A concessão de crédito comercial e o financiamento dos clientes: evidência nas empresas Portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11932 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar a concessão de crédito comercial das empresas portuguesas como meio de financiamento dos seus clientes, recorrendo à metodologia de dados em painel,contribuindo assim para a escassa evidência empírica sobre os motivos da concessão de crédito comercial e a sua utilidade no financiamento dos respetivos clientes, assunto que se torna particularmente interessante no contexto atual, de dificuldades de obtenção de crédito bancário. De um modo geral, as empresas de grande dimensão e com maior acesso ao mercado de capitais funcionam como financiadoras dos clientes que apresentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento institucional, corroborando a hipótese da vantagem das empresas não financeiras. Adicionalmente, estas empresas utilizam o crédito comercial como um meio legal de discriminação de preços. Finalmente, encontrámos evidência de que as empresas, independentemente da sua dimensão, podem reduzir os custos de transação através da utilização do crédito comercial. |
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A concessão de crédito comercial e o financiamento dos clientes: evidência nas empresas PortuguesasCrédito comercialFinanciamentoDados em painelTrade creditFinancingPanel dataCréditoFinanciamientoDatos de panelEste estudo pretende analisar a concessão de crédito comercial das empresas portuguesas como meio de financiamento dos seus clientes, recorrendo à metodologia de dados em painel,contribuindo assim para a escassa evidência empírica sobre os motivos da concessão de crédito comercial e a sua utilidade no financiamento dos respetivos clientes, assunto que se torna particularmente interessante no contexto atual, de dificuldades de obtenção de crédito bancário. De um modo geral, as empresas de grande dimensão e com maior acesso ao mercado de capitais funcionam como financiadoras dos clientes que apresentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento institucional, corroborando a hipótese da vantagem das empresas não financeiras. Adicionalmente, estas empresas utilizam o crédito comercial como um meio legal de discriminação de preços. Finalmente, encontrámos evidência de que as empresas, independentemente da sua dimensão, podem reduzir os custos de transação através da utilização do crédito comercial.This study examines the trade credit of Portuguese firms as a means of financing their customers, using a panel data sample. It contributes to the scarce of empirical studies on the reasons for the granting of trade credit, and its usefulness in the financing of their costumers, being particularly interesting in the current context of financing difficulties. Globally, the results indicate that large companies with greater access to capital markets concede trade credit to customers who have greater difficulties in access to institutional funding, supporting the hypothesis of the advantage of non-financial companies. Additionally, these companies use trade credit as a legal means of price discrimination. Finally, we found evidence that firms, regardless of their size, can reduce transaction costs through the use of trade credit.Este estudio tiene como objetivo analizar la actividad crediticia de las empresas portuguesas como medio de financiación de sus clientes, utilizando la metodología de datos de panel, lo que contribuye a la evidencia empírica escasa sobre los motivos de la concesión de crédito comercial y su utilidad en la financiación de los respectivos clientes, siempre se vuelve particularmente interesante en el contexto actual, las dificultades para obtener créditos bancarios. En general, las empresas más grandes, con mayor acceso a los mercados de capitales funcio nan como proveedores de fondos de los clientes que tienen mayores dificultades en el acceso a la financiación institucional, apoyando la hipótesis de la ventaja de las empresas no financieras. Además, estas empresas utilizan el crédito comercial como medio legal de discriminación de precios. Por último, encontramos evidencia de que las empresas, independientemente de su tamaño, puede reducir los costos de transacción a través del uso del crédito comercial.Universidade Regional de Blumenau2014-03-05T17:02:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11932por1809-333710.4270/ruc.2013435Vieira, ElisabetePinho, CarlosOliveira, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:36Zoai:ria.ua.pt:10773/11932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:13.481195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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