Promover a resiliência na criança-família : um percurso de desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8893 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria do Instituo de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e visa documentar os resultados obtidos na Unidade Curricular Estágio no que concerne ao percurso percorrido no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria. A base conceptual deste percurso assenta na filosofia de cuidar de Anne Casey (1988), no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar de Figueiredo (2009) e no constructo resiliência. Norteadores de todo o caminho percorrido surgem também as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e padrões de qualidade definidos pela Ordem dos Enfermeiros bem como o Código Deontológico e o Regulamento para o Exercício da Prática de Enfermagem. A Unidade Curricular Estágio desenvolveu-se em três módulos. O módulo I, decorrido na Unidade de Saúde Familiar do Castelo, destaca-se como principal actividade desenvolvida a elaboração do Programa Promoção de Resiliência na Criança/Família visando este a promoção de saúde através do fortalecimento dos factores protectores da criança/família. Das principais competências desenvolvidas, além das subjacentes à concepção do referido programa, realçase as competências na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil bem como a reflexão do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria nas Unidades de Saúde Familiar. No módulo II, Serviço de Pediatria, desenvolveram-se actividades consideradas promotoras de resiliência oferecendo-lhes forma a proposta Hora da Família, consistindo esta a proposta de visitação dos irmãos às crianças internadas, bem como a implementação de uma efectiva articulação de cuidados. Alicerças a estas actividades entre outras desenvolveram-se competências fundamentais na comunicação enfermeirocriança/ família. Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais a prestação de cuidados directos ao recém-nascido assume a principal actividade no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Destaca-se também a elaboração do programa Promover a Resiliência no Recém-nascido/Família, à semelhança do realizado no módulo I. A prestação de cuidados à criança/família no contexto da triagem constituiu a principal actividade desenvolvida na Unidade de Urgência Pediátrica, proporcionando o desenvolvimento de competências na mobilização de conhecimentos e habilidades na identificação rápida dos focos de instabilidade da criança. Conclui-se, da realização do presente relatório, que foram atingidos ganhos significativos na aprendizagem e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria com a perspectiva que desafios futuros irão surgir e permitir a continuidade ao desenvolvimento de competências. |
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O presente relatório insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria do Instituo de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e visa documentar os resultados obtidos na Unidade Curricular Estágio no que concerne ao percurso percorrido no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria. A base conceptual deste percurso assenta na filosofia de cuidar de Anne Casey (1988), no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar de Figueiredo (2009) e no constructo resiliência. Norteadores de todo o caminho percorrido surgem também as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e padrões de qualidade definidos pela Ordem dos Enfermeiros bem como o Código Deontológico e o Regulamento para o Exercício da Prática de Enfermagem. A Unidade Curricular Estágio desenvolveu-se em três módulos. O módulo I, decorrido na Unidade de Saúde Familiar do Castelo, destaca-se como principal actividade desenvolvida a elaboração do Programa Promoção de Resiliência na Criança/Família visando este a promoção de saúde através do fortalecimento dos factores protectores da criança/família. Das principais competências desenvolvidas, além das subjacentes à concepção do referido programa, realçase as competências na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil bem como a reflexão do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria nas Unidades de Saúde Familiar. No módulo II, Serviço de Pediatria, desenvolveram-se actividades consideradas promotoras de resiliência oferecendo-lhes forma a proposta Hora da Família, consistindo esta a proposta de visitação dos irmãos às crianças internadas, bem como a implementação de uma efectiva articulação de cuidados. Alicerças a estas actividades entre outras desenvolveram-se competências fundamentais na comunicação enfermeirocriança/ família. Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais a prestação de cuidados directos ao recém-nascido assume a principal actividade no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Destaca-se também a elaboração do programa Promover a Resiliência no Recém-nascido/Família, à semelhança do realizado no módulo I. A prestação de cuidados à criança/família no contexto da triagem constituiu a principal actividade desenvolvida na Unidade de Urgência Pediátrica, proporcionando o desenvolvimento de competências na mobilização de conhecimentos e habilidades na identificação rápida dos focos de instabilidade da criança. Conclui-se, da realização do presente relatório, que foram atingidos ganhos significativos na aprendizagem e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria com a perspectiva que desafios futuros irão surgir e permitir a continuidade ao desenvolvimento de competências. |
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