O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998 |
Resumo: | As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar. Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação |
id |
RCAP_9f4f30f1da2e7c7d7916973369301375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o temaArtigosAs reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar. Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; FormaçãoFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2016-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998por2183-66710873-5670Melo, Katia IsabelliAbrão, Aline LimaRios, Mariana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:38Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:27.726294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
title |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
spellingShingle |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema Melo, Katia Isabelli Artigos |
title_short |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
title_full |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
title_fullStr |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
title_full_unstemmed |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
title_sort |
O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema |
author |
Melo, Katia Isabelli |
author_facet |
Melo, Katia Isabelli Abrão, Aline Lima Rios, Mariana Silva |
author_role |
author |
author2 |
Abrão, Aline Lima Rios, Mariana Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Katia Isabelli Abrão, Aline Lima Rios, Mariana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar. Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130857991045120 |