Plano de negócios: R-Campers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André Filipe de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18520
Resumo: Este plano de negócios analisa a viabilidade financeira de um negócio de aluguer de autocaravanas através da marca R-Campers. Pretende-se oferecer autocaravanas seminovas e totalmente equipadas que proporcionem ao cliente uma experiência de elevado conforto, não menosprezando o contacto com a natureza e a mobilidade. Adicionalmente, são disponibilizados pacotes turísticos que complementam a viagem com itinerários predefinidos, locais a visitar e descontos em diversas atividades e outros serviços. O turismo em Portugal tem verificado um crescimento substancial durante a última década, o que potenciou o desenvolvimento económico do país. Esta indústria suporta 7,8% do produto interno bruto português e 17,8% das exportações. Este crescimento em Portugal é resultado de condições excecionais para o turismo, com adequadas infraestruturas turísticas e elevada diversificação de segmentos turísticos. O interesse pelo autocaravanismo tem acompanhado esta tendência. A maioria dos praticantes são estrangeiros, mas o público português começa a mostrar curiosidade pela modalidade. Após a revisão de literatura ao turismo no mundo e em Portugal, assim como ao autocaravanismo, foi realizada uma análise externa de mercado e da concorrência onde se apontam as principais oportunidades e ameaças para o negócio. Foi definida a estratégia de negócio como uma estratégia de diferenciação em que se presta um serviço de qualidade superior face à oferta atual, assim como os principais objetivos do projeto. Através do plano de marketing foram definidas todas as políticas de implementação relevantes para o negócio, resultando no plano financeiro que corrobora a viabilidade do projeto com um período de retorno de 9 anos.
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