Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Margarida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seabra, Cláudia, Vicente, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4307
Resumo: O turismo cultural é uma das áreas que tem suscitado interesse por parte dos turistas que, cada vez mais exigentes, procuram experiências marcantes. O aumento de visitantes em locais históricos, sítios arqueológicos, museus e outros locais, para participar e experimentar rituais e festividades tradicionais mostra o interesse crescente por este tipo de turismo. Os turistas culturais são altamente seletivos no consumo de recursos patrimoniais considerando, na maioria dos casos, o património tradicional uma mais-valia procurando a história e o mistério que envolve cada património a visitar (Besculides, Lee & Peter, 2002). O turismo cultural é um produto com um mercado vasto, mas com uma necessidade reforçada de ser diferenciador devido ao tipo de consumidor seletivo e exigente. O principal objetivo deste trabalho é avaliar as motivações e satisfação dos turistas que participaram no evento Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC 2012).
id RCAP_9f76c2990ad80fd75742b722c51f56eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantesSatisfaçãoGuimarãesCapital Europeia da CulturaMotivaçõesImagemO turismo cultural é uma das áreas que tem suscitado interesse por parte dos turistas que, cada vez mais exigentes, procuram experiências marcantes. O aumento de visitantes em locais históricos, sítios arqueológicos, museus e outros locais, para participar e experimentar rituais e festividades tradicionais mostra o interesse crescente por este tipo de turismo. Os turistas culturais são altamente seletivos no consumo de recursos patrimoniais considerando, na maioria dos casos, o património tradicional uma mais-valia procurando a história e o mistério que envolve cada património a visitar (Besculides, Lee & Peter, 2002). O turismo cultural é um produto com um mercado vasto, mas com uma necessidade reforçada de ser diferenciador devido ao tipo de consumidor seletivo e exigente. O principal objetivo deste trabalho é avaliar as motivações e satisfação dos turistas que participaram no evento Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC 2012).Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e TurismoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Ana MargaridaSeabra, CláudiaVicente, Margarida2017-02-02T09:06:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4307porFerreira, A. M.; Seabra, C. & Vicente, M. (2014). Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes. Revista Turismo & Desenvolvimento, 5(21/22), 47-49.1645-9261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:02Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:49.634595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
title Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
spellingShingle Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
Ferreira, Ana Margarida
Satisfação
Guimarães
Capital Europeia da Cultura
Motivações
Imagem
title_short Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
title_full Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
title_fullStr Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
title_full_unstemmed Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
title_sort Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes
author Ferreira, Ana Margarida
author_facet Ferreira, Ana Margarida
Seabra, Cláudia
Vicente, Margarida
author_role author
author2 Seabra, Cláudia
Vicente, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Margarida
Seabra, Cláudia
Vicente, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Guimarães
Capital Europeia da Cultura
Motivações
Imagem
topic Satisfação
Guimarães
Capital Europeia da Cultura
Motivações
Imagem
description O turismo cultural é uma das áreas que tem suscitado interesse por parte dos turistas que, cada vez mais exigentes, procuram experiências marcantes. O aumento de visitantes em locais históricos, sítios arqueológicos, museus e outros locais, para participar e experimentar rituais e festividades tradicionais mostra o interesse crescente por este tipo de turismo. Os turistas culturais são altamente seletivos no consumo de recursos patrimoniais considerando, na maioria dos casos, o património tradicional uma mais-valia procurando a história e o mistério que envolve cada património a visitar (Besculides, Lee & Peter, 2002). O turismo cultural é um produto com um mercado vasto, mas com uma necessidade reforçada de ser diferenciador devido ao tipo de consumidor seletivo e exigente. O principal objetivo deste trabalho é avaliar as motivações e satisfação dos turistas que participaram no evento Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC 2012).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-02-02T09:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4307
url http://hdl.handle.net/10400.19/4307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, A. M.; Seabra, C. & Vicente, M. (2014). Guimarães – Capital da Cultura 2012: Satisfação e comportamento dos visitantes. Revista Turismo & Desenvolvimento, 5(21/22), 47-49.
1645-9261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130895445131264