Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17442 |
Resumo: | O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa, em torno da interação adulto-criança. O objetivo geral foi promover uma interação adulto-criança de qualidade através de estratégias e ações. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação do DQP utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto para analisar e refletir sobre a minha ação educativa, a forma como potenciei a interação adulto-criança e consequentemente um ambiente educativo de qualidade. Os resultados mostram que em ambos os contextos, Creche e Jardim-de-Infância, verifica-se que a subescala com maior valor foi a autonomia. Foi evidenciada a importância da interação com a família no processo educativo. Conclui-se deste relatório que uma autoavaliação constante e sistemática do educador é fundamental para a existência de uma boa interação adulto criança no processo de aprendizagem; Report on the Practice of Supervised Teaching in Preschool Education: The Adult-Child Interaction: Strategies and Actions Abstract: This report was done within the course unit of Supervised Teaching Practice in Day Nursery and Kindergarten and proposes a reflective and research approach, around the adult-child interaction. The general objective was to promote a quality adult-child interaction through strategies and actions. The methodology was based on the application of the DQP using the Adult Commitment scale to analyze and reflect on my educational action, how the adult-child interaction can be improved and consequently a quality educational environment. The results show that in both contexts, Nursery and Kindergarten, the subscale with the highest value was autonomy. The importance of interaction with the family in the educational process was observed. This report concludes that a constant and systematic self-evaluation of the teacher is crucial to the existence of a good child-adult interaction in the learning process. |
id |
RCAP_9f483141f8a43a7dd4e878a1425457df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e açõesInteração adulto-criançaAprendizagemDPQQualidadeEstratégiasAçõesAdult-child interactionLearningDQPQualityStrategiesActionsO presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa, em torno da interação adulto-criança. O objetivo geral foi promover uma interação adulto-criança de qualidade através de estratégias e ações. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação do DQP utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto para analisar e refletir sobre a minha ação educativa, a forma como potenciei a interação adulto-criança e consequentemente um ambiente educativo de qualidade. Os resultados mostram que em ambos os contextos, Creche e Jardim-de-Infância, verifica-se que a subescala com maior valor foi a autonomia. Foi evidenciada a importância da interação com a família no processo educativo. Conclui-se deste relatório que uma autoavaliação constante e sistemática do educador é fundamental para a existência de uma boa interação adulto criança no processo de aprendizagem; Report on the Practice of Supervised Teaching in Preschool Education: The Adult-Child Interaction: Strategies and Actions Abstract: This report was done within the course unit of Supervised Teaching Practice in Day Nursery and Kindergarten and proposes a reflective and research approach, around the adult-child interaction. The general objective was to promote a quality adult-child interaction through strategies and actions. The methodology was based on the application of the DQP using the Adult Commitment scale to analyze and reflect on my educational action, how the adult-child interaction can be improved and consequently a quality educational environment. The results show that in both contexts, Nursery and Kindergarten, the subscale with the highest value was autonomy. The importance of interaction with the family in the educational process was observed. This report concludes that a constant and systematic self-evaluation of the teacher is crucial to the existence of a good child-adult interaction in the learning process.Universidade de Évora2016-02-19T12:31:48Z2016-02-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17442http://hdl.handle.net/10174/17442TID:201062852porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomcarolinabettencourt@gmail.com672Paixão, Maria Carolina Bettencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:37.544360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações Paixão, Maria Carolina Bettencourt Interação adulto-criança Aprendizagem DPQ Qualidade Estratégias Ações Adult-child interaction Learning DQP Quality Strategies Actions |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: interação adulto criança: estratégias e ações |
author |
Paixão, Maria Carolina Bettencourt |
author_facet |
Paixão, Maria Carolina Bettencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Maria Carolina Bettencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação adulto-criança Aprendizagem DPQ Qualidade Estratégias Ações Adult-child interaction Learning DQP Quality Strategies Actions |
topic |
Interação adulto-criança Aprendizagem DPQ Qualidade Estratégias Ações Adult-child interaction Learning DQP Quality Strategies Actions |
description |
O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa, em torno da interação adulto-criança. O objetivo geral foi promover uma interação adulto-criança de qualidade através de estratégias e ações. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação do DQP utilizando a Escala de Empenhamento do Adulto para analisar e refletir sobre a minha ação educativa, a forma como potenciei a interação adulto-criança e consequentemente um ambiente educativo de qualidade. Os resultados mostram que em ambos os contextos, Creche e Jardim-de-Infância, verifica-se que a subescala com maior valor foi a autonomia. Foi evidenciada a importância da interação com a família no processo educativo. Conclui-se deste relatório que uma autoavaliação constante e sistemática do educador é fundamental para a existência de uma boa interação adulto criança no processo de aprendizagem; Report on the Practice of Supervised Teaching in Preschool Education: The Adult-Child Interaction: Strategies and Actions Abstract: This report was done within the course unit of Supervised Teaching Practice in Day Nursery and Kindergarten and proposes a reflective and research approach, around the adult-child interaction. The general objective was to promote a quality adult-child interaction through strategies and actions. The methodology was based on the application of the DQP using the Adult Commitment scale to analyze and reflect on my educational action, how the adult-child interaction can be improved and consequently a quality educational environment. The results show that in both contexts, Nursery and Kindergarten, the subscale with the highest value was autonomy. The importance of interaction with the family in the educational process was observed. This report concludes that a constant and systematic self-evaluation of the teacher is crucial to the existence of a good child-adult interaction in the learning process. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-19T12:31:48Z 2016-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17442 http://hdl.handle.net/10174/17442 TID:201062852 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17442 |
identifier_str_mv |
TID:201062852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação mcarolinabettencourt@gmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136578777382912 |