User characterization in social media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Miguel Reis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21758
Resumo: O crescimento acentuado das Redes Sociais que se verificou num passado recente, criou uma nova área de estudo na investigação em análise e extração de dados. A sua disseminação pela sociedade moderna torna-as uma fonte interessante para a aplicação de ciência dos dados, visto que auxiliam a perceção de comportamentos e padrões em dados sociais. Este tipo de informação possui valor estratégico em áreas como a publicidade e o marketing. Nesta dissertação é apresentado um protótipo para uma aplicação web que visa apresentar informação sobre a rede Twitter e os utilizadores que a compõem, através de esquemas de visualização de dados. Esta aplicação adota um modelo de dados de um grafo de propriedades, armazenado numa base de dados de grafos, para permitir uma análise eficiente das relações entre os dados existentes no Twitter. Para além disso, também faz uso de algoritmos de aprendizagem supervisionados e não-supervisionados, assim como análise estatística, para extrair padrões no conteúdo de tweets e prever atributos latentes em utilizadores do Twitter. O objetivo final é permitir a caraterização dos utilizadores Portugueses do Twitter, através da interpretação dos resultados apresentados.
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