Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Clara Marques
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Xavier, Maria Raul Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3308
Resumo: This study is centered in language acquisition and development of toddlers and children in pre-school years. W e explore individual trajectories listening parents and educators and also evaluate language development in order to understand which are typical characteristjcs of each step of normal language development. The research project was carried out with a group of 67 participants (children between two and half years and six years in a day care center for toddlers and preschool context). Comparative analysis between parents and educators data do not expose relevant tendency but the number of coincident answers allow us to conclude that both of them have a large knowledge about children. Results also reveals similar difficulties in each age group and better results for girls. Obtained data attested an evolution trend in comprehension and expression language as age progresses.
id RCAP_9f45dffebb4f33d3cf8a382a48ff349a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anosThis study is centered in language acquisition and development of toddlers and children in pre-school years. W e explore individual trajectories listening parents and educators and also evaluate language development in order to understand which are typical characteristjcs of each step of normal language development. The research project was carried out with a group of 67 participants (children between two and half years and six years in a day care center for toddlers and preschool context). Comparative analysis between parents and educators data do not expose relevant tendency but the number of coincident answers allow us to conclude that both of them have a large knowledge about children. Results also reveals similar difficulties in each age group and better results for girls. Obtained data attested an evolution trend in comprehension and expression language as age progresses.Neste estudo de caso, centrado na aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças em idade de creche e pré-escolar, exploram-se não só as suas trajectórias individuais dando voz aos pais e educadores, como também se avaliam as mesmas de forma a compreender quais os aspectos característicos de cada etapa do desenvolvimento normal da linguagem. O grupo de participantes é constituído por 67 sujeitos dos 2 anos e meio aos 6 anos de idade. Concluiu-se através da comparação das respostas dos pais e dos profissionais que não há uma tendência uniforme entre as suas opiniões mas que há, contudo, um grande conhecimento de ambos os agentes educativos quanto às características da linguagem das crianças (número de coincidências nas respostas dos mesmos). Verificaram-se dificuldades comuns em cada grupo etário e melhores resultados por parte das crianças do género feminino. Os dados obtidos comprovam uma tendência evolutiva na capacidade de compreensão e expressão da linguagem das crianças à medida que a idade aumenta.Universidade Católica Portuguesa2009-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3308oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3308Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 47-602182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2009.n8reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3308https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3308https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3308/3207Direitos de Autor (c) 2009 Clara Marques Bessa, Maria Raul Lobo Xavierhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBessa, Clara MarquesXavier, Maria Raul Lobo2022-05-24T16:54:44Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.550903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
title Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
spellingShingle Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
Bessa, Clara Marques
title_short Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
title_full Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
title_fullStr Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
title_full_unstemmed Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
title_sort Aquisição e desenvolvimento da linguagem: um estudo de caso com crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos
author Bessa, Clara Marques
author_facet Bessa, Clara Marques
Xavier, Maria Raul Lobo
author_role author
author2 Xavier, Maria Raul Lobo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Clara Marques
Xavier, Maria Raul Lobo
description This study is centered in language acquisition and development of toddlers and children in pre-school years. W e explore individual trajectories listening parents and educators and also evaluate language development in order to understand which are typical characteristjcs of each step of normal language development. The research project was carried out with a group of 67 participants (children between two and half years and six years in a day care center for toddlers and preschool context). Comparative analysis between parents and educators data do not expose relevant tendency but the number of coincident answers allow us to conclude that both of them have a large knowledge about children. Results also reveals similar difficulties in each age group and better results for girls. Obtained data attested an evolution trend in comprehension and expression language as age progresses.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3308
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3308
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3308
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3308
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2009.3308
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3308/3207
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2009 Clara Marques Bessa, Maria Raul Lobo Xavier
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2009 Clara Marques Bessa, Maria Raul Lobo Xavier
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 8 (2009); 47-60
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2009.n8
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129851544731648