A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/15437 |
Resumo: | Esta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações. |
id |
RCAP_9f68c6016268d2400ac77fc48d3c71b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneoEducaçãoÉticaCapacidadeLiberdadeJustiçaDesenvolvimento LocalCristãoEsta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações.Cunha, Maria Teresa, 1959-Repositório ComumGonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues2017-09-29T00:30:10Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15437201516152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:27.957078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
title |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
spellingShingle |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues Educação Ética Capacidade Liberdade Justiça Desenvolvimento Local Cristão |
title_short |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
title_full |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
title_fullStr |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
title_full_unstemmed |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
title_sort |
A educação para o século XXI e o desenvolvimento local: um compromisso cristão contemporâneo |
author |
Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues |
author_facet |
Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Maria Teresa, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Cecília das Neves Bernardo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ética Capacidade Liberdade Justiça Desenvolvimento Local Cristão |
topic |
Educação Ética Capacidade Liberdade Justiça Desenvolvimento Local Cristão |
description |
Esta dissertação explora os contributos cristãos para a ideia de educação no século XXI aplicada às práticas do desenvolvimento local. Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução – indica-se o tema, os seus contornos analíticos e delimita-se o campo de estudo; Discussão Teórica – descreve-se o estado da arte sobre o conceito de bem viver em sociedade, teorizado por Amartya Sen, John Stott e outros autores e autoras; Metodologia e Autorreflexibilidade - faz-se uma fundamentação epistemológica, descreve-se o dispositivo metodológico e procede-se a uma reflexão para aprofundar o carácter situado e posicionado do conhecimento científico; Apresentação e Discussão de Dados - usa-se o material empírico para descrever e analisar o campo e intenta-se uma ampliação dos conhecimentos disponíveis sobre o tema; Conclusão e Sugestão – confronta-se a teoria com os dados recolhidos e analisados, sublinha-se o carácter processual do trabalho de investigação e apela-se a novas investigações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z 2017-09-29T00:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/15437 201516152 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/15437 |
identifier_str_mv |
201516152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130019213082624 |