A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15437
Resumo: Esta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações.
id RCAP_9f68c6016268d2400ac77fc48d3c71b2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneoEducaçãoÉticaCapacidadeLiberdadeJustiçaDesenvolvimento LocalCristãoEsta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações.Cunha, Maria Teresa, 1959-Repositório ComumGonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues2017-09-29T00:30:10Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15437201516152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:27.957078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
title A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
spellingShingle A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues
Educação
Ética
Capacidade
Liberdade
Justiça
Desenvolvimento Local
Cristão
title_short A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
title_full A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
title_fullStr A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
title_full_unstemmed A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
title_sort A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
author Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues
author_facet Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Maria Teresa, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Capacidade
Liberdade
Justiça
Desenvolvimento Local
Cristão
topic Educação
Ética
Capacidade
Liberdade
Justiça
Desenvolvimento Local
Cristão
description Esta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2017-09-29T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15437
201516152
url http://hdl.handle.net/10400.26/15437
identifier_str_mv 201516152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130019213082624