Práticas parentais de pais de crianças do 1º ciclo do ensino básico : Contributos para a elaboração de um projecto de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5126 |
Resumo: | Introdução:.Para garantir os melhores resultados ao nível do desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças, os pais devem encontrar equilíbrio entre suas exigências no que diz respeito à maturidade da criança e à disciplina necessária para sua integração ao sistema familiar, escolar e social. Neste sentido, tornou-se pertinente aprofundar conhecimentos sobre as dificuldades e necessidades dos pais no exercício das suas funções com vista à promoção de uma parentalidade positiva como intervenção de enfermagem promotora de um adequado desenvolvimento psicoafetivo da criança. Objetivos: Identificar as práticas parentais mais comuns dos pais de crianças em idade escolar; Verificar a influencia das variáveis sócio - demográficas, de contexto familiar e de contexto escolar e extraescolar da criança nas práticas parentais; Avaliar a necessidade de um Programa de Incentivo à Parentalidade Positiva. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra incluiu 327 pais de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Públicas de Viseu. A recolha de dados foi efetuada através do questionário de caraterização geral e o Questionário de Práticas Parentais (QPP), Versão Portuguesa de Gaspar & Santos, 2008, revisto em 2013. Resultados: A amostra é maioritariamente feminina (85,93%) cuja média de idades se situa nos 38,5 anos ±4,69. Verificou-se ainda que possuem no mínimo 1 filho e no máximo 5 filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Relativamente às práticas parentais as mais representativas são a disciplina apropriada (M=93,22±12.18), seguindo-se a parentalidade positiva (M=58,36±6,67). A parentalidade positiva apresenta relação estatística significativa com as variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil, habilitações literárias e situação profissional), com as variáveis de contexto familiar (número de filhos e pessoas com quem habita) e com as variáveis de contexto extraescolar (atividades lúdicas). No entanto sem relação estatística com as variáveis de contexto escolar. Conclusão: A promoção de ações que potenciem mais literacia aos pais sobre as suas práticas em relação aos filhos, tendo em conta que o estilo parental adotado é determinante, assume um grande peso no desenvolvimento e na formação da criança e pode determinar características essenciais para um futuro promissor. Assim é fundamental que os Enfermeiros Especialista em Saúde Infantil e Pediatria apoiem os pais no progresso de uma parentalidade positiva, focando-se nas suas potencialidades, tendo em consideração os seus pontos fortes e as suas particularidades, bem como o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Criança, Competência, Ensino Básico, Pais, Responsabilidade Parental. |
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Práticas parentais de pais de crianças do 1º ciclo do ensino básico : Contributos para a elaboração de um projecto de intervençãoCompetênciaCriançaEnsino básicoPaisPapelResponsabilidade parentalChildCompetenceParentingParentsPrimary educationRoleDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução:.Para garantir os melhores resultados ao nível do desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças, os pais devem encontrar equilíbrio entre suas exigências no que diz respeito à maturidade da criança e à disciplina necessária para sua integração ao sistema familiar, escolar e social. Neste sentido, tornou-se pertinente aprofundar conhecimentos sobre as dificuldades e necessidades dos pais no exercício das suas funções com vista à promoção de uma parentalidade positiva como intervenção de enfermagem promotora de um adequado desenvolvimento psicoafetivo da criança. Objetivos: Identificar as práticas parentais mais comuns dos pais de crianças em idade escolar; Verificar a influencia das variáveis sócio - demográficas, de contexto familiar e de contexto escolar e extraescolar da criança nas práticas parentais; Avaliar a necessidade de um Programa de Incentivo à Parentalidade Positiva. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra incluiu 327 pais de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Públicas de Viseu. A recolha de dados foi efetuada através do questionário de caraterização geral e o Questionário de Práticas Parentais (QPP), Versão Portuguesa de Gaspar & Santos, 2008, revisto em 2013. Resultados: A amostra é maioritariamente feminina (85,93%) cuja média de idades se situa nos 38,5 anos ±4,69. Verificou-se ainda que possuem no mínimo 1 filho e no máximo 5 filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Relativamente às práticas parentais as mais representativas são a disciplina apropriada (M=93,22±12.18), seguindo-se a parentalidade positiva (M=58,36±6,67). A parentalidade positiva apresenta relação estatística significativa com as variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil, habilitações literárias e situação profissional), com as variáveis de contexto familiar (número de filhos e pessoas com quem habita) e com as variáveis de contexto extraescolar (atividades lúdicas). No entanto sem relação estatística com as variáveis de contexto escolar. Conclusão: A promoção de ações que potenciem mais literacia aos pais sobre as suas práticas em relação aos filhos, tendo em conta que o estilo parental adotado é determinante, assume um grande peso no desenvolvimento e na formação da criança e pode determinar características essenciais para um futuro promissor. Assim é fundamental que os Enfermeiros Especialista em Saúde Infantil e Pediatria apoiem os pais no progresso de uma parentalidade positiva, focando-se nas suas potencialidades, tendo em consideração os seus pontos fortes e as suas particularidades, bem como o desenvolvimento da criança. Palavras-chave: Criança, Competência, Ensino Básico, Pais, Responsabilidade Parental.Abstract Background: In order to guarantee the best results in the affective, social and physical development of the children, parents must find a balance between their demands regarding the maturity of the child and the discipline necessary for their integration into the family, school and social system. In this sense, it became important to deepen the knowledge about the difficulties and needs of the parents in the exercise of their functions in order to promote positive parenthood as a nursing intervention that promotes an adequate psycho-affective development of the child. Objectives: Identify the most common parenting practices of the parents of schoolchildren; To verify the influence of socio - demographic variables, family context and school and out - of - school context of the child in parental practices; Evaluate the need for a Positive Parenting Incentive Programme. Methodology: Quantitative, cross-sectional and descriptive-correlational study. The sample included 327 parents of children in the 1st Cycle of Basic Education of the Public Schools Group of Viseu (Primary school). The data collection was done through the general characterization questionnaire and the Questionnaire on Parental Practices (QPP), Portuguese Version of Gaspar & Santos, 2008, revised in 2013. Results: The sample is mostly female (85.93%) whose average age is 38.5 years ± 4.69. It was also verified that they have a minimum of 1 child and a maximum of 5 children between the ages of 5 and 10 years. Regarding parenting practices, the most appropriate discipline is the appropriate discipline (M = 93.22 ± 12.18), followed by positive parenting (M = 58.36 ± 6.67). Positive parenting have a significant statistical relationship with sociodemographic variables (gender, marital status, literacy and professional status), family context variables (number of children and people with whom they live) and extracurricular context variables (play activities ). However, there was no statistical relation with the variables of school context. Conclusion:The promotion of actions that increase parents literacy about their practices regarding their children, taking into account that the adopted parental style is decisive, assumes great importance in the development and character of the child and can determine essential characteristics for a child's promising future. It is thus vital that the Child Health Specialist and Pediatric Nurses support parents in the progress of positive parenting, focusing on their potential, taking into account their strengths and particularities as well as the development of the child. Key words: Parental competencies, parents, primary school.Bica, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFernandes, Diana Isabel Martins2018-10-17T15:49:06Z2018-07-232018-05-252018-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5126TID:201982927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:35.427507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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