Transições nas primeiras idades : a entrada na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Rita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1664
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar
id RCAP_9f759ca92db934728a895a8864726ac8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transições nas primeiras idades : a entrada na escolatransiçãoeducação pré-escolar1º ciclo ensino básicodocentestransitionpre-school education1st basic education cycleteachersRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarEste relatório tem como finalidade analisar o trabalho realizado durante os estágios e apresentar um estudo sobre a importância da transição da educação préescolar para o 1º ciclo do ensino básico, focando-se no impacto que esta tem nas crianças e nas estratégias que devem ser definidas por educadores e professores para lidar com este processo. O tema deste estudo surgiu na sequência dos dois estágios que realizei no âmbito do curso que estou a frequentar e dos diferentes desafios que estes me suscitaram. Nos estágios que realizei fui confrontada com duas realidades diferentes na abordagem que têm perante o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, um com uma vertente mais escolarizada, onde as crianças saem do préescolar com um conjunto de competências já adquiridas, como a leitura, e o outro onde o principal foco acaba por ser a prioridade atribuída do conhecimento do meio e o contacto com a natureza. Ao planificar o trabalho, tendo em conta estas duas perspetivas, foram-me surgindo dúvidas sobre as escolhas para atividades a realizar. Escolhi assim como tema de pesquisa a Transição nas primeiras idades. A entrada para a escola. A transição nas primeiras idades deve ser um processo natural de modo a não se tornar doloroso para as crianças. Nesse sentido há que estabelecer boas práticas que ultrapassem os constrangimentos sendo fundamental que haja “empenho, responsabilidade, abertura de espírito e disponibilidade por parte dos docentes” (Marchão, 2012:38). Os docentes devem encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas que facilitem a continuidade entre a educação préescolar e o 1º ciclo, permitindo “aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes” (Aniceto, 2010). Neste trabalho encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas, ainda que seja um tema sempre aberto a várias interpretações. Tentei encontrar quais as melhores estratégias de modo a que, como futura educadora, consiga desenvolver um conjunto de atividades e rotinas que tornem o processo de transição do pré-escolar para o 1º ciclo numa experiência positiva para as crianças. Parti da revisão da literatura existente e realizei entrevistas a educadoras do pré-escolar e professoras do 1º ciclo. Mais do que um conjunto de procedimentos ou atividades concluí que a comunicação entre todos os intervenientes do processo educativo é a principal chave para cuidar deste processo de transição.This report aims to analyze the work done during the internship and present a study on the importance of the transition from pre-school education for the 1st cycle of basic education, focusing on the impact this has on children and the strategies that should be defined by educators and teachers to handle this process. The theme of this study was the result of the two internships that I made in the course I am attending and the different challenges they raised me. In stages realized I was confronted with two different realities in the approach they have to the development and learning of children, one with a more educated shed where children leave preschool with a set of skills already acquired, such as reading and the other where the main focus turns out to be given priority through the knowledge and contact with nature. When planning the work, taking into account these two perspectives were me emerging doubts about the choices for activities to be undertaken. I chose as the subject of research Transition at early ages. The entrance to the school. The transition early age should be a natural process so as not to become painful for children. In this sense it is necessary to establish good practices that go beyond the constraints is essential that there is "commitment, responsibility, openmindedness and willingness of teachers" (Marchão 2012: 38). Teachers should find facilitating strategies through educational practices to facilitate the continuity between pre-school and 1st cycle, allowing "deepen common issues, strengthen ties and filing edges lowering existing distancing" (Aniceto, 2010). This study found some answers to my questions, although it is a theme always open to various interpretations. I tried to find the best strategies so that, as future educator, can develop a set of activities and routines that make the preschool transition to the 1st cycle in a positive experience for children. Started by reviewing the literature and conducted interviews to teachers of preschool and teachers of the 1st cycle. More than a set of procedures or activities concluded that communication between all stakeholders in the educational process is the key to taking care of this transition process.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNogueira, Ana Rita2017-01-05T23:40:03Z2016-10-122016-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1664TID:201384434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.832698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
title Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
spellingShingle Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
Nogueira, Ana Rita
transição
educação pré-escolar
1º ciclo ensino básico
docentes
transition
pre-school education
1st basic education cycle
teachers
title_short Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
title_full Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
title_fullStr Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
title_full_unstemmed Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
title_sort Transições nas primeiras idades : a entrada na escola
author Nogueira, Ana Rita
author_facet Nogueira, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv transição
educação pré-escolar
1º ciclo ensino básico
docentes
transition
pre-school education
1st basic education cycle
teachers
topic transição
educação pré-escolar
1º ciclo ensino básico
docentes
transition
pre-school education
1st basic education cycle
teachers
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-12
2016-10-12T00:00:00Z
2017-01-05T23:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1664
TID:201384434
url http://hdl.handle.net/10400.15/1664
identifier_str_mv TID:201384434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028999217152