (2000), Como Outro Qualquer (2001) e Pico no Dedo (2004). Trata-se de um conjunto de textos ficcionais construídos a partir de um discurso hábil, fluído e muito vivo e nos quais Ana Saldanha reinventa, com humor e sensibilidade, temáticas e quotidianos plenos de actualidade, não raras vezes tendo como cenário o espaço urbano, recria mundos interiores enovelados, enigmáticos até, e desenha enredos povoados de figuras sólidas, a tocar o verosímil e a testemunhar determinados traços de certos tipos sociais. |
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Tendências da narrativa juvenil contemporânea: o caso de Ana SaldanhaLiteratura juvenilAna SaldanhaCrítica socialHumorHumanidades::Línguas e LiteraturasSem deixar de dar conta, ainda que sucintamente, de algumas particularidades inerentes à produção literária de destinatário explícito infantil – como os títulos da série «Vamos Viajar» (1995-1997), Ninguém dá prendas ao Pai Natal (1996) e O Pai Natal Preguiçoso e a Rena Rodolfa (2004) -, bem como das obras reunidas na colecção «Era uma Vez… Outra Vez», na nossa análise em torno da escrita de Ana Saldanha, colocaremos especial ênfase nas narrativas juvenis Uma Questão de Cor (1995), Doçura Amarga (1997), Cinco Tempos Quatro Intervalos (1999), Para o Meio da Rua (2000), Como Outro Qualquer (2001) e Pico no Dedo (2004). Trata-se de um conjunto de textos ficcionais construídos a partir de um discurso hábil, fluído e muito vivo e nos quais Ana Saldanha reinventa, com humor e sensibilidade, temáticas e quotidianos plenos de actualidade, não raras vezes tendo como cenário o espaço urbano, recria mundos interiores enovelados, enigmáticos até, e desenha enredos povoados de figuras sólidas, a tocar o verosímil e a testemunhar determinados traços de certos tipos sociais.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Santiago de Compostela (USC)Universidade do MinhoSilva, Sara Raquel Reis da20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56129por0214-9117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:31.053931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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