O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Katia Isabelli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Abrão, Aline Lima, Rios, Mariana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998
Resumo: As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar. Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação
id RCAP_9f4f30f1da2e7c7d7916973369301375
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o temaArtigosAs reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar. Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; FormaçãoFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2016-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998por2183-66710873-5670Melo, Katia IsabelliAbrão, Aline LimaRios, Mariana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:38Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:27.726294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
title O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
spellingShingle O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
Melo, Katia Isabelli
Artigos
title_short O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
title_full O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
title_fullStr O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
title_full_unstemmed O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
title_sort O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
author Melo, Katia Isabelli
author_facet Melo, Katia Isabelli
Abrão, Aline Lima
Rios, Mariana Silva
author_role author
author2 Abrão, Aline Lima
Rios, Mariana Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Katia Isabelli
Abrão, Aline Lima
Rios, Mariana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar. Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130857991045120