Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Maria Carolina Bettencourt
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17442
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa, em torno da interação adulto-criança. O objetivo geral foi promover uma interação adulto-criança de qualidade através de estratégias e ações. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação do DQP utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto para analisar e refletir sobre a minha ação educativa, a forma como potenciei a interação adulto-criança e consequentemente um ambiente educativo de qualidade. Os resultados mostram que em ambos os contextos, Creche e Jardim-de-Infância, verifica-se que a subescala com maior valor foi a autonomia. Foi evidenciada a importância da interação com a família no processo educativo. Conclui-se deste relatório que uma autoavaliação constante e sistemática do educador é fundamental para a existência de uma boa interação adulto criança no processo de aprendizagem; Report on the Practice of Supervised Teaching in Preschool Education: The Adult-Child Interaction: Strategies and Actions Abstract: This report was done within the course unit of Supervised Teaching Practice in Day Nursery and Kindergarten and proposes a reflective and research approach, around the adult-child interaction. The general objective was to promote a quality adult-child interaction through strategies and actions. The methodology was based on the application of the DQP using the Adult Commitment scale to analyze and reflect on my educational action, how the adult-child interaction can be improved and consequently a quality educational environment. The results show that in both contexts, Nursery and Kindergarten, the subscale with the highest value was autonomy. The importance of interaction with the family in the educational process was observed. This report concludes that a constant and systematic self-evaluation of the teacher is crucial to the existence of a good child-adult interaction in the learning process.
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