A importância do brincar na construção de conhecimentos de crianças na pré-escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6928 |
Resumo: | As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Através do ato de brincar, a criança desperta suas habilidades mais precisas para um bom desenvolvimento, que a conduzirá durante toda a sua vida. Muitos professores apresentam resistência em propiciar situações que envolvem brincadeiras na educação infantil em suas práticas pedagógicas. Para alguns educadores e pais, a brincadeira na educação infantil é vista apenas como um passatempo sem propósitos educacionais definidos. Este trabalho tem como foco de investigação analisar a relevância da brincadeira, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimentos de crianças em idade pré-escolar, focando a percepção e importância que os educadores e pais dão a essa prática no cotidiano e o papel que os mesmos desempenham para a facilitação da brincadeira no contexto educativo. O estudo empírico tem como fundamento uma concepção histórica crítica de educação, através de um estudo descritivo, com metodologia qualitativa, a partir da aplicação de questionários aos pais e educadores, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação naturalista da prática pedagógica do educador em sala de educação pré-escolar. Os resultados mostram que apesar das limitações que configuram a rotina na Unidade Pedagógica, o brincar comparece na Educação Infantil em diversas práticas do cotidiano, sejam elas livres ou direcionadas pelo educador, sendo considerada pela maioria dos pais e educadores, como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança e para a construção de conhecimentos propostos no currículo pré-escolar. Os pais e educadores envolvidos no processo educacional, em sua maioria, também reconhecem que a pré-escola não apresenta o espaço apropriado para a efetivação satisfatória do brincar, assim como não dá o devido destaque ao brincar no cotidiano escolar. |
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A importância do brincar na construção de conhecimentos de crianças na pré-escolaDesenvolvimentoBrincarPráticas pedagógicasEducação infantilDevelopmentPlayPedagogical practiceEarly childhood educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAs crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Através do ato de brincar, a criança desperta suas habilidades mais precisas para um bom desenvolvimento, que a conduzirá durante toda a sua vida. Muitos professores apresentam resistência em propiciar situações que envolvem brincadeiras na educação infantil em suas práticas pedagógicas. Para alguns educadores e pais, a brincadeira na educação infantil é vista apenas como um passatempo sem propósitos educacionais definidos. Este trabalho tem como foco de investigação analisar a relevância da brincadeira, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimentos de crianças em idade pré-escolar, focando a percepção e importância que os educadores e pais dão a essa prática no cotidiano e o papel que os mesmos desempenham para a facilitação da brincadeira no contexto educativo. O estudo empírico tem como fundamento uma concepção histórica crítica de educação, através de um estudo descritivo, com metodologia qualitativa, a partir da aplicação de questionários aos pais e educadores, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação naturalista da prática pedagógica do educador em sala de educação pré-escolar. Os resultados mostram que apesar das limitações que configuram a rotina na Unidade Pedagógica, o brincar comparece na Educação Infantil em diversas práticas do cotidiano, sejam elas livres ou direcionadas pelo educador, sendo considerada pela maioria dos pais e educadores, como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança e para a construção de conhecimentos propostos no currículo pré-escolar. Os pais e educadores envolvidos no processo educacional, em sua maioria, também reconhecem que a pré-escola não apresenta o espaço apropriado para a efetivação satisfatória do brincar, assim como não dá o devido destaque ao brincar no cotidiano escolar.Children think the world in a special and very own way. Departing from the relationships they establish within environment in which they live, with the family and other significant people in daily living, they begin to "read" and understand the world. Through the act of playing, the child develops more precise skills for a good development, that lead throughout his/her life. Many teachers have strength in providing situations involving play in early childhood education in their teaching practices. For some educators and parents, play in early childhood education is seen only as a hobby without defined educational purposes. The research focus of this work aims at analyze the relevance of the play as an essential tool for the whole development and construction of knowledge of children in preschool age. Focusing on the perception and importance that educators and parents give to this practice in daily life and the role that they play in the facilitation of play in the educational context. The empirical study is based in a historical critical design of education through a descriptive study with qualitative methodology, and the application of questionnaires to parents and educators, interviews with Early Childhood Education professionals and naturalistic observation of teaching practice in preschool education room. The results show that despite the limitations highlighted by the routine at the Pedagogical Unit, the play appears in early childhood education in several daily practices, whether free or directed by the educator, and is considered by most of the parents and educators, as an essential tool for whole development of children and for knowledge as proposed in the pre-school curriculum. Parents and educators involved in the educational process, also recognize that pre-school does not have the appropriate space for a satisfactory performance of the play, and does not give due prominence to play in the school routine.Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Marianne da Cruz de2018-09-18T18:40:16Z2016-07-25T00:00:00Z2016-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6928202446298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:49.725088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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