A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Maria de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77993
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_9f4affd1b4f12dedae4363f199618965
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridadelearning rational functions resorting to the graphic calculator for students in the 11th grade of scholarityAlunos do 11.º ano de escolaridadeAprendizagemCalculadora gráficaFunções racionais11th Grade studentsGraphic calculatorLearningRational functionsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo visa averiguar o contributo da calculadora gráfica na aprendizagem de funções racionais de alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade. De modo a compreender os significados que os alunos dão às suas atividades de aprendizagem, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa. Para a concretização do objetivo delineado, formularam-se as seguintes questões de investigação: (1) Como os alunos utilizam a calculadora gráfica na aprendizagem de funções racionais? (2) Que dificuldades manifestam os alunos na aprendizagem de funções racionais? Que papel desempenha a calculadora gráfica na clarificação dessas dificuldades? (3) Quais as perceções dos alunos sobre a utilização da calculadora gráfica na aprendizagem de funções racionais? Para dar resposta a estas questões recolheram-se dados através dos seguintes métodos: gravação áudio e vídeo de aulas; produções dos alunos; e questionários (inicial e final). A intervenção pedagógica foi realizada numa escola do ensino secundário da cidade de Braga, numa turma do 11.º ano de Ciências e Tecnologias. Para a implementação da intervenção pedagógica, foi elaborada a planificação de cada uma das aulas, tendo em consideração o programa de Matemática A em vigor. Nessa planificação, para a dinamização das atividades de ensino e de aprendizagem, foram atendidas as características exploratórias das tarefas, a utilização da calculadora gráfica e o ensino exploratório. Os resultados obtidos sugerem que os alunos utilizam a calculadora gráfica essencialmente na resolução gráfica de tarefas, na verificação de resultados obtidos analiticamente e também para ultrapassar dificuldades provenientes da resolução analítica das tarefas propostas. Os alunos utilizaram a calculadora gráfica, através do processo de génese instrumental, para formular e/ou validar conjeturas dos tópicos de funções racionais em estudo. Ao darem sentido ao que retiravam da exploração da calculadora gráfica, os alunos determinaram o sinal e os zeros de funções racionais, estabeleceram as regras operatórias de limites entre funções e determinaram assíntotas ao gráfico de uma dada função racional. Os alunos revelaram dificuldades na resolução de equações e inequações fracionárias, para estudar os zeros e o sinal de funções racionais, bem como no conceito de limite para determinar as assíntotas ao gráfico de funções racionais. Os alunos também manifestaram dificuldades na escolha da janela de visualização da calculadora gráfica, o que teve implicações nos esboços e na interpretação de gráficos de funções racionais. Relativamente às perceções sobre a utilização da calculadora gráfica na aprendizagem de funções racionais, os alunos apontam potencialidades na visualização dos conceitos em estudo, na compreensão das tarefas propostas e na verificação de resultados obtidos analiticamente.The present study aims to investigate the contribution of the graphic calculator in the learning of rational functions of students in an 11th grade class. In order to understand the meanings that students give to their learning activities, a qualitative and interpretative approach was adopted. To achieve the objective outlined, the following research questions were formulated: (1) How do students use the graphic calculator to learn rational functions? (2) What difficulties do students manifest in learning rational functions? Which role does the graphic calculator play to clarify these difficulties? (3) What are the perceptions that students have about the use of the graphic calculator while learning rational functions? To find the answers to these questions, the data was collected using the following methods: audio and video recording of classes; students’ productions; and questionnaires (initial and final). The pedagogical intervention was carried out in a secondary school in the city of Braga, in a class of the 11th grade of Science and Technology. For the implementation of the pedagogical intervention, the planning of each class was prepared, considering the current Mathematics A program. In this planning, the dynamization of teaching and learning activities were designed according to the exploratory characteristics of the tasks, the use of the graphic calculator and the exploratory teaching. The obtained results suggest that the graphic calculator was essentially used in the graphical resolution of tasks, in the verification of the results obtained analytically and to overcome the difficulties from the analytical resolution of the proposed tasks. The students used the graphic calculator, through the process of instrumental genesis, to formulate and/or validate conjectures of the topics of rational functions under study. When giving the meaning to what they extracted from the exploration of the graphic calculator, the students determined the sign and the zeros of rational functions, established the operational rules of limits between functions and determined asymptotes to the graph of a rational function. The students revealed difficulties in solving fractional equations and inequalities, to study the zeros and the sign of rational functions, as well as in the concept of limit to determine the asymptotes to the graphic of rational functions. The students also expressed difficulties in choosing the visualization window of the graphic calculator, which had implications for the sketches and the interpretation of graphs of rational functions. Regarding the students' perceptions about the use of the graphic calculator in the learning of rational functions, they point out the potential of the calculator to visualize the concepts under study, helping to understand the tasks and verifying the results obtained analytically.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoFreitas, Ana Maria de Sousa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77993por202989852info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:10.484559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
learning rational functions resorting to the graphic calculator for students in the 11th grade of scholarity
title A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
spellingShingle A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
Freitas, Ana Maria de Sousa
Alunos do 11.º ano de escolaridade
Aprendizagem
Calculadora gráfica
Funções racionais
11th Grade students
Graphic calculator
Learning
Rational functions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
title_full A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
title_fullStr A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
title_sort A aprendizagem de funções racionais com recurso à calculadora gráfica de alunos do 11º ano de escolaridade
author Freitas, Ana Maria de Sousa
author_facet Freitas, Ana Maria de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Floriano
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Maria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos do 11.º ano de escolaridade
Aprendizagem
Calculadora gráfica
Funções racionais
11th Grade students
Graphic calculator
Learning
Rational functions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alunos do 11.º ano de escolaridade
Aprendizagem
Calculadora gráfica
Funções racionais
11th Grade students
Graphic calculator
Learning
Rational functions
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77993
url https://hdl.handle.net/1822/77993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202989852
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132833664466944