Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1664 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar |
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Transições nas primeiras idades : a entrada na escolatransiçãoeducação pré-escolar1º ciclo ensino básicodocentestransitionpre-school education1st basic education cycleteachersRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarEste relatório tem como finalidade analisar o trabalho realizado durante os estágios e apresentar um estudo sobre a importância da transição da educação préescolar para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se no impacto que esta tem nas crianças e nas estratégias que devem ser definidas por educadores e professores para lidar com este processo. O tema deste estudo surgiu na sequência dos dois estágios que realizei no âmbito do curso que estou a frequentar e dos diferentes desafios que estes me suscitaram. Nos estágios que realizei fui confrontada com duas realidades diferentes na abordagem que têm perante o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, um com uma vertente mais escolarizada, onde as crianças saem do préescolar com um conjunto de competências já adquiridas, como a leitura, e o outro onde o principal foco acaba por ser a prioridade atribuída do conhecimento do meio e o contacto com a natureza. Ao planificar o trabalho, tendo em conta estas duas perspetivas, foram-me surgindo dúvidas sobre as escolhas para atividades a realizar. Escolhi assim como tema de pesquisa a Transição nas primeiras idades. A entrada para a escola. A transição nas primeiras idades deve ser um processo natural de modo a não se tornar doloroso para as crianças. Nesse sentido há que estabelecer boas práticas que ultrapassem os constrangimentos sendo fundamental que haja “empenho, responsabilidade, abertura de espírito e disponibilidade por parte dos docentes” (Marchão, 2012:38). Os docentes devem encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas que facilitem a continuidade entre a educação préescolar e o 1º ciclo, permitindo “aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes” (Aniceto, 2010). Neste trabalho encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas, ainda que seja um tema sempre aberto a várias interpretações. Tentei encontrar quais as melhores estratégias de modo a que, como futura educadora, consiga desenvolver um conjunto de atividades e rotinas que tornem o processo de transição do pré-escolar para o 1º ciclo numa experiência positiva para as crianças. Parti da revisão da literatura existente e realizei entrevistas a educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo. Mais do que um conjunto de procedimentos ou atividades concluí que a comunicação entre todos os intervenientes do processo educativo é a principal chave para cuidar deste processo de transição.This report aims to analyze the work done during the internship and present a study on the importance of the transition from pre-school education for the 1st cycle of basic education, focusing on the impact this has on children and the strategies that should be defined by educators and teachers to handle this process. The theme of this study was the result of the two internships that I made in the course I am attending and the different challenges they raised me. In stages realized I was confronted with two different realities in the approach they have to the development and learning of children, one with a more educated shed where children leave preschool with a set of skills already acquired, such as reading and the other where the main focus turns out to be given priority through the knowledge and contact with nature. When planning the work, taking into account these two perspectives were me emerging doubts about the choices for activities to be undertaken. I chose as the subject of research Transition at early ages. The entrance to the school. The transition early age should be a natural process so as not to become painful for children. In this sense it is necessary to establish good practices that go beyond the constraints is essential that there is "commitment, responsibility, openmindedness and willingness of teachers" (Marchão 2012: 38). Teachers should find facilitating strategies through educational practices to facilitate the continuity between pre-school and 1st cycle, allowing "deepen common issues, strengthen ties and filing edges lowering existing distancing" (Aniceto, 2010). This study found some answers to my questions, although it is a theme always open to various interpretations. I tried to find the best strategies so that, as future educator, can develop a set of activities and routines that make the preschool transition to the 1st cycle in a positive experience for children. Started by reviewing the literature and conducted interviews to teachers of preschool and teachers of the 1st cycle. More than a set of procedures or activities concluded that communication between all stakeholders in the educational process is the key to taking care of this transition process.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNogueira, Ana Rita2017-01-05T23:40:03Z2016-10-122016-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1664TID:201384434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.832698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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