O caso de amor dos jovens pelos meios de comunicação digital : análise dos usos, valores e competências desenvolvidas em TIC por jovens do 3º ciclo do ensino básico, no contexto escolar e familiar: a influência do contexto e o factor divisão digital na relação dos jovens com a tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10388 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
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O caso de amor dos jovens pelos meios de comunicação digital : análise dos usos, valores e competências desenvolvidas em TIC por jovens do 3º ciclo do ensino básico, no contexto escolar e familiar: a influência do contexto e o factor divisão digital na relação dos jovens com a tecnologia371.68316.77Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)O presente estudo é fundamentado a nível político e económico, social, tecnológico e, inevitavelmente, educativo. Estas são as linhas que se cruzam para a compreensão da valorização, usos, percepções e atitudes de pais e jovens relativamente às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em contextos educativos formal e informal, e para a identificação de factores que influenciam a relação dos jovens com a tecnologia. Assim, fazem parte do quadro teórico as consequências da evolução tecnológica na sociedade actual, em termos de orientações e políticas educativas, nomeadamente as orientações europeias, e ao nível nacional as iniciativas mais recentes para a generalização do uso das TIC em Portugal. Abordamos, portanto, a globalização e a decorrente transformação de modelos sociais, culturais e políticos, enquanto causa e consequência da evolução tecnológica, alterando os modelos de organização social e económica, ao nível do trabalho, da comunicação e, inevitavelmente, das políticas e orientações educativas, sobretudo através de mudanças tecnológicas que têm fortes repercussões nos modos de comunicar e, consequentemente, na comunicação educativa. Em termos educativos, relacionamos o facto de a tecnologia ter proporcionado um conjunto de meios passíveis de criar condições para alterar modos de ensinar e aprender, evidenciando as potencialidades da Web e da imersão cibercultural dos jovens. Lançamos alguns desafios para a escola, entre eles a perspectiva da tecnologia educativa enquanto fomentadora de uma aprendizagem construída activa, social e individualmente, contribuindo para a educação dos jovens que serão actores num mundo tecnológico, móbil e líquido, com exigências variáveis e onde o conhecimento se tem vindo a tornar cada vez mais rápido e mutável. Uma sociedade que exige também flexibilidade e adaptação aos modos de vida e recursos existentes, onde o conhecimento é perspectivado enquanto capital, a nível macro e a nível individual, tendo a escola papel de responsabilidade pela compreensão da sociedade actual e preparação dos jovens para a mudança. Uma leitura que tenta compreender onde se situa também o papel da escola, se predominantemente é o da democratização de acesso a meios passíveis de criar conhecimento ou se, por outro lado, pode ignorar o factor divisão digital em contexto informal, ampliando as diferenças entre os jovens, também ao nível escolar. Este estudo tenta, assim, compreender a relação dos jovens com as TIC, o seu grau de imersão na cibercultura e o desenvolvimento de uma literacia digital; as competências e saberes mais desenvolvidos, expressos pelas actividades desenvolvidas pelos jovens em contexto escolar e extra-escolar. Analisamos esta relação em dois olhares e através das percepções de dois dos principais actores educativos, jovens e pais, representativos de dois contextos educativos, o formal e o informal. Trata-se de um estudo descritivo, de carácter exploratório, com jovens do 3º ciclo do ensino básico de um Agrupamento de Escolar, de contexto rural, da região Norte do País, onde, como instrumentos principais de investigação, se utilizaram dois questionários – um para os jovens e outro para os pais − abordando oito dimensões de análise: i) Meios tecnológicos nas habitações ii) Computadores e Internet; iii) Competências de utilização dos meios; iv) Usos formais e informais da tecnologia; v) Meios e aprendizagem; vi) Web social vii) Internet e escola e viii) Valor social dos meios /Internet. As conclusões apontam os factores socioeconómicos e os contextos (formal ou informal) como os que mais interferem nos usos, valorização e aprendizagem. São estes os factores passíveis de potenciarem as divisões digitais, primária e secundária, assim como os que mais condicionam a heterogeneidade e o grau de literacia dos jovens e, consequentemente, as oportunidades de acesso a conhecimento.This is a study supported in political, economical, social, technological and educational levels. These perspectives were used in the understanding of the value, use, perceptions and attitudes, of young people and parents, in relation to technology, namely ICT, either in formal and informal context, in order to identify the factors that interfere in young people’s relation to technology. In theoretical terms, we think about the social, cultural and political consequences of the technological evolution, namely about the most recent European guidelines concerning this matter and the resulting national initiatives for ICT mass use in Portugal. We focus on the globalization topic and its transformative capacity of social, cultural and political change, as cause and consequence of technological development, changing the way societies organize and the consequences in terms of work and communication, also causing changes in education as a result of communication global changes and, of course, educational communication. We look at educational technology as enabler of paradigmatic changes in educational communication, namely because of hypertext, Web 2.0 and cibercultural potential of ICT, and its use as contribution for the development of a digital literacy, allowing an active construction of individual knowledge. We see this as a crucial role for education, preparing young people for a liquid and changing society where knowledge is an essential discriminating capital. In this study we also try to understand the school’s role, either if it is that of democratizing access or if it contributes to enlarge the existing social divisions, external to school, by evaluating products and not taking into account, or at least reflecting about the young people’s ICT access differences. In this study we try to understand the relation of young people and technology, their level of cibercultural immersion, their digital literacy expressed by the use and activities, in formal and informal context and taking into account the digital divide. The study is based on the perception of young people and parents, representing two fundamental educational contexts: formal and informal. This is a descriptive, exploratory study, targeted for intermediate students aged between 12 and 18, of a rural area in northern Portugal. The data were collected by two questionnaires (students’ and family’s), focusing on eight different dimensions: i) technological context of the families; ii) computers and internet; iii) digital skills; iv) formal and informal use of digital technology; v) ICT and learning; vi) social web; vii) Internet and school, and viii) social value of technology. The findings show socioeconomic factors and the context (either formal or informal) as the ones that most interfere in the way technology is used, valued and in learning. These are also the factors that are more likely to explain digital divide, primary or secondary; the heterogeneity of skill development and digital literacy degree, and, consequently, to limit or expand opportunities of access to knowledge.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoPereira, Maria da Graça Caridade Barbosa2009-07-132009-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:43.008391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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